Em alguns momentos a filosofia
responde ao mundo sobre qual sentido das ações humanas e quais idéias certas
ações humanas possuem em seu âmago e não é sempre que isto ocorre de tal modo
que aquilo que tem sentido expresso se reconhece e que a ideia se realiza
plenamente na ação. Hoje creio que testemunhei um destes momentos por certa
disposição, conjunção de circunstâncias e privilégio da sorte. Quando conheci meu
colega Eduardo na graduação e compartilhamos leituras e estudos até a formatura
e depois um pouco mais, jamais imaginaria que poderíamos ver na prática a
utilidade da filosofia. Tal ideia era sempre vista como um talvez ou uma
possibilidade de difícil verificação, mas hoje aconteceu pois com Thoreau e sua
desobediência civil ou resistência ao governo civil, vimos a ideia se realizar
em sua plenitude na ação das ocupações dos estudantes nas escolas públicas. Num
sentido muito nobre da expressão de uma consciência moral autônoma dos
estudantes. E num outro sentido de vanguarda deles estarem fazendo aquilo que é
aparentemente incompreensível aos poderosos e aos sabidos. E uma vanguarda que
sabe muito claramente o que está fazendo ali num grau de auto compreensão
assombroso de tal modo que a sua aparente intuição juvenil e inocente possui já
fundamento teórico de tal modo superior e inimaginável para o leigo. Sim, as
ocupações são legítimas e expressam formas superiores de defesa do direito à
educação porque superam na luta o direito imediato à escola garantindo o
direito coletivo à escola defendendo a escola da inépcia, incompetência e
incapacidade do governo de cumprir com sua responsabilidade. Os estudantes
ocupando as escolas representam o povo, representam todos os que precisam de
escola nos tempos futuros. E Thoreau poderia dizer sem peia e sem beira que
está resistência defende o direito de todos os cidadãos. Muito obrigado
estudantes, muito obrigado filosofia, pois vocês tiveram o melhor encontro
possível e eu pude testemunhar isto que tanto procurei que não pode ser chamado
de nada menos do que sabedoria. Agradeço muito a apresentação do meu colega e
amigo Eduardo, a participação dos meus colegas da educação e dos jovens. E a
escola Pedrinho em que este debate foi feito.
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