Apresento aqui meu breve comentário relacionando alguns temas à ótima entrevista da Professora Janyne Sattler (da UFSM) sobre a relação
entre literatura e mudança ou engajamento moral a partir de uma perspectiva de
análise filosófica. Faço isto por que me toca muito nos temas que ando investigando e refletindo atualmente. Me provoca muito no sentido de dizer ou comentar que a questão
da mudança moral envolve o confronto ou choque entre o sistema ou conjunto de
crenças ( valores, convicções, opiniões e outras escolhas voluntárias ou
involuntárias) do leitor com estes mesmos sistemas diversos em cada personagem.
Ouso dizer que em alguns casos deve haver reforço, em outros coloca-se em
dúvida ou suspende-se as crenças e em outros mudam as crenças. Ocorre ao meu
ver uma espécie de confronto biográfico entre as personagens e o leitor que
suscita perguntas do tipo o que eu faria no lugar dele? Ou e se ele fosse meu
amigo? Ou, como compreendo ele? E as respostas acabam levando na direção de uma
reflexão. Creio que envolve também um tema muito caro para mim que eu chamava
de transitividade da compreensão e que, com a bela entrevista, pode ser
ilustrado com o que faz ler um livro até o fim ou largar no início dada certa
abertura que tem relação com o momento que vivemos e o que estamos dispostos a
confrontar ou arriscar numa leitura em relação aos nossos sentimentos e
pensamentos. E reforça minha intuição sobre a ideia de que cada um - mesmo
estando na mesma faixa etária - está num tempo diferente, algo como um tempo
biográfico próprio o que nós como professores poderíamos ajudar os alunos em
construírem auto-descricões e histórias de vida de modo a construir o
auto-conhecimento e uma consciência do próprio sistema de crenças e de suas
experiências. Nesse sentido, parece haver até mesmo a possibilidade de se caracterizar
melhor a literatura recomendada para jovens e a literatura indicada para determinados
tipos de jovens, consideradas as diferenças acima e ainda outras mais. Sugeri e
compartilhei aos meus colegas professores de literatura.
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