Powered By Blogger

terça-feira, 21 de outubro de 2014

PISO É NA TUMELERO – SARTORI E O CLÁSSICO DESRESPEITO DO PMDB COM OS PROFESSORES

A escorregada do candidato do PMDB ao governo do estado do Rio Grande do Sul, Sartori “meu partido é o rio grande” em entrevista ao Canal Terra, sobre o tema do piso salarial aos professores e professoras estaduais conseguiu a façanha de criar a situação mais constrangedora já vivida por um candidato ao governo estadual de que eu tenho lembrança. Ao mesmo tempo, desnudou o caráter e seriedade do candidato e exibiu o tom jocoso e desrespeitoso com que ele tem tratado, pensado e irá tratar a questão do piso nacional dos professores. A repercussão do deboche é tão grande que pode se considerar que em menos de um dia já se espalhou por mais de 500 mil eleitores a imagem de um candidato e do seu deboche sobre os vencimentos e a categoria dos professores. 

Mas isso, estava demorando um pouco, mas era de se esperar de um PMDB que anda apequenado e personalista e que dada a velha tradição do PMDB GAÚCHO em relação à educação poderia fazer algo parecido só no governo. Mas Sartori antecipou, foi arrogante e se ufanou de tal modo que mostrou todo apreço e consideração que tem pelos professores e pela condição dos professores estaduais. O deboche de que o piso bom é na Tumelero reavivou a memória de todos os professores sobre a forma como sempre foram tratados pelos governos do PMDB e derruba de vez a tentativa mistificadora de erguer o Rio Grande como Partido e se descolar do passado do PMDB no RS ou se desvincular do PMDB nacional, por não seguirem a aliança com Dilma.

 Já tinha dito que este PMDB que vemos hoje em campanha é um PMDB apequenado e que o candidato busca um cheque em branco. Pois agora ele caba de preencher o seu valor e o seu apreço no item da educação. 

O PMDB do Sartori que agora acusa o PT de editar o vídeo é o mesmo que pintou e bordou nas outras três vezes que governou o RS. E não faz a menor diferença vídeo inteiro da entrevista ou o que aborda e recorta apenas a fala do titubeante e vacilão do Sartori que nem lembra o nome do Piso e que quando lembram ele faz a blague e o deboche de mandar pegar um Piso Bom que é no Tumelero. 

Só num dos links muito compartilhados são mais de 150 mil visualizações e é bom lembrar que estão ativos 90 mil professores e inativos um número aproximado. Os que pensam que isso tem algo haver com CCs se equivocam, e alguns militantres do PMDB, do PSDB e do PP, avaliam o debate eleitoral a partir ads suas réguas de suas próprias perspectivas e ambições. Mas ele não percebem que ofenderam os trabalhadores, os servidores públicos da educação ativos e inativos que eles nunca respeitaram antes e que agora estão mesmo revoltados com o deboche. O nível baixo do candidato já era gritante em relação à ausência de propostas a não aceitar olhar para o passado para não assumir suas responsabilidades pelos governos anteriores do PMDB e do PSDB dos quais foi secretário, líder na assembléia e defensor de primeira hora, e era visível o despreparo do candidato para debates – o que explica porque fugiu de tantos debates e que quando compareceu trouxe péssimos argumentos e intervenções em suas apresentações em debates, mas a coisa desandou de vez agora, pois ele cai numa espécie de descontrole e incapacidade e não consegue deixar de dizer besteiras e estultícies como esta de que “Piso bom tem na Tumelero”.

Eles só mostram mais uma vez e lembram aos eleitores e aos professores e professoras estaduais que continuam sem respeitar os professores. Com Simon foi assim, com Britto foi assim, com Rigotto foi assim e com muitos outros prefeitos, deputados e representantes deles sempre foi assim. Sou testemunha ocular do deputado estadual Giovani Feltes PMDB-RS, cuja base é Campo Bom e que foi eleito para deputado federal – com um processo gigantesco no STF que pode lhe tirar o mandato recém conquistado. Feltes deve pertencer a esta ala do deboche do Sartori, pois jogando moedinhas aos professores e professoras que buscavam reajuste na Assembléia Legislativa do RS gerou na categoria uma rejeição muito grande. Este PMDB  aqui em São Leopoldo também faz das suas em relação a educação, Pois não é que o PMDB local conseguiu a façanha de nomear como secretário da educação duas pessoas sem nenhuma formação superior condizente com a área. O primeiro é o Vice-Prefeito e ex-vereador que não é e nunca foi professor já o segundo é um bancário.

Voltando ao outro deboche, porém, o vídeo agora já viralizou, de tal modo que a grande maioria dos professores passaram a divulgar e a dar opinião sobre esse absurdo e esse deboche...E a opinião dos professores não é nada boa à respeito do Sartori não. Não devia ter acontecido e ele navegava em calmaria, mas ele pisou na bola e muito feio e conseguiu incendiar as taquareiras de vez. Por fim, é muita cara de pau mesmo agora tentar atenuar via contra-ataque ou uma disputa de versão que não resolve nada.

Nas redes sociais os Chato Boys do PMDB Gaúcho tentaram uma reação que não logrou êxito tentando atribuir o problema a uma edição do PT da entrevista. E agora pipocam perdidamente para todo lado...eles tentam defender ele porque o Tarso não pagou o piso, mas é vergonhoso eles saberem disto tudo e escorregar na própria arrogância e estultície. 

Essa escorregada pesa 500 mil votos por baixo e já é irreversível...e do modo como a coisa vai deve atingir no mínimo 1,5 milhão de eleitores até o domingo...gerando um feito manada e elevando a rejeição do candidato do PMDB em todas as querências. Alguém poderia dizer – em defesa da pouca esperança dele - que isso tem efeito só na internet, porém pela minha experiência aqui eu diria que é um impacto estrondoso, Nenhuma outra gafe ou ataque que assistimos nesta eleição de 2014 obteve tal acolhida dos internautas e ganhou tal dimensão. 

Aquele abraço, a verdade miudinha sobre Sartori e o PMDB demorou, mas chegou, cresceu e apareceu....

Nenhum comentário:

Postar um comentário