Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

CHAMPIGNON E A NOSSA SOCIEDADE

CHAMPIGNON E A NOSSA SOCIEDADE

A morte do Chorão neste ano, mais agora a morte do Champignon, seu parceiro na banda CHARLIE BROWN Jr. – e diversas outras mortes no último período no mundo artístico, me parece ser a exposição mais uma vez de um drama social e de um problema de saúde pública que precisa ser melhor compreendido por todos nós.

A depressão é uma doença que abate com muita facilidade quase todos aqueles que não conseguem se adaptar a este mundo e muitos deles são justamente jovens – meninos e meninas – com muitos potenciais criativos, com muita sensibilidade. É preciso dizer que ela pode ter também diversas causas e estar associada a diversos outros sintomas de comportamento e que exigem da gente uma visão mais compreensiva e inclusiva também. Não ia fazer isto aqui, mas preciso, em virtude de um comentário fútil ou engraçadinho que li agora à pouco, dizer que ela também pode ser resultado de problemas de ordem afetiva, sexual ou mesmo de identidade sexual homoafetiva. Por uma questão de humanidade cito isto aqui, apesar do meu foco aqui ser mais específico. 

Os adultos que conseguiram vencer a depressão, ou esta doença que leva este tipo de desfecho, o fizeram em alguns casos por fatores que não estão exclusivamente relacionados à suas escolhas ou capacidades ou virtudes, como alguns gostam de alardear por ai, como se exibissem medalhas de boa performance ou grande racionalidade. Em boa parte dos casos, no meu entender, os adultos adaptados tiveram um êxito fortuito e todo elogio ou ufanismo construído em homenagem ao mérito pessoal deles encobre as reais condições disto, quando parte de uma idéia de que há uma proeza pessoal ai ou algo heróico. Não é o caso.

Eu me aborreço muito mesmo – no caso das mortes do Chorão e do Champignon e agora vou ter que ouvir e ver de novo - ao ver juízos morais sobre os vagabundos, os delinqüentes, os drogados, os vadios, os mendigos ou os artistas fracassados que são colhidos em sua vida justamente em seus momentos de maior fragilidade. Para cada depressivo bem sucedido, pelo que vejo na realidade, podemos encontrar pencas de fracassados ou frustrados, mas a nossa sociedade só olha para os bem sucedidos, lhes dá prêmios, até que...  

Cada um de nós deve ter conhecido mais de uma pessoa extremamente agradável, criativa, com muito humor, com ares de genialidade em alguns casos (ainda que isto nos apareça como um ser delirante ou em excitação máxima) e com capacidade de nos fazer felizes que se foi meio que tragicamente ou precocemente, seja porque contraiu ou desenvolveu outras doenças, como a AIDS ou a Cirrose Hepática, por exemplo, seja porque se tornou adicto de drogas legais ou ilegais (o álcool, cocaína e outras drogas em especial) e então, nesta dependência química, ficou mais exposto ainda e à mercê da sorte ou de uma loteria na qual muito poucos são vencedores e muitos – mas muitos mesmo - são os perdedores.

A nossa sociedade, cujo sistema produtivo e cuja divisão social do trabalho atingiu o atual grau de complexidade, tem hoje mais papéis, espaços ou funções sociais (estou desprezando aqui certas distinções que agora são irrelevantes) bem mais compatíveis com estes indivíduos. Talvez bem mais do que tinha à dez mil ou mil anos atrás, entretanto, suas formas, suas regras, seus preceitos e as condições que ela impõe a todos para sobreviver no atual estágio do capitalismo ou do desenvolvimento da forças produtivas levam ainda e, talvez bem mais do que antes, que muitos indivíduos pereçam em seu seio por inadaptação social e produtiva. É conhecido o trabalho de Emile Durkheim sobre o suicídio, mas é preciso dizer que devemos incluir nesta categoria de fim outros fins que parecem dissimulá-lo ou encobri-lo também

É uma pena mesmo, porque, assim como o Chorão e o Champignon, existem neste mundo, nesta sociedade em que vivemos, muitos jovens ou adultos que tem uma dificuldade quase essencial em realizar aquilo que se espera deles, da forma que s espera deles e nos padrões desejáveis da nossa sociedade. O confronto com as normas ai e com aquilo que chamamos de conduta normal ou regular é freqüente característica entre estes indivíduos, ou melhor, seres humanos

E, é muito importante dizer isto aqui, porque também os familiares destes jovens sofrem muito. Todos eles vão ter que lidar ali no enterro, no desfecho seja de qualquer modo que ele vier, com algo que mesmo que não seja dito é pensado: a gente se sente culpado.

Entretanto, por uma questão de sobrevivência psíquica e por uma aplicação de um certo princípio de realidade e de acomodação a realidade dura, a gente acaba olhando para uma coisa chamada destino. Muitos familiares sofrem com esta perda e não conseguem contorná-la, já outro a superam meio que à força. Alguns constroem largas teorias espirituais e atribuem à vontade divina este ou aquele desfecho, mas no fundo todos nós sabemos que poderia ter sido diferente. Nosso sentimento e sofrimento ficam sempre ligados a isso. Quando amamos estes jovens, irmãos, pais, filhos, sobrinhos e amigos, colegas ou conhecidos de alguma forma, mesmo que não sejamos responsáveis de forma absoluta sempre ficamos com aquele nó na garganta que expressa que poderia ter sido diferente e que algo poderia ter sido feito. Pensamos sim que poderíamos ter feito algo, mas nos acomodamos tristemente nos dando conta de que não fomos capazes de fazer isso. Tudo se passa como se assistíssemos alguém se perdendo numa curva e não pudéssemos mais puxá-lo de volta para a pista da vida. É um sentimento de impotência que nos abate, nos corrói por dentro como dizia meu pai. 

Alguns deles morrem também porque, assim me parece ao analisar esta nossa impotência, na nossa sociedade há uma espécie de grande elogio à independência e à autonomia que é outra farsa, outra ilusão que afasta as pessoas da proteção e compreensão dos seus familiares. Tal farsa promove uma dissociação e uma espécie de ruptura orgulhosa e arrogante dos laços familiares e de outros laços de proteção social. Alguns que conheci morreram simplesmente porque não conseguem admitir esta fragilidade e dependência que às vezes pode ser temporária, pode ser só um momento da vida da pessoa em que ele precisa de uma atenção maior dos seus. Em que ele precise de alguém que dirigisse a vida dele numa boa sem rolar interdição ou intervenção, mas nós não fomos e somos educados para aceitar isto. A nossa sociedade é tão individualista que isso parece inaceitável  Assim, a gente fica olhando adultos e jovens selvagens e rebeldes, se extinguindo socialmente e atribui isto ao livre arbítrio.

A depressão precisa, então, ser tratada e compreendida de forma mais adequada. E é triste isto porque é mais fácil para todos julgar moralmente do que compreender uma doença que tem toda esta relação com a inadaptação ao mundo e ao sistema em que vivemos.

Prometi a uma amiga que ainda ia escrever mais sobre isso e agora passo a dizer algo para meus amigos de esquerda que são justamente aqueles que aparentemente tem certa intolerância a isso: aos indivíduos que não atuam produtivamente. Mas é interessante isso sobre o fato de que os socialistas e comunistas mais maravilhosos e maravilhosas que eu conheci na vida, todos eles, tinham e tem um amor gigantesco pela humanidade e compreendem muito rápido nesta vida que alguns carros não andam direitos, outros quebram, outros tem o tanque furado, mas muitos dão certo e que haverá o dia em que nós conseguiremos dar um espaço de amor, dignidade e carinho para cada ser humano ou pelo menos reduzir a dor e as tragédias.

Tive, por fim, um diálogo sobre isto com minha filha mais velha estes dias. Dizia para ela que, em virtude das minhas andanças, conheci muitas pessoas que não eram chegadas no trabalho. Disse que eu aprendi que elas servem para outras coisas e que o problema é que nossa sociedade é do trabalho. Falei isso com a Isabella num domingo de passeio em meio a um café e nós ficamos juntos ali refletindo e conversando sobre isto. Eu disse para ela o seguinte:

Isabella, tu vai conhecer caras muito legais, caras super divertidos, caras que nos alegram um monte, que são bons de festa, que tem um humor e um jeitão muito especial. Pois minha filha eles são mesmo muito legais. Eles são sim super divertidos, só tem um, problema. Na nossa sociedade a maioria deles não dá certo, eles não conseguem sobreviver, trabalhar, ter disciplina, ter compromissos, serem subalternos, serem mandados e não querem obedecer ninguém. Talvez, minha filha, um dia a sociedade mude e a gente pague para eles serem como são e nos alegrarem. Disse que alguns deles até se adaptam ao mundo, sobrevivem, viram artistas, desempenham funções criativas, desenvolvem mais talentos e seguem. E eles ficam até famosos. Mas muitos deles vivem tragédias pessoais, familiares, porque esta forma deles serem leva eles para a miséria, para rolos, para problemas e leva junto com eles nesta cadeia e neste circuito quase todos os familiares que os amam.

Ela me olhou e disse: Bah pai, eu estive pensando nisso também. O fulano é assim, não é? Eu respondi sim filha, e Ela: Poxa ele nunca consegue trabalho, mas é muito boa praça. Eu disse para ela, pois é minha filha, eu pagaria para ter o fulano, o beltrano e o sicrano comigo agora aqui junto com a gente. Porque eles são pessoas no fundo maravilhosas, mas o mundo não sustenta elas, não comporta elas. Eu perdi, nós perdemos muitos deles - mas temos que saber e entender quem eles são e tentar ajudá-los e evitar as tragédias sabe filha?

Por fim, depois deste bate-papo com minha filha eu disse também o seguinte que por trás disto há outra grande questão a da fantasia de uma excessiva independência das pessoas, que é cultivada na nossa sociedade – cuja forma mais bruta é o individualismo e o egoísmo -  e com isto a idéia de que é normal educar os filhos para cumprir este objetivo e viver com as pessoas uma vida cheia de muitos segredos e questões sigilosas.


Mas este é um outro papo já... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário