É preciso ser uma disciplina
obrigatória para que o ensino de filosofia não seja um episódio ou acidente
histórico na educação brasileira. A filosofia precisa muito deixar de ser uma
matéria esotérica para contribuir na educação e ser tratada com a dignidade e a
propriedade que merece.
OBS. : A obrigatoriedade ao meu
ver garante o estudo continuo ao longo do ensino médio de filosofia. Penso que
isto é o fulcro do tema da obrigatoriedade. A superação da fragmentação envolve
avançar no debate sobre o que e como ensinar. O ensaismo é para mim o modo como
alguns lecionam solto o conteúdo de Filosofia. Creio que o argumento da
transversalidade serve para colocar a filosofia em lugar algum do currículo ou
num espaço de passagem.
Creio que não podemos recuar. De
um ponto de vista histórico e na perspectiva da educação brasileira é bem mais
importante a filosofia. Ela está no currículo desde 2007 apenas e pode render
melhores resultados se superarmos a fragmentação e o vale tudo de algumas
formações que tendem a abrir espaço para uma espécie de ensaismo e este tipo de
Abordagem tópica da Filosofia. Tenho mais argumentos contra. A
profissionalização do ensino de filosofia dará ótimos resultados no futuro em
diversos aspectos.
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