Powered By Blogger

terça-feira, 30 de setembro de 2014

DILMA É CABEÇA DURA E CENTRALIZADORA? MAS VOCÊ GANHA MUITO SE PUDER VER ELA DE OUTRA FORMA TAMBÉM

E eu fico muito feliz que ela seja assim. Fico feliz com os resultados que ela tem obtido e com o trabalho dela e as consequencias sociais e políticas do seu amplo trabalho na Presidência da República.

Porque obriga, com suas exigências, que todo o governo tenha que trabalhar e muito bem para satisfazê-la, em seus propósitos e pensamentos e no seu perfecionismo. Garanto que deve ter um bando de chorões por ai reclamando disso e quer saber? Não tenho a menor pena deles! Tanto dos que foram demitidos e que agora fazem oposição corajosa ou covarde,  altiva ou mentirosa contra ela. Porque existem sim aqueles que nãos e adaptaram a isso eque não aceitaram isso ou que não sobreviveram a isso, Enquanto o PSDB alardeia choque de gestão, tentando parecer sério, Dilma passa a régua e o compasso no estado brasileiro. Sei também de outros  que quando permanecem em seus cargos, ao menor conflito ou cobrança ou pressão ficam se fazendo de vítimas. Sim, Dilma não é brincadeira amigo e amiga. Até nisto Dilma quebra uma tradição neste país, de que alguns acreditam que governar, compor um governo, ter um cargo ou uma atribuição é uma espécie de conquista pessoal de uma zona de conforto, boa remuneração e far niente.

E eu sei muito bem do que estou falando porque observei por anos este processo desde a época em que ela era só ministra, depois como ministra chefe e por último agora como presidenta. Toda vez que alguém chama a Presidenta Dilma de intransigente, eu lembro e imagino bem fácil em que tipo de cosias ela é exigente, toda vez que alguém chama a Presidenta de impiedosa, eu lembro que ela não perdoa mesmo, e toda vez que alguém chama ela de excessivamente rigorosa e centralizadora, eu lembro que ela é séria e bem séria ao ponto de não abrir mão mesmo da sua alta responsabilidade em seus propósitos políticos e de gestão e me alegro muito com isto. Tinha mesmo que vir alguém para acabar com esta velha tradição política de ver o estado como um cabide de empregos ou considerar que o governante deve ficar empurrando com a barriga as limitações com as quais se defronta e se curvando ou se inclinando favoravelmente à um pessoal indolente que sempre diz que é isso mesmo que são assim porque é aquilo que representa isso e aquilo e que – no afinal de contas são os ônus do estado brasileiro e suas limitações – são somente eles só mais alguns  que também tem boca. Dilma tem pressionado firmemente toda a máquina do estado brasileiro em sua gestão a fazer aquilo que nunca fez, a fazer mais e melhores coisas e em menor tempo possível. 

Então, quando o Aécio e a Marina dizem que não há planejamento no governo Dilma para  geração de energia, só para citar o exemplo bem vergonhoso dos dois, é preciso dizer que há sim planejamento e que o máximo resguardando a verdade que os dois poderiam dizer é que eles não concordam com o planejamento da Dilma na área e é só isso. Porque eles sequer podem dizer que o panejamento é ineficaz, haja visto que não vivemos apagão no Brasil desde o governo FHC e no RS, desde a gestão do Olívio, onde Dilma foi secretaria de Minas e Energia e promoveu o planejamento que segue até os dias de hoje. De fato, aplicando o vice e versa aqui, temos também que compreender que não há planejamento ou não houve um panejamento eficaz da Marina na formação dos eu partido e que o Aécio também não teve planejamento de gestão eficaz em seu governo de Minas Gerais, posto que o atual governador do PSB que sucedeu Aécio - e que vai perder a eleição para o Pimentel do PT, teve que, ao fim e ao cabo, demitir 72 mil funcionários contratados de forma indevida pelo seu governo estadual.

Se você observar bem, verá que ninguém mais fala na imprensa e na oposição do PAC I ou do PAC II, sabes porque? Porque os números são arrasadores para quem quiser criticá-la.  E isso só foi possível por conta das suas altas exigências, cobranças e determinações.   

E estas exigências deve sim recair sobre pessoas, assessores, funcionários, equipes e também sobre notáveis, sobre partidos, sobre setores, sobre segmentos e etc. Então aquela moleza dada tradicionalmente aos lobbys da velha elite auto-proclamada acabou. A política mudou neste sentido no governo Dilma e ela tenta fazer política e gestão de forma sistêmica e tocando todos os temas setoriais que estão no programa de governo. Para dar conta desta ampla matriz, para chegar a um resultado numa equação diferencial tão ampla em elementos que é preciso sim muita pressão, rigor, cobrança e não tem moleza não.  E eu fico feliz que ela seja assim, pois sei que o estado brasileiro está nas mãos de quem quer tirar dele o máximo resultado para o povo brasileiro.  

E se não fosse assim não haveria como ela ter atingido os resultados que atingiu em uma só gestão. E fico imaginando os resultados com duas gestões. 

Ou alguém aqui acha que para construir a quantidade de creches que se construíram ou, melhor, para construir mais de 5.902 escolas de educação infantil até 2013, por todo este país – ela havia prometido 4.000 -, para colocar quase 14 mil médicos a atender o povo lá onde a elite da medicina brasileira não quer ir, contra as corporações, sindicatos, associações e os oportunistas de sempre, precisa e pode ser mole ou suscetível à pressões?

Alguém acredita piamente que seria possível planejar, adquirir, distribuir, instalar e ver funcionar 75 mil cisternas no sertão brasileiro com molezinha e tolerância com incompetentes? 

Você crê mesmo sinceramente que não há planejamento e direção na área de minas e energia no Brasil, para manter o país sem apagão? Pensa que para garantir o emprego e a renda dos trabalhadores, para se manter em pé e trabalhando apesar de toda campanha do contra? 

Imagina, de alguma forma, ser possível planejar, executar e fazer uma Copa do Mundo impecável do ponto de vista organizativo – a melhor copa do mundo de futebol da história – apesar de toda a campanha e terrorismo contra, sendo cabeça mole e aceitando qualquer pressão? Pensa que para manter a Petrobras brasileira, apesar das campanhas difamatórias e terroristas contra, para explorar o pré-sal e encaminhar recursos para a educação, precisa ser mole, dobrar a espinha e se inclinar à pressão deste ou daquele interessado em seus ganhos exclusivos?

Então, enfim, as conseqüências sociais e políticas do governo dela avançam para além de uma perspectiva imediata e eu creio isso deve estar mudando inclusive os parâmetros de gestão de estados e municípios, de diferentes órgãos públicos e que, portanto, o que alguns tucanos e desavisados chamam de crise do estado é na verdade o olhar míope e torpe deles sobre a realidade do Brasil pós Lula. 

Eles não compreendem mesmo o que está acontecendo no Brasil e é por conta disto que estão ficando para trás, é por conta disto que estão sendo superados e que o país tem avançado em indicadores sociais para os quais eles nunca deram atenção, nem importância. E estes dados e resultados se apresentam em todos os setores e ministérios.


Assim, eu quero mesmo agradecer a cabeça dura da Dilma, porque o Brasil e o povo brasileiro, andava mesmo precisando alguém que desse certa pressão para as coisas efetivamente acontecerem e que topasse toda a briga que se geraria a partir disto. 

A mudança vai sim, continuar e eu espero mesmo que alguns entendam que aquela lógica da chantagem política, da mania de pedir paciência sem razões e aquele hábito de se considerar mais importante que as tarefas que te são dadas tem mesmo que passar, porque era assim que uma parte da pretensa elite política torrava a paciência dos governantes e do povo brasileiro.       

VEJA OS RESULTADOS AQUI: OLHA BEM OS RESULTADOS DA CABEÇA DURA DELA:http://www.dilma.com.br/noticias  

Nenhum comentário:

Postar um comentário