Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

HISTÓRICO DO RIO DOS SINOS


A ligação da cidade de São Leopoldo com o Rio dos Sinos é fundamental na compreensão da história e dos primeiros habitantes da mesma. A história do desenvolvimento econômico da cidade com os portugueses, a feitoria e os escravos negros ou afrodescendentes se sobrepõe a ocupação indígena original, bem como, na explicação da importância da Rua Grande para a comercialização das mercadorias produzidas nas antigas colônias alemãs, picadas e pequenas propriedades agrícolas. O nome Rio dos Sinos deve-se principalmente à sinuosidade do manancial. Para ilustrar, citamos aqui o seguinte texto de Ramiro de Frota Barcellos:

“Rio sinuoso (do latim “sinus”), ou o rio dos ratões, cujas tocas abertas por estes roedores em ambas as margens, plangiam na calada da noite, como carrilhões impulsionados ao sopro do vento e a ondulação das vagas. A sinuosidade do rio ou a estranha sinfonia noturna, foi quem deu o nome que até hoje conserva.”

A importância do Rio dos Sinos para a cultura e a história da cidade inspira, de forma notável, o escritor leopoldense Clodomir Vianna Moog (1906-1988), a publicar sua obra Um Rio Imita o Reno (1938), um romance publicado em primeira edição pela Editora do Globo. Este leopoldense foi membro da Academia Brasileira de Letras, Vianna Moog, como ficou mais conhecido tomou posse na ABL em novembro de 1945. Em 2007 a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac foi nominada Biblioteca Municipal Vianna Moog em sua homenagem.  

As Obras de Vianna Moog:

O ciclo do ouro negro, ensaio (1936);
Novas cartas persas, sátira (1937);
Eça de Queirós e o século XIX, ensaio (1938);
Um rio imita o Reno, romance (1938);
Heróis da decadência, ensaio (1939);
Uma interpretação da literatura brasileira, ensaio (1942);
Nós, os publicanos, ensaio (1946);
Mensagem de uma geração, ensaio (1946);
Bandeirantes e pioneiros, estudo social (1954);
Uma jangada para Ulisses, novela (1959);
Tóia, romance (1962);
A ONU e os grandes problemas, política (1965);
Obras completas de Vianna Moog (1966);
Em busca de Lincoln, biografia (1968).


Nenhum comentário:

Postar um comentário