O “Porto dos Blauth” e da Cia.
Blauth de Navegação, com sua sede comercial e cais era fundamental para o
transporte de cargas entre São Leopoldo e Porto Alegre. Quase todas as
companhias de transporte da grande bacia do Guaíba, transferem suas sedes
comerciais e administrativas para a capital a partir do início do século XX.
“A formação do primeiro núcleo
colonial (...) ocorreu na área do Rio dos Sinos, continuando sua expansão nas
áreas do rio Caí, do Taquari e do Jacuí.” Dalva Reinheimer
É pelo rio que os imigrantes vão
chegar e é com ele que a cidade e a colônia alemã vão crescer. Sendo que até a
chegada da linha férrea, no ano de 1871, o rio (e os rios) e as estradas de
chão dominavam o transporte dos bens e os deslocamentos das pessoas.
Os dois prédios do porto
histórico da Cia. Blauth de Navegação localizam-se na Rua da Praia de São
Leopoldo. Um foi restaurado e é de propriedade da Prefeitura, sediando o Museu
do Rio. Já o outro prédio, maior e mais próximo da ponte, outrora residência da
Família Blauth, à margem direita do rio, é a sede da Secretaria Municipal de
Meio Ambiente – SEMMAM.
FONTES:
BARCELOS, Ramiro Frota. Rio
Grande: tradição e Cultura. Porto Alegre: Edições Flama, 1970.
REINHEIMER, Dalva N. A Navegação
fluvial na República Velha Gaúcha. São Leopoldo: Oikos, 2010.
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