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terça-feira, 22 de julho de 2014

REBATIMENTO ENTRE HISTÓRIA E FILOSOFIA NA MODERNIDADE: NOTA PARA AS AULAS DE MARÇO

Na minha introdução à Filosofia Moderna, inserida no curso de filosofia para o ensino médio, em especial para as turmas de segundos anos do mesmo, me senti desafiado a relacionar a História da Idade Moderna com a Filosofia Moderna. Em parte, porque há uma determinada relação e uma determinada ligação para mim evidente entre os avanços científicos modernos e os avanços políticos modernos e o curso do desenvolvimento dos fatos e processos históricos e das obras e vidas de muitos filósofos ou pensadores modernos. Esta ligação ou relação nos envolve num problema que poderia ser discriminado de diversas formas. De um lado, a relação entre a modernidade e as tradições da antiguidade, medievalidade, e as tradições judaico cristãs e as tradições Greco-romanas. Isto em relação ao passado, aos fatos do passado e as obras e idéias dos pensadores anteriores aos modernos. Creio que poderíamos tratar isto como influencias, heranças e diferenças. E descobrir e compreender estes regimes de relações no ensina muito sobre o que realmente é moderno ou novo no pensamento moderno. De outro lado as relações entre os fatos modernos e as idéias modernas o que requer certa capacidade de dar atenção a detalhes, pequenos fatos e ingredientes que compõem o cenário e seus elementos modernos e também perceber grandes linhas de desenvolvimento dentro da história moderna. Algumas que representam grandes processos históricos de natureza complexa, tanto política quanto economicamente, quanto religiosa ou culturalmente, para usar as categorias que tenho usado para discriminar e classificar em fatores os fatos ou processos históricos. E ainda é preciso traçar as relações e os contatos entre estes dois universos de coisas distintas como idéias e fatos. Vejo um problema razoável ai. Ocorre talvez na idade moderna maios do que antes ou depois uma relação aparentemente causal entre idéias e fatos e fatos e idéias. Porém sendo mais rigoroso nãos e pode tracejar tão facilmente isto e seria de prudência e maior clareza se evitar justamente aqui a atribuição de causalidade e determinação haja visto que as idéias provém de indivíduos, no limite grupos de indivíduos, que elas sofrem alterações na recepção ou reprodução, que elas sejam interpretadas ou compreendidas de forma diferenciada do que foram concebidas e também são traduzidas para a realidade dos fatos co acréscimos ou faltas ou, melhor seria dizer, são alteradas ou até mesmo adulteradas em seus conceitos em vias de sua realização ou institucionalização. Então em parte por estas razões e em parte por outras vou adotar aqui neste ponto na conexão, ligação ou relação entre História e Filosofia, fatos e processos históricos e idéias e obras filosóficas a expressão de rebatimento. Retiro esta expressão do meu Professor João Carlos Brum Torres cujo uso tem certa regularidade, de alguns textos de arquitetura e planejamento urbano, de algumas análises econômicas de impacto entre esferas inferiores ou superiores de estado ou de organizações políticas. Ao dar um busca sobre o termo reconheci o seu universo de origem na geometria plana.  Bem não vou me dedicar e detalhar as acepções de cada um destes registros de uso, mas sim passar a forma como o compreendo e ao que creio que ele permite compreender ou exemplificar em uma linguagem mais coloquial. Uso rebatimento pensando no que ocorre dentro de um jogo de tênis quando após o saque – a iniciativa do adversário cabe a você responder ou rebater a bola lançada ao teu campo devolvendo-a ao campo do adversário. Caso você não rebata ou a bola vá fora ou o ponto é dele ou o ponto é seu. Caso ele dê um saque tão forte que você não consiga sequer rebater e a bola passe por você em alta velocidade será chamado de Ace. E isto me basta para resumir a relação entre fatos históricos e idéias como uns respondendo aos outros ou não através de sujeitos históricos que assimilam ou não a bola lançada ou a jogada lançado por um ou outro. Então explicar a relação entre filosofia e história na idade moderna evolveria descriminar e compreender os rebatimentos entre uma esfera e outra de assuntos humanos. Como há certa e notória dificuldade inicial, de determinar quem saca primeiro ou quem rebate depois a gente adota a orientação de reconstruir um cenário com os elementos do inicio da idade moderna para se perceber em que ambiente os filósofos modernos iniciam os eu processo de formulação e construção de idéias seja para a política seja apara ciência ou outros assuntos.              

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