Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de julho de 2014

SOBRE ISSO AQUI - PARA UM AMIGO CHATEADO NO FACEBOOK

Estão te chateando por aqui? No Facebook?  Não dá bola. Deleta, bloqueia ou isola mas continua postando tuas coisas meu amigo. Eu tenho uma coleção de malas e malinhas bloqueados por diversas razões e fico bem tranquilo. Escrevo aqui para familiares, amigos, colegas, correligionários, conterrâneos, alunos e alguns conhecidos distantes ou que certa feita foram próximos. Também tenho e mantenho em minha lista adversários que são leaIs no debate e que prezam a preservação das relações humanas com respeito às diferenças e ao perfil de cada um. Não gosto e não tolero nenhuma abordagem mesquinha, sádica ou qualquer forma de perversão e deseducação. Sou professor e tento compreender a todos. Mas mesmo a tolerância tem como limite o desrespeito e a provocação. Não sou o dono da verdade, porém, me ocupo com ela por ofício e com muita dedicação e não trocaria este ofício que escolhi com todo o seu ônus e seus bônus por nenhum outro. Agora mesmo vim para casa sentado em um ônibus e conversando com um menino e duas meninas sobre os restos de uma folha de chamada de sua professora. Sobre a saudade dos meus coleguinhas e sobre o fato de que talvez eles venham a continuar estudando juntos por muito tempo. E após descer do ônibus vim pensando e lembrando de Paulo Freire que seja bendito e muito lembrado, porque dizia que toda experiência significativa, de afeto e de cuidado e de encontro pode ser educativa. Sou daqueles que fico muito feliz de poder trocar e saber das coisas de todos meus conhecidos e amigos e não considero nem patrulho nenhuma exposição excessiva deles porque confio que todos o fazem com honestidade no coração, sensibilidade da alma e carinho pelo seu próximo e também por si mesmos. E aqui encaixo minha tarefa filosófica no tema da educação da sensibilidade e minha tarefa polítrica de transformar este mundo melhorando as relações humanas. E assim preservo este jogo e mantenho ele vivo aqui no Facebook. Para quem não gosta assim só posso dizer: aquele abraço e até mais ver. Talvez um dia entendam melhor estas palavras simples e sinceras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário