À OBRA INAUGURAL DE JARI: TEXTÍCULOS
A apresentação, a natureza do artífice,
do êxito. O NEOLOGISTA pleno de uma nova lógica e de nova analogia entre a
literatura e a vida. A nova lógica é questão de estilo diriam uns, para mim, a
vida é mais importante que o estilo. A principal disposição de quem escreve. Após
milhões de páginas já escritas por todos (as) os escribas. Desta forma: todo
escritor quer nova síntese entre a vida e a literatura. Aqui o estilo está
subordinado, na obra, à forma de vida.
Os pares iniciais: ordem/desordem; fingir/sentir;
contente/descontente; NADA/TUDO. São pares do nosso gosto metafísico. Aquele
gosto quer deixar de ser triste, deixar de sofrer e de se resignar, que não
quer, no fundo, contentar-se com coisa alguma. Que – apesar do preço que a vida
cobra – ainda quer TUDO. Ainda joga no TUDO ou NADA.
O endereço é certo: a LIBERDADE ABSOLUTA.
Não dá a mínima ao que lhe for contrário. Vês sofrimento contente, na exata
medida em que te libertas ao gritar, usando as vozes das musas, no canto de
poesia, nos sonetos e quase haikais. É uma crônica ou prosa miúda e quase
mínima, cujo nome assume, assina em baixo, em cima e aos lados.
O dEus desta obra, evoca a imagem de
espelho dos "eus" que as vezes conseguem ser. Após tempo de
vida é o único dEus que resta. É que sobrevive à morte de todos os deuses e ao
desaparecer de uma palavra única, da única mensagem da verdade. No princípio
era verbo e já estamos na enésima conjugação. Ainda é plural, pois que é sempre
plural em nós sua forma de apresentação, sua forma de manifestação. E olha que
não está sempre presente. Tira férias, abandona e vai e volta em corações, em emoções. Aguardamos
e procuramos e não o encontramos. Ou seja, muitas vezes não está conosco.
Lembro Daimon de Sócrates. E do preço que ele paga por pensar que possuí um
Daimon seu. Sim, Sócrates o ímpio. Um êxito superior ao que possamos imaginar.
Cazuza: "dias sim, dias não, e eu
vou envelhecendo sem um arranhão..." Vemos, assim, mais a tranquilidade
prosaica do que um desespero intelectual ou existencial. A obra nasce madura. Imagino
que mais há nas gavetas, pastas e arquivos para ser publicado. Imagino que não
será difícil fazê-lo. É pouco provável que esta miscelânea de textos não tenha
mais umas páginas irmãs. O texto, em forma e conteúdo, é um indicio disto, pois
representa o autor que já atingiu a maturidade. Em geral os autores ao lançarem
seus primeiros livros parecem mais juvenis do que literários.
Tem sonetos – formalmente dois - que
mostram uma grande elegia à forma mais nobre da poesia. O que mostra também a
abertura para esta empresa tão admirável de fazer e tecer mais sonetos.
Uma obra não precisa ter uma bela
recepção, e nem sempre tem, mas é uma dádiva que esta tenha. Não há motivo a
priori ou nobre para elogiar esta obra, mas me satisfaz e muito fazer isto.
Digamos que vou quase pegando uma carona no sucesso e êxito dela o que, de fato,
todo crítico acaba por fazer
São Leopoldo chegou em letras até aqui. Os
grandes personagens chegaram. Não há dúvida que vão bem mais longe. E este
efeito e expectativa positiva é digno de reconhecimento. A moça deve ler...
Daniel Adams Boeira – Professor de
Filosofia - daniel_boeira@yahoo.com.br
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