Powered By Blogger

domingo, 21 de junho de 2009

FILOSOFIA ANALÍTICA - SEMENTES

“O que distingue a filosofia analítica em seus diversos aspectos de outras correntes filosóficas é, em primeiro lugar, a convicção de que uma análise filosófica da linguagem pode levar a uma explicação filosófica do pensamento, e, em segundo lugar, a convicção de que esta é a única maneira de chegar a uma explicação global” escreve Michael Dummett.

“Para Frege, a proposição é um nome do verdadeiro ou do falso, segundo que ela seja verdadeira ou falsa. Para Russell, a proposição é um nome do estado de coisas que ela denota. Mas para que uma tal doutrina seja aceita ( que a proposição seja um nome ), seria necessária uma transformação radical do conceito de nome.” nota. NEF, p.93

Para Frege “um pensamento” é “apenas o sentido de uma frase” ou, melhor, “a parte suscetível de verdade ou de falsidade de uma frase”.

“Deve-se separar do conteúdo de uma frase a parte que se pode apenas aceitar ou rejeitar como verdadeira ou falsa. Chamo essa parte de pensamento expresso pela frase(...). É apenas essa parte do conteúdo que diz respeito a lógica. Chamo qualquer outra coisa que mascare o conteúdo de uma frase de coloração (Farbung) de um pensamento.”


PS.: NOTAS SOBRE FILOSOFIA ANALÍTICA 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário