A construção da Ponte de Ferro,
nominada 25 de Julho, foi feita para substituir o “passo” e os arranjos que
eram feitos quando o Rio dos Sinos estava impróprio à travessia. Isso incluía
pontes de madeira montadas e desmontadas, pontes sobre barcos e outras. Garantir
a passagem, em qualquer tempo, de cargas e gentes sobre o Rio dos Sinos para o
desenvolvimento econômico da região era o objetivo.
Ela foi construída um pouco
adiante do “Passo”, em frente à Igreja Matriz entre 1871-1876, pelo engenheiro
belga Alphonse Mabilde, autor do projeto da ponte de ferro apresentado à Câmara
de Vereadores em 1849. A ponte é um componente do sítio no qual outros prédios
históricos estão inseridos. Como relatou Moehlecke, a ponte é importante para a
Província também, porque fazia parte da Estrada Geral como defendiam os
vereadores da cidade em relação ao governo da província na tentativa de obter os
recursos para a sua execução. Portanto, além do aspecto histórico a ponte
representa também pleito político nas relações entre a Vila e o governo
estadual. Em 1877, o governo estadual acata as razões da comunidade e paga a
metade do custo da obra. Inicialmente era prevista a cobrança de pedágios para
passar por ela, mas a ideia foi abandonada.
A ponte é tombada pelo Instituto
de Patrimônio Histórico Estadual IPHAE. Foi o primeiro tombamento da
instituição em 1980. A história deste tombamento merece atenção também, pois
foi produto da mobilização social de jovens estudantes universitários, membros
da comunidade e intelectuais. A administração municipal, no final dos anos 70, queria
demoli-la e substituí-la por uma nova ponte mais ampla e moderna. Um ato
simbólico deste tombamento foi a ocupação da ponte pelos defensores da sua
integridade e da sua importância histórica. A Portaria do IPHAE que a Tomba é
10/80, data de 01/09/1980, seu número de inscrição no Livro Tombo é 01.
Fontes:
Livro Tombo do IPHAE/RS.
BOEIRA, Daniel Adams. Memorial de
Tombamento da Praça do Imigrante. São Leopoldo: Prefeitura Municipal, 2012.
MOEHLECKE. Germano Oscar. São
Leopoldo Obras e Iniciativas Públicas. São Leopoldo, RS.1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário