"all art constantly aspires towards the condition of music"
A pista de Harold Bloom sobre a importância de Pater é muito precisa e exata mesmo. Fui estudar o crítico inglês a partir daquela citação da Conclusão de The Renaissance e acabei me vendo em um oceano maravilhoso de idéias muito boas. Um exemplo é esta sobre a arte e a música que aparece no capítulo dedicado a Escola de Giorgione.
Olha só - para quem me lê com mais atenção do que o corrente - eu andei escrevendo tempos atrás sobre uma ideia de que quando a gente estuda uma melodia ou canção parecia que se aprendia uma chave que abria o caminho para varias outras canções e que eu imaginava uma forma lógica - o que pode ser a melodia ou harmonia - que era a base para várias outras canções e que assim como estudamos escalas músicas que nos dão acesso a muitas canções algumas canções teme sta característica peculiar de abrir muitas outras. Se estou correto em minha intuição bem ingenua para quem já estudou mais música do que eu, esta é, no sentido mais nobre e sublime de Pater, a aspiração de toda arte e de todo artista dar certa forma de base a uma obra que seria a geradora de muitas outras. A angustia da influência de Bloom, ou a sua anatomia deveria exibir estas relações em seu grau máximo e em sua máxima qualidade. Isso vale para toda a arte mesmo. Pintura, poesia, escultura, literatura, dança e etc...
Olha só - para quem me lê com mais atenção do que o corrente - eu andei escrevendo tempos atrás sobre uma ideia de que quando a gente estuda uma melodia ou canção parecia que se aprendia uma chave que abria o caminho para varias outras canções e que eu imaginava uma forma lógica - o que pode ser a melodia ou harmonia - que era a base para várias outras canções e que assim como estudamos escalas músicas que nos dão acesso a muitas canções algumas canções teme sta característica peculiar de abrir muitas outras. Se estou correto em minha intuição bem ingenua para quem já estudou mais música do que eu, esta é, no sentido mais nobre e sublime de Pater, a aspiração de toda arte e de todo artista dar certa forma de base a uma obra que seria a geradora de muitas outras. A angustia da influência de Bloom, ou a sua anatomia deveria exibir estas relações em seu grau máximo e em sua máxima qualidade. Isso vale para toda a arte mesmo. Pintura, poesia, escultura, literatura, dança e etc...
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