Powered By Blogger

terça-feira, 1 de outubro de 2013

TEMPO, VERDADE E AÇÃO - BALTHAZAR BARBOSA FILHO - DIVULGAÇÃO

Bom Dia....com filosofia de Balthazar Barbosa Filho (in memoriam).

Acaba de ser lançada uma coletânea de Artigos do nosso admirável e inesquecível professor de filosofia da UFRGS. Balthazar Barbosa Filho que recebe de postumamente: Tempo, verdade e ação: Estudos de Lógica e Ontologia. Editado por Lia Levy e Silvia Altmann, com Prefácio de Raul Landim Filho. pela Editora Paulus e Discurso Editorial - Ano: 2013 - 1ª edição.     

Só quem já foi aluno (a) dele ou quem compartilhou de alguma atividade filosófica ou cotidiana com ele sabe porque ele é fundamental para a filosofia, para o ensino da filosofia, para a leitura dos clássicos e também para a superação, com muita seriedade, rigor e coragem do que já está aí. E também há que se lembrar da graça e do fino humor e estado de ânimo de suas lições. Apesar de ser um autor com publicações dispersas foram reunidas aqui um conjunto de artigos que envolvem três grandes questões filosóficas em suas imbricações e com suas revelações possíveis 

Penso que ele foi um mestre fundamental para a filosofia, também porque fui seu aluno, mas porque a filosofia é algo que quando possui algum valor para o pensamento é lançada e vai muito além da nossa localidade, espacialidade, temporalidade e historicidade. (não somente a filosofia brasileira - a qual não depende sua existência exclusivamente do que pensam ou escrevem os filósofos, ou do que é publicado ou não publicado, citado, cotado ou elogiado inter-pares - a qual também só vai atrair a atenção externa por seus efeitos ou afinações e afinidades internas.)

Recomendo....e que se gerem bons debates, elucidações e esclarecimentos sobre isto....

Nenhum comentário:

Postar um comentário