Powered By Blogger

domingo, 26 de outubro de 2014

TANCREDO FOI UMA TRAGÉDIA, AÉCIO É UMA FARSA

Aécio está Transformando a TRAGÉDIA em uma FARSA...uma volta à Marx e seus vaticínios históricos...

Ao dizer no final do debate presidencial que há 30 anos percorreu o país com seu avô Tancredo, nesse mesmo trajeto à Presidência o candidato exagera na dose e na medida da sua contribuição. Não é verdade isto! Tancredo foi eleito no colégio eleitoral, pelos congressistas, num acórdão entre uma parte da ARENA e o MDB, depois da derrota das Mobilizações e da Emenda das Diretas. Que papinho é esse então? Desta vez ele percorreu claramente outro trajeto com o adicional Ed que todo o seu trajeto hoje foi forjado com franco apoio de certos segmentos da mídia e das classes dominantes. Nada há de popular em sua trajetória e quando ele tenta representar um clamor pela mudança ou libertação eu só vejo um clamor pelo retrocesso e pelo passo atrás.  

E a morte de Tancredo foi uma tragédia que guindou o PMDB ao maior poder de sua história e criou a fonte de seu poder onde até hoje eles estão. E seu poder foi tão estruturado e consistente que serviu a Collor de Melo um vice, Itamar Franco e gerou de dentro de si – sem perda de lastro e posição no congresso, nas assembléias e câmaras de todo o país, um partido inteiro também mantido no poder, o PSDB.

Nada me deixa mais furioso do que a velha tese de que os caras da famosa e velha oposição consentida que obtiveram com sua sabedoria e capacidade a reabertura, a transição democrática e as diretas para presidente. Para mim tudo isso foi produto de uma luta de vanguarda e que tinha muita clareza do que queria e que aos poucos foi sendo ouvida pela população e até 1989 - o ano primeiro golpe eleitoral deste mesmo grupo, sendo que o primeiro golpe de transição  foi a eleição indireta de Tancredo e curiosamente são os mesmo que sempre se beneficiaram de uma política fetichista e conciliadora com o poder dominante. O fato desta corja e seus representantes serem até hoje donos de rádios concedidas na ditadura, possuir monopólios e poder de fogo para celebrar personagens ou incendiar reputações, carreiras e currículos em esfera nacional, o fato deles estarem muito bem representados como classe ideológica nos poderes de estado, no judiciário e nas carreiras superiores e a sua umbilical identidade com os conservadorismo brasileiro, suas posições pseudo-liberais e nada progressistas, no afinal de contas, me leva a pensar sim que eles brincam com a memória e persistem tentando manipular a consciência do povo e muitas vezes conseguem, mas ao contrário do que se possa imaginar não é o povo que é o enganado não, quem se engana no mais das vezes é a classe média mesmo que ensimesmada em seu moralismo e também num fetichismo relativo aos eu próprio mérito julga os outros - quaisquer outros - a luz de si mesma.

Eu sei que Dilma vai vencer e sei que a situação de Tarso é difícil, mas eu fico muito triste em saber que mesmo assim a grande mentira, e esta grande manipulação – leiam-se os jornais e revistas - ainda tem poder de fogo na nossa sociedade. E lamento muito pela forma como isso tem se dado com a negação da política e o curioso privilégio que tem sido dado justamente aos aventureiros na política, aos expertos e aos piores propósitos.

Briguei uma vida inteira por prioridades sociais e vejo alguns darem de ombros para isso, como se os únicos valores relevantes se resumissem á aparência, ao prestigio e à imagem construída sem trabalho algum que se sustente de fato. Tenho grande admiração por jogadores de futebol, mas entendo tanto de futebol quanto eles entendem de política...e me surpreende que um cara como o Aécio constrói justamente sua farsa alicerçando-se publicamente em figuras com toda esta sabedoria e experiência política. Tancredo não foi um santo e seu jaez liberal era flagrante, mas o neto é o que há de mais conservador e arcaico no panorama político atual é o próprio príncipe hereditário da velha oligarquia mineira  e quando alguém diz que isso é a mudança, eu diria que isso é somente a marcha ré da história brasileira e não me admire que quem o defenda queira muito aniquilar com seus adversários em não derrotá-los nas urnas de forma limpa e franca e com propostas e programa.

Muita calma nesta hora....quem planta, há de colher os frutos das semente que plantou, e não são bem flores que andam cultivando no jardim do nosso país....


#DILMA13

Nenhum comentário:

Postar um comentário