PLANO DE ESTUDOS DA ÁREA DE
CIÊNCIAS HUMANAS
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO
OLINDO FLORES DA SILVA
SÃO LEOPOLDO – RIO GRANDE DO SUL
- BRASIL
2015
PROFESSORES:
ADRIANO OLIVEIRA
DANIEL ADAMS BOEIRA (COORDENADOR
E REDATOR)
DORAMI GALEAZZI
MARCIO VASCLAKOSWKI
RICARDO FERNANDES DA LUZ
PAULO ADÍLIO PRESTES FERREIRA
EX-PROFESSORES DA ESCOLA
QUE TAMBÉM COLABORARAM COM A
CONSTRUÇÃO DESTE PLANO:
MÁRCIA ESPERAFICO MITTMANN
(2004-2013)
MARCELO BINOT (2014)
SÃO LEOPOLDO, MARÇO DE 2015
CONSIDERAÇÃO PRELIMINAR
Geralmente as ciências humanas
são entendidas como as disciplinas que tratam dos aspectos do homem, que tem o
homem e suas criações como objeto de estudo e conhecimento. Ora, este homem do
qual falamos tem uma relação com a natureza e com os demais seres humanos que é clivada por atividades como o trabalho
e a cultura que o acompanham desde os primórdios de sua existência
significativa. Inclui-se ai, portanto, tanto conhecimento do homem como indivíduo quanto como ser social que
sobre a natureza – o mundo – sobrevive, subsiste produz sua existência material
e espiritual. Desta relação do homem com o mundo, com os demais seres humanos e
consigo mesmo se geraram diversos saberes, conhecimentos, ciências, técnicas e
tecnologias.
No presente Plano de Estudos as
Ciências Humanas são, conforme a legislação vigente, resumidas e condensadas em
uma área comum de quatro disciplinas, a saber, FILOSOFIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA E
SOCIOLOGIA. Este resumo, entretanto, não dispensa uma caracterização preliminar
da sua ampla relação como corpo de conhecimentos, saberes, discursos e fazeres
com as demais áreas e disciplinas da escola.
Sendo uma área com esta ampIiada
abrangência que vai do individuo até suas relações e os meios que ele dispõe ou
cria para estabelecer estas relações de sobrevivência, produção, práticas,
significação e pensamentos com os demais seres humanos, ela se relaciona com
todas as demais disciplinas ou conhecimentos criados pelo homem, assim é
necessário então definir seu propósito de uma forma também mais geral que é
desvendar, revelar, compreender e explicar as complexas ligações, criações e
relações que definem a própria humanidade.
Este escopo nos faz incluir entre
as ciências humanas muitas disciplinas e conhecimentos muito diversos, tais
como a antropologia, etnologia, filosofia, história, arqueologia, sociologia,
ciência política, linguística, psicologia, psicanálise, pedagogia , economia,
contabilidade, administração, relações internacionais, geografia e o direito.
Mas também nos fazem relacioná-las e articulá-las aos demais conhecimentos e
saberes naturais e exatos da humanidade.
Em alguns casos o conceito de
ciências humanas é estendido para compreender também com ele as artes e acaba e
este grande campo de saberes e fazeres acaba por ser chamado de Humanidades.
Aqui, no presente caso, estamos definindo ciências humanas no escopo da divisão
das disciplinas escolares em quatro áreas ficando as artes incluídas com as
ciências da linguagem ( literatura e línguas) e a educação física com uma área
que as engloba especificamente.
As Ciências Humanas se ocupam,
então, da humanidade e dos seres humanos em recorte mais específico, mas não
desligado das demais ciências e saberes. Elas englobam, portanto, o pensamento
e a produção de conhecimento sobre a condição humana a partir de discursos
específicos e de dimensões específicas de sua ação, produção, pensamento e
criação nas disciplinas escolares mais tradicionais na educação brasileira de
História e Geografia e as duas outras disciplinas incluídas no currículo
escolar obrigatório de Filosofia e Sociologia em lei de 2007 e que estavam fora
do currículo escolar do ensino médio
brasileiro desde a reforma do ensino de 1971.
E aqui se apresenta também um
plano de área cujo currículo deve ser integrado e integrador. O currículo
integrado em torno do eixo trabalho-ciência-tecnologia-cultura deve ser capaz
de atribuir novos sentidos à escola, dinamizar as experiências oferecidas aos
alunos, re-significar os saberes e experiências. Desse modo, cada disciplina,
cada experiência curricular, se pergunta em que medida está articulada a esse
eixo integrador.
OBJETIVOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Traçaremos aqui os objetivos das
ciências humanas a partir das Competências Gerais e dos Parâmetros Curriculares
Nacionais, bem como de suas Diretrizes e Orientações Curriculares
Complementares, com pequenos acréscimos e inclusões á título de explicitação do
processo coordenado, participativo e
colaborativo de debate, reflexão e elaboração coletiva e permanente dos
educadores de nossa área de atuação. Deixaremos para outro momento o processo
de articulação maior entre eixos temáticos e conceitos próprios ou
compartilhados das disciplinas, da área e das demais áreas de conhecimento.
No que toca aos conteúdos e à
compatibilização com a Resolução N°2, de 30 de janeiro de 2012, do Conselho
Nacional de Educação, bem como, a nossa explicitação metodológica, optamos por
topicalizar as diretrizes curriculares e incluí-las com índices junto a cada
item na tabela dos conteúdos. Optamos por fazer um quadro que organize com
conteúdos mínimos as disciplinas ao longo dos três anos letivos, três
trimestres letivos e em cada trimestre optamos por definir três conteúdos
mínimos de modo a reduzir, priorizar e explicitar em forma de síntese
trimestral também os conteúdos trabalhados e, também, com uma síntese anual dos
conteúdos trabalhados. Optamos de forma organizativa por usar a história e seus
períodos como fio condutor na construção do conhecimento, tentando evitar a
fragmentação e a incomunicabilidade entre os conteúdos e objetivos das
disciplinas. Entendemos, por fim, que o que segue explicitando as competências,
os objetivos, os conteúdos e os tópicos e diretrizes curriculares facilitará o
trabalho de organização na área iniciado no ano passado e que neste ano já rendeu
seus frutos com uma mais intensa articulação entre as disciplinas de história,
sociologia e filosofia e que restará, com efeito, trabalhar melhor
coletivamente as competências, os conteúdos, conceitos e objetivos de geografia
também.
Do ponto de vista de cada uma das
disciplinas a História manteve sua abordagem na linha do tempo com incrementos
na relação com filosofia e sociologia; a filosofia concretiza o plano de
história da filosofia, com os principais filósofos e ideias dos períodos e
temáticas próprias com aplicação ao tempo atual; a sociologia divide e
consolida o ensino dos principais teóricos e a aplicação dos seus conhecimentos
a realidade social brasileira e global, avançando sobre teorias mais
contemporâneas e sobre o tema geral da mudança social; e, enfim, a geografia
que é lecionada somente nos primeiros e segundos anos tem agora alimentado as
demais disciplinas com temáticas que articulam a compreensão física e natural
com os conteúdos humanos, as técnicas e tecnologias e suas aplicações e
consequências no mundo da vida e a relação com as demais ciências naturais e
exatas na compreensão e interpretação da natureza, da sociedade e do homem de
forma histórica e contextualizada.
Há, enfim, um consenso local
sobre a importância das seguintes questões que tem sido debatidas na área e que
apresentamos a seguir: Possibilitar que o estudante a compreensão da sociedade
em que vive como fruto da ação humana, que se faz e refaz num processo dotado
de historicidade.
• Permitir ao estudante
compreender o espaço ocupado pela sociedade enquanto espaço construído e
modificado a partir de suas interferências, entendendo-se também como produto
dessas relações.
• Proporcionar experiências para
que o estudante compreenda os processos de socialização e coletividade,
conscientizando-se dos diferentes espaços, de interação social refletindo
sobre as individualidades e diversidades culturais e individuais neles
presentes.
• Possibilitar que o estudante
reflita e problematize as mudanças advindas das tecnologias no desenvolvimento
e na estruturação da sociedade.
• Propiciar ao estudante o
desenvolvimento da consciência crítica sobre conhecimento, informação e
opinião, uma busca da razão e da compreensão da realidade sócio histórica,
cultural e política.
A – DESENVOLVER COMPETÊNCIAS
GERAIS NOS ALUNOS E ALUNAS
Os três campos analíticos e
operacionais de competências gerais a serem desenvolvidas:
• representação e comunicação;
• investigação e compreensão;
• contextualização sociocultural
Doravante este terceto será usado
para discriminar, diferenciar e modalizar os diversos objetivos das disciplinas
em negrito no texto.
Cabe destacar que este terceto de
competências está intimamente relacionado de forma conceitual e analítica aos
eixos cognitivos do ENEM. O que ficará consubstanciado e explícito também nos
Objetivos da área e das disciplinas. Vejamos abaixo:
EIXO 1 – Dominar Linguagens –
Dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemática,
artística e científica.
EIXO 2 – Compreender fenômenos –
Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a
compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da
produção tecnológica e das manifestações artísticas.
EIXO 3 – Entender
situações-problema – Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e
informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar
situações-problemas.
EIXO 4 – Construir Argumentações
– Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos
disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
EIXO 5 - Elaborar propostas
éticas – Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de
propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos
e considerando a diversidade sociocultural.
B – DESDOBRAMENTO DAS
COMPETÊNCIAS EM OBJETIVOS GERAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS
Nesta área, que engloba também a
Filosofia, deve-se desenvolver a tradução do conhecimento das Ciências Humanas
em consciências críticas e criativas, capazes de gerar respostas adequadas a
problemas atuais e a situações novas. Dentre estes, destacam-se a extensão da
cidadania, que implica o conhecimento, o uso e a produção histórica dos
direitos e deveres do cidadão e o desenvolvimento da consciência cívica e
social, que implica a consideração do outro em cada decisão e atitude de
natureza pública ou particular. A
aprendizagem nesta área deve desenvolver competências e habilidades para que o
aluno entenda a sociedade em que vive como uma construção humana, que se
reconstrói constantemente ao longo de gerações, num processo contínuo e dotado
de historicidade; para que compreenda o espaço ocupado pelo homem, enquanto
espaço construído e consumido; para que
compreenda os processos de sociabilidade humana em âmbito coletivo,
definindo espaços públicos e
refletindo-se no âmbito da constituição das individualidades; para que construa
a si próprio como um agente social que intervém na sociedade; para que avalie
o sentido dos processos sociais que
orientam o constante fluxo social, bem como o sentido de sua intervenção nesse
processo; para que avalie o impacto das tecnologias no desenvolvimento e na estruturação das
sociedades; e para que se aproprie das tecnologias produzidas ou utilizadas pelos conhecimentos
da área.
1. Compreender os elementos
culturais que constituem as identidades.
2. Compreender o desenvolvimento
da sociedade como processo de ocupação e transformação de espaços físicos e
geográficos como produto das relações humanas, da vida humana com a paisagem,
em seus desdobramentos políticos, culturais, econômicos e humanos e também como
produto das relações sócioeconômicas e culturais de poder.
3. Compreender a produção e o
papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as
às práticas dos diferentes grupos, atores sociais e movimentos sociais, aos
princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da
cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos.
4. Traduzir os conhecimentos
sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sociais e culturais em
condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de
situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, em suas dimensões do
social, político, econômico, cultural e religioso.
5. Entender as transformações
técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no
desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
6. Utilizar os conhecimentos
históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da
democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
7. Compreender a sociedade e a
natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos
históricos e geográficos.
8. Aplicar as tecnologias das
Ciências Humanas e Sociais na escola, no trabalho e em outros contextos
relevantes para sua vida.
RESUMO: As disciplinas que
compõem esta área de conhecimento têm por objetivo tornar o aluno capaz de
compreender os elementos culturais que constituem as identidades; compreender
as transformações dos espaços geográficos como produto das relações
sócioeconômicas e culturais de poder; compreender a produção e o papel
histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos
diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais; entender as transformações
técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no
desenvolvimento do conhecimento e na vida social; utilizar os conhecimentos
históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da
democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade;
compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em
diferentes contextos históricos e geográficos.
COMENTÁRIO:
• Na
área das CIÊNCIAS HUMANAS, (...) destacam-se as competências relacionadas à
apropriação dos conhecimentos dessas ciências com suas particularidades
metodológicas, nas quais o exercício da indução é indispensável. Pela
constituição dos significados de seus objetos e métodos, o ensino das Ciências
Humanas e Sociais deverá desenvolver a compreensão do significado da
identidade, da sociedade e da cultura, que configuram os campos de
conhecimentos de História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Psicologia,
Direito, entre outros. Nesta área incluir-se-ão também os estudos de Filosofia
e Sociologia necessários ao exercício da cidadania, para cumprimento do que
manda a letra da lei. No entanto, é indispensável lembrar que o espírito da LDB
é muito mais generoso com a constituição da cidadania e não a confina a nenhuma
disciplina específica, como poderia dar a entender uma interpretação literal da
recomendação do inciso III do Parágrafo primeiro do Artigo 36. Neste sentido,
todos os conteúdos curriculares desta área, embora não exclusivamente dela,
deverão contribuir para a constituição da identidade dos alunos e para o
desenvolvimento de um protagonismo social solidário, responsável e pautado na
igualdade política.
C – DESDOBRAMENTO DAS
COMPETÊNCIAS NOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS HUMANAS
1 – OBJETIVOS FILOSOFIA:
1 • Objetivos de representação e
comunicação:
• Ler
textos filosóficos de modo significativo;
• Ler,
de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros;
• Elaborar
por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo;
• Debater,
tomando uma posição, defendendo-a com argumentos e mudando de posição face
a apresentação de argumentos mais consistentes.
2 • Objetivos de investigação e
compreensão:
• Articular
conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas
Ciências Naturais e Humanas, nas Artes e em outras produções culturais.
3 • Objetivos de contextualização
sociocultural:
• Contextualizar
conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em
outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e
cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.
2 – OBJETIVOS DE GEOGRAFIA
1 • Objetivos de representação e
comunicação:
• Ler,
analisar e interpretar os códigos específicos de Geografia (mapas, gráficos,
tabelas etc.) considerando-os como elementos de representação de fatos e
fenômenos espaciais ou espacializados.
• •Reconhecer
e aplicar o uso das escalas cartográficas e geográficas como formas de
organizar e conhecer a localização, a distribuição e a frequência dos fenômenos
naturais e humanos.
2 • Objetivos de investigação e
compreensão:
• Reconhecer
os fenômenos espaciais a partir da seleção, comparação e interpretação,
identificando as singularidade ou generalidades de cada lugar, paisagem e
território.
• Selecionar
e elaborar esquemas de investigação que desenvolvam a observação dos processos
de formação e transformação dos territórios, tendo em vista as relações de
trabalho, a incorporação de técnicas e tecnologias e o estabelecimento de redes
sociais;
• Analisar
e comparar, interdisciplinarmente, as relações entre preservação e degradação
da vida no planeta, tendo em vista o conhecimento de sua dinâmica e a
mundialização (ou globalização) dos fenômenos culturais, econômicos,
tecnológicos e políticos que incidem sobre a natureza, nas diferentes escalas –
local, regional, nacional e global.
3 • Objetivos de contextualização
sociocultural:
• Reconhecer
na aparência das formas visíveis e concretas do espaço geográfico atual a sua
essência, ou seja, os processos históricos constituídos de diferentes tempos e
os processos contemporâneos, conjunto de práticas dos diferentes agentes, que
resultam em profundas mudanças na organização e no conteúdo do espaço.
• Compreender
e aplicar no cotidiano os conceitos básicos da Geografia.
• Identificar
e analisar o impacto das transformações naturais, sociais, econômicas,
culturais e políticas do seu “lugar no mundo”, comparando, analisando e
sintetizando a densidade das relações e transformações que tornaram a realidade
concreta e vivida.
RESUMO:
• leitura e interpretação dos
documentos cartográficos (mapas, gráficos, tabelas), assim como sua elaboração;
• identificação e interpretação
das estruturas constituintes do espaço geográfico em suas unidades diversas;
• reconhecimento e identificação
dos elementos constitutivos do espaço geográfico, incluindo a avaliação de sua
incorporação ao processo de produção/apropriação do espaço geográfico;
• avaliação de seus impactos,
tanto numa perspectiva histórica quanto em relação ao momento presente.
3- OBJETIVOS DE HISTÓRIA
1 • Objetivos de representação e
comunicação:
• Criticar,
analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa, reconhecendo o
papel das diferentes linguagens, dos diferentes agentes sociais e dos
diferentes contextos envolvidos em sua produção.
• Produzir
textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, a partir de
categorias e procedimentos próprios do discurso historiográfico.
2 • Objetivos de investigação e
compreensão:
• Relativizar
as diversas concepções de tempo e as diversas formas de periodização do tempo
cronológico, reconhecendo-as como construções culturais e históricas.
• Estabelecer
relações entre continuidade/permanência, descontinuidade e impermanência,
ruptura/transformação e alteração/adaptação nos processos históricos.
• Construir
a identidade pessoal, coletiva e social na dimensão histórica, a partir do
reconhecimento do papel do indivíduo em seus vínculos de pertencimento e
identificação nos grupos sociais, nos processos históricos, simultaneamente,
como sujeito e como produto dos mesmos.
• Atuar
sobre os processos de construção da memória social, partindo da crítica dos
diversos “lugares de memória” socialmente instituídos.
3 • Objetivos de contextualização
sociocultural:
• Situar
as diversas produções da cultura – as diversas linguagens, as artes, a
filosofia, a religião, as ciências, as tecnologias e outras manifestações
sociais – nos contextos históricos de sua constituição e significação.
• Situar
os momentos históricos nos diversos ritmos da duração e nas relações de
sucessão e/ou de simultaneidade.
• Comparar
problemáticas atuais e de outros momentos históricos.
• Posicionar-se
diante de fatos presentes a partir da interpretação de suas relações com o
passado.
4 – OBJETIVOS DE SOCIOLOGIA
1 • Objetivos de representação e
comunicação:
• Identificar,
analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade: as explicações
das Ciências Sociais, amparadas nos vários paradigmas teóricos, e as do senso
comum.
• Produzir
novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das
observações e reflexões realizadas.
2 • Objetivos de investigação e
compreensão:
• Construir instrumentos para uma
melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a “visão de mundo” e o “
horizonte de expectativas” nas relações interpessoais com os vários grupos
sociais.
• Construir uma visão mais
crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, avaliando o
papel ideológico do “marketing”, como estratégia de persuasão do consumidor e
do próprio eleitor.
• Compreender e valorizar as
diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, agindo de
modo a preservar o direito à diversidade, enquanto princípio estético, político
e ético que supera conflitos e tensões do mundo atual.
3 • Objetivos de contextualização
sociocultural:
• Compreender as transformações
no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, gerados por
mudanças na ordem econômica.
• Construir a identidade social e
política de modo a viabilizar o exercício da cidadania plena, no contexto do
Estado de Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma reciprocidade de
direitos e deveres entre o poder público e o cidadão e, também, entre os
diferentes grupos.
TÓPICOS DA RESOLUÇÃO 02/2012 COMO
DIRETRIZES DE ENSINO
A- Tratamento metodológico que evidencie a contextualização e a
interdisciplinaridade;
B- Interação e articulação com entre diferentes campos de saberes
específicos;
C- Fortalecimento das relações entre os saberes;
D- Intervenção na Realidade;
E- Planejamento e execução conjugados e cooperativos dos
professores;
F- O conhecimento do mundo físico e natural – em Filosofia Antiga e
Moderna e em Geografia Física ;
G- Conhecimento da realidade social e política especialmente do
Brasil - ênfase em Geografia, História e Sociologia com estudo do Pensamento
Nacional em Filosofia;
H- Ensino de História do Brasil – em História, Filosofia, Sociologia
e Geografia em todos os anos letivos;
I- Estudo de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena em todo
o currículo;
J- Filosofia e Sociologia em todos os anos do curso;
K- Compreensão do processo de envelhecimento e compreensão do
respeito e da valorização do idoso de modo a eliminar o preconceito e produzir conhecimento sobre a
matéria – este tema entra especialmente em Sociologia e em Filosofia;
L- Inclusão da Educação ambiental no currículo – ênfases em Filosofia
e Geografia em todos os anos;
M- Inclusão da Educação para o Trânsito no currículo – tema a ser
tratado em Filosofia pela via da busca de um bem e da condução para isso como
forma de vida, em Sociologia, via estudo de relações sociais, regras comuns de
convivência e convívio e em Geografia, via exame da importância dos
deslocamentos e da segurança desde a abordagem das migrações até a
globalização;
N- Inclusão da Educação para os direitos humanos e Cidadania –
Filosofia, História e Sociologia em todos os anos.
SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA -
No caso de alunos com Necessidades Educativas
Especiais será necessário adaptar os conteúdos, os objetivos e mudar a
temporalidade, para que ocorra parte da aprendizagem e participação no trabalho
do grupo em que ele estiver inserido.
O foco principal desse trabalho será
respeitar as emoções e sentimentos desse aluno e descobrir algumas habilidades
e desenvolvê-las. Com isso, a identidade se estabelecerá a partir do
desenvolvimento de habilidades básicas, à consciência de si mesmo, da sua
independência e do relacionamento interpessoal, dentre outras habilidades
adaptativas.
Quanto à avaliação, de acordo com cada
caso, será realizada através de parecer descritivo ou conceitual,
considerando-se os objetivos, os conteúdos e os critérios da mesma para
responder às necessidades de cada aluno segundo seu laudo ou a descrição de sua
necessidade específica com a necessidade de Plano de Estudo Adaptado para cada
caso.
BIBLIOGRAFIA
OBRAS DE REFERÊNCIA PROGRAMÁTICA
Enem: Documento Básico. Brasília:
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP,
2000.
Ciências Humanas e suas Tecnologias/Secretaria de
Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002 (PCN/Ensino Médio +
Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais)
Ciências Humanas e suas Tecnologias/Secretaria de
Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2008 (Orientações Curriculares para o
Ensino Médio; vol. 3)
EIXOS COGNITIVOS DO ENEM -VERSÃO
PRELIMINAR – SEM REVISÃO. Brasília: Ministério da Educação/INEP, 2007.
Formação de professores do ensino
médio, Etapa II – Caderno II: Ciências Humanas. Ministério da Educação,
Secretaria da Educação Básica; [autores: Alexandro Dantas Trindade...et al.]
Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.
Lições do Rio Grande: Caderno do Professor. Ciências
Humanas e Suas Tecnologias. Ensino fundamental e Médio. Porto Alegre: Secretaria de Estado da
Educação/Departamento Pedagógico, 2009, vol. 5.
Parâmetros Curriculares para o
Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Ensino Médio e
Técnico, 1999.
OBRAS DE REFERÊNCIA TEMÁTICA
Dicionário de Sociologia. / Allan
Johnson. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.
Filosofia: ensino médio /
Coordenação, Gabriele Cornelli, Marcelo
Carvalho e Márcio Danelon . - Brasília :
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 212 p. : il. (Coleção Explorando o Ensino ;
v. 14)
GHEDIN, Evandro. Ensino de
Filosofia no Ensino Médio. 2ª Edição. São Paulo: Cortez, 2009.
Geografia : ensino fundamental /
Coordenação, Marísia Margarida Santiago
Buitoni . - Brasília : Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica, 2010.
252 p. : il. (Coleção Explorando o Ensino ; v. 22)
História : ensino fundamental /
Coordenação Margarida Maria Dias de
Oliveira . - Brasília : Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica, 2010.
212 p. : il. (Coleção Explorando o Ensino ; v. 21)
LEVY, Pierre, As tecnologias da
inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro:
Editora 34, 1993.
MARCONDES FILHO, Danilo.
Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 4. ed.
Rio de Janeiro: J. Zahar, 2000.
PEREIRA, Lúcia Regina Brito. A
África está em nós: história e cultura afro-brasileira : Africanidades
Sul-Rio-Grandenses. João Pessoa: Editora Grafset, 2012.
Sociologia : ensino médio /
Coordenação Amaury César Moraes. -
Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica,
2010. 304 p. : il. (Coleção Explorando o
Ensino ; v. 15)
DIDÁTICOS
ALMEIDA, Lucia Marina Alves de;
RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da Globalização. 2ª Edição. São Paulo: Ática, 2013.
COTRIM, Gilberto; FERNANDES,
Mirna. Fundamentos da Filosofia. 2ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva,
2013.
PELLEGRINI, Marco Cesar; DIAS,
Adriane Machado e GRIMBERG, Keila. Novo Olhar História. 2ª Edição. Vols. 1, 2 e
3. São Paulo: FTD, 2013.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o Ensino
Médio. 3ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.
Obs.: As planilhas de conteúdos
serão postadas aqui posteriormente.
A bibliografia aqui apresentada está
incompleta.
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