Powered By Blogger

sábado, 2 de janeiro de 2016

SOBRE A BASE CURRICULAR NACIONAL E A DISCIPLINA DE HISTÓRIA

Eu tenho convicção de que a História deveria ser uma disciplina organizadora do conhecimento e  não apenas uma narrativa com esta ou outra preferência cultural. Portanto, não creio ser razoável super valorizar como ponto de partida no ensino médio a história do Brasil. No plano de estudo de minha escola dentro da área de humanas optamos por organizar todo o conteúdos a partir de um fio condutor ou eixo organizador histórico. Seguimos a linha do tempo da pré-história até a contemporaneidade. E eu pretendia com meus colegas, e propus isso em diversas ocasiões passar a dialogar com as demais áreas sobre isto de modo a, por exemplo, propor, na medida do possível e do razoável uma diretriz histórica para as ciências naturais, as matemáticas e as linguagens interrelacionando os conhecimentos. Vou olhar agora para a base curricular nacional e olhar mais de perto o que fizeram com a história. Minha abordagem também faz uma espécie eleição de que a distinção global entre conhecimentos formais e discursivos  pode ser usada para gerar um jogo maior entre as disciplinas mais discursivas e aquelas mais formalizadas ou esquematizadas. Mas esta é apenas uma observação refletida de um modesto professor de filosofia do ensino médio. Vamos ver....    

Nenhum comentário:

Postar um comentário