Nesta entrevista Professor Rae Langton: the world’s ‘fourth most influential woman thinker’, a filósofa Rae Langton, a partir das consequências reais e legais de uma discussão da sua análise e de sua concepção de "consentimento" nas relações sexuais, dá em seus termos - aqui traduzidos - um exemplo
do que tenho chamado de "rebatimento" (termo tirado de alguns textos
e aulas de Brum Torres nos anos 90).
Eu uso como "rebatimento" entre a filosofia
e a história (ou mundo real) assim:
"a filosofia poderia, talvez, ter mais de um efeito sobre o
"mundo real". Tão importante quanto isso, o 'mundo real' pode ter
mais de um efeito sobre a filosofia; precisamos ter pessoas reais em mente, em
nossa teorização filosófica ".
Os efeitos correspondem, ao que eu chamei
de lances de um jogo de tênis. Saque-resposta, cabendo às vezes à filosofia e
às vezes à história ou mundo real dar início a uma partida, um game ou set.
Minha aplicação disto na interpretação dos "lances" na filosofia
moderna não está preocupada com quem dá o primeiro lance, mas sim em tomar um
fragmento ou conjunto da jogada ou do rallie e observar a qualidade dos efeitos
e o tipo de resposta e pergunta apostos para a filosofia - ou este filósofo ou
esta filósofa ou outra e a realidade.
Me parece que aparecem mais qualidades
quando começamos a observar isto não com o efeitos causais, mas sim com lances,
provocações, à vezes insinuações que geram interpretações e respostas....
Uma
das experiências mais legais foi ficar observando o diálogo entre as teorias de
Locke e as leis e medidas inglesas de 1689 e depois na própria Declaração da
Independência dos EUA e nas discussões preparatórias dos chamados pais
fundadores. Ao mesmo tempo, me parece interessantíssimo olha para a tradição
política inglesa com um olho mais atento para a relação Locke e Hobbes com a
história política da Inglaterra. O "rebatimento" e o jogo de ambos é
notável e mostra mais uma vez como o pensamento filosófico pode ser um móvel
dinâmico na realidade. Seja numa preparação, seja na consolidação de uma
mudança ou de alguma nova medida na sociedade.
O que, por fim, não é privilégio
dos filósofos profissionais, haja visto que podemos considerar como pensamento
ou filosofia também idéias produzidas pro outros tipos de intelectuais e
profissionais de outros metiês.
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