Powered By Blogger

domingo, 14 de junho de 2009

AFORISMOS DE SEIS DIGITOS DO TRACTATUS

Seria algo incrível mesmo que o ápice da externalidade na filosofia de Wittgenstein fosse encontrado em apenas seis aforismos. Fiz esta seleção em 1996, em pesquisas sobre lógica e filosofia da lógica. bom apetite e boa reflexão....

OS AFORISMOS DE SEIS DÍGITOS DO TRACTATUS

PROPRIEDADES INTERNAS vs PROPRIEDADES EXTERNAS - SPINOZA

2.01231 Para conhecer um objeto, na verdade não preciso conhecer suas propriedades externas - mas preciso conhecer todas as suas propriedades internas.

DILEMAS DAS PROPRIEDADES COMUNS - UNIVERSAIS

2.02331 Ou uma coisa possui propriedades que nenhuma outra possui, podendo-se então, sem mais, destacá-la das outras por meio de uma descrição e indicá-la; ou, pelo contrário, há várias coisas que possuem todas as suas propriedades em comum, sendo então impossível apontar para uma delas.

O ENLACE COM A REALIDADE - O PADRÃO - PLATÃO

2.15121 Apenas os pontos mais externos das marcas da régua tocam o objeto a ser medido.

UM CONCEITO NÃO TEM ACIDENTES - FREGE

4.12721 O conceito formal já é dado com um objeto que sob ele caia. Portanto, não se pode introduzir, como conceitos básicos, objetos de um conceito formal e o próprio conceito formal. Portanto, não se podem introduzir como conceitos básicos, p. ex., o conceito de função e também funções particulares (como fez Russell); ou o conceito de número e números determinados.

SE UM CONCEITO NÃO TEM SERVENTIA - OCCAM

5.47321 O lema de Occam não é, naturalmente, uma regra arbitrária ou justificada por seus resultados práticos: ele diz que unidades notacionais desnecessárias não significam nada.
Sinais que cumprem um único fim são logicamente equivalentes, sinais que não cumprem nenhum fim não são logicamente significativos.

GEOMETRIA E CONTRADIÇÃO - KANT

6.36111 O problema kantiano das mãos direita e esquerda, que não podemos fazer que se recubram, já existe no plano, e até mesmo no espaço unidimensional, onde tampouco se pode fazer que as duas figuras congruentes a e b se recubram, senão movendo-as para fora desse espaço:

- - - o ------ x - - x ------ o - - -
a b

CONHECIMENTO E CAUSALIDADE NATURAL - HUME

6.36311 Que o Sol se levantará amanhã, é uma hipótese; e isso quer dizer: não sabemos se ele se levantará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário