Powered By Blogger

domingo, 14 de junho de 2015

SÃO LEOPOLDO URGENTE: NOTAS E RESPOSTAS

NOTA 1: Eu não estou falando que a coalizão é ampla geral e irrestrita. Nem que cabe tudo dentro dela. Estou apenas enunciando que a situação é tão grave que qualquer pessoa realmente séria deveria conversar mais e negociar mais antes de propor voo próprio ou heroico, aventura ou milagre. Nem estou dizendo quem entra numa coalizão, quem não entra, quem pode nem quem deve liderar esta coalizão ou acabar sendo por consenso a cabeça de tal coalizão. A situação é tão grave na cidade que eu creio que a divisão da oposição pode apenas garantir a vitória de mais um aventureiro. E aventureiro para mim significa alguém que pode ser bom prima facie - como Moa era para muitos que achavam que o governo anterior estava errado, mas que não tem preparo, nem experiência e nem caráter para liderar muitos e liderar bem. Não se trata para mim apenas da realização de um projeto pessoal ou da mera busca do poder por vaidade ou arrivismo, audácia ou pretensão. Isso levou ao que ai está e o que aí está é muito ruim. Agora que cada um recheie suas reflexões com suas próprias ponderações. O comando terra chama São Leopoldo....e não vou ser diversionista neste assunto porque quero sinceramente que as pessoas que incidem sobre isso - e muitos que estão curtindo esta postagem e outros que estão apenas lendo incidem - pensem mais no bem desta cidade e no que é melhor para esta cidade, considerando a atual situação que é muito ruim e muito grave e que não é mesmo culpa do governo anterior.

NOTA 2: Sobre negociação de cargos uma coisa é certa: esta é a forma legal de compor governos, não haverá mudança nisto e por conta disto este tema é tema de debate que só serve para afastar as pessoas de um acordo sobre programa e nomes e para tentar colocar defeito a priori em uma composição ou coalizão. E a tese contrária de que quanto menor a coalizão, melhor será a montagem do governo, se equivoca no fato de que a redução dos nomes propostos, pela redução dos candidatos a cargos ou pela necessidade de pertencerem a poucos partidos ou a partidos menores, ou serem indicados possíveis ou capazes, levará a algo parecido com o que temos hoje. Um governo composto por grandes aventureiros, muitos inexperientes e muitos outros mercenários que mudam de bandeira porque seu propósito político pelo bem comum se limita a ocupar cargos ou ter cargos.


NOTA 3: E se tem uma coisa que eu defendo é acima de tudo que se discutam as questões por setores e que se reúnam os elementos programáticos necessários para um bom governo que terá que levar em consideração no seu plano a gigantesca herança maldita que este governo legará e que vai impor um limite real de no mínimo dois anos até colocar a casa em ordem, reordenar toda a estrutura do município e recompor com os servidores diretrizes de gestão que sejam eficazes e tecnicamente precisas. E nisso ainda será necessário dialogar e muito com a sociedade civil organizada e os servidores para definir as prioridades dentro dos limites que a herança vai legar, para tirar São Leopoldo deste profundo e terrível descalabro a primeira coisa a fazer é acabar com as promessas mirabolantes e as mentiras eleitorais e milagrosas. E não tem herói que me convença de que a vida com este ou aquele nome vai ser fácil, sem esta negociação e este diálogo com a sociedade e os servidores. E este diálogo começa dentro dos partidos, passa por um diálogo entre os partidos e que precisa ser travejado publicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário