Na minha
introdução à Filosofia Moderna, inserida no curso de filosofia para o ensino
médio, em especial para as turmas de segundos anos do mesmo, me senti desafiado
a relacionar a História da Idade Moderna com a Filosofia Moderna. Em parte,
porque há uma determinada relação e uma determinada ligação para mim evidente
entre os avanços científicos modernos e os avanços políticos modernos e o curso
do desenvolvimento dos fatos e processos históricos e das obras e vidas de
muitos filósofos ou pensadores modernos. Esta ligação ou relação nos envolve
num problema que poderia ser discriminado de diversas formas. De um lado, a
relação entre a modernidade e as tradições da antiguidade, medievalidade, e as
tradições judaico cristãs e as tradições Greco-romanas. Isto em relação ao
passado, aos fatos do passado e as obras e idéias dos pensadores anteriores aos
modernos. Creio que poderíamos tratar isto como influencias, heranças e
diferenças. E descobrir e compreender estes regimes de relações no ensina muito
sobre o que realmente é moderno ou novo no pensamento moderno. De outro lado as
relações entre os fatos modernos e as idéias modernas o que requer certa
capacidade de dar atenção a detalhes, pequenos fatos e ingredientes que compõem
o cenário e seus elementos modernos e também perceber grandes linhas de
desenvolvimento dentro da história moderna. Algumas que representam grandes
processos históricos de natureza complexa, tanto política quanto
economicamente, quanto religiosa ou culturalmente, para usar as categorias que
tenho usado para discriminar e classificar em fatores os fatos ou processos
históricos. E ainda é preciso traçar as relações e os contatos entre estes dois
universos de coisas distintas como idéias e fatos. Vejo um problema razoável
ai. Ocorre talvez na idade moderna maios do que antes ou depois uma relação aparentemente
causal entre idéias e fatos e fatos e idéias. Porém sendo mais rigoroso nãos e
pode tracejar tão facilmente isto e seria de prudência e maior clareza se
evitar justamente aqui a atribuição de causalidade e determinação haja visto que
as idéias provém de indivíduos, no limite grupos de indivíduos, que elas sofrem
alterações na recepção ou reprodução, que elas sejam interpretadas ou compreendidas
de forma diferenciada do que foram concebidas e também são traduzidas para a
realidade dos fatos co acréscimos ou faltas ou, melhor seria dizer, são
alteradas ou até mesmo adulteradas em seus conceitos em vias de sua realização
ou institucionalização. Então em parte por estas razões e em parte por outras
vou adotar aqui neste ponto na conexão, ligação ou relação entre História e
Filosofia, fatos e processos históricos e idéias e obras filosóficas a
expressão de rebatimento. Retiro esta expressão do meu Professor João Carlos
Brum Torres cujo uso tem certa regularidade, de alguns textos de arquitetura e
planejamento urbano, de algumas análises econômicas de impacto entre esferas
inferiores ou superiores de estado ou de organizações políticas. Ao dar um
busca sobre o termo reconheci o seu universo de origem na geometria plana. Bem não vou me dedicar e detalhar as acepções
de cada um destes registros de uso, mas sim passar a forma como o compreendo e
ao que creio que ele permite compreender ou exemplificar em uma linguagem mais
coloquial. Uso rebatimento pensando no que ocorre dentro de um jogo de tênis
quando após o saque – a iniciativa do adversário cabe a você responder ou
rebater a bola lançada ao teu campo devolvendo-a ao campo do adversário. Caso
você não rebata ou a bola vá fora ou o ponto é dele ou o ponto é seu. Caso ele
dê um saque tão forte que você não consiga sequer rebater e a bola passe por
você em alta velocidade será chamado de Ace. E isto me basta para resumir a
relação entre fatos históricos e idéias como uns respondendo aos outros ou não
através de sujeitos históricos que assimilam ou não a bola lançada ou a jogada
lançado por um ou outro. Então explicar a relação entre filosofia e história na
idade moderna evolveria descriminar e compreender os rebatimentos entre uma
esfera e outra de assuntos humanos. Como há certa e notória dificuldade
inicial, de determinar quem saca primeiro ou quem rebate depois a gente adota a
orientação de reconstruir um cenário com os elementos do inicio da idade
moderna para se perceber em que ambiente os filósofos modernos iniciam os eu
processo de formulação e construção de idéias seja para a política seja apara
ciência ou outros assuntos.
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