Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de junho de 2016

DEBATE SOBRE THOREAU NA OCUPAÇÃO DA ESCOLA PEDRINHO DE SÃO LEOPOLDO



NESTE SÁBADO DIA 04 DE JUNHO AS 18 HORAS

PROMOÇÃO ULE, UNIÃO LEOPOLDENSE DOS ESTUDANTES E OCUPAÇÃO DO PEDRINHO

"Na eventualidade de um governo vigente não satisfazer as exigências de sua população, esta tem o direito de desobedecê-lo."

O professor Eduardo Vicentini de Medeiros (Dr. Em Filosofia na UFRGS com trabalho sobre a obra de Thoreau), ficou entusiasmado com as ocupações de Novo Hamburgo e São leopoldo e que ocorreram no estado inteiro, foi visitar elas e se propôs a dar alguma atividade, oficina ou curso nestas ocupações. Propôs trabalhar ou Oswald de Andrade, segundo ele o único filósofo brasileiro ou sobre seu objeto de investigação em alguma das obras de Henry David Thoreau. Pois Thoreau é conhecido como o autor de um livreto muito utilizado por jovens e militantes sociais no século XX, a Desobediência Civil que legitima o direito de rebelião pelos cidadãos quando não respeitados ou atendidos seus direitos pelo estado.

A exposição dele se iniciará pela situação de Thoreau na luta anti-escravista americana e na objeção contra a Guerra do México, para explicar como surgiu seu ensaio 'resistência ao governo civil' e, ato seguinte, falará sobre diferentes momentos políticos onde estratégias similares foram utilizadas por: Martim Luther King Jr, Mahatma Gandhi, José Bové, Ocupa Wall Street, Anonymous, Wikileaks...até chegar no #ocupatudo aqui no Brasil.

Depois vermos e participarmos do debate que vai se gerar a partir desta reconstrução teórica e histórica da formulação e dos diversos exemplos de aplicação pratica do principio na luta política do mundo contemporâneo.  

Traga doações de alimentos e agasalhos ou cobertores para as ocupações.

COMPAREÇA!!!
APAREÇA!!!

DESOBEDEÇA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário