Powered By Blogger

terça-feira, 25 de novembro de 2014

REBATIMENTO E EFEITOS ENTRE A FILOSOFIA E MUNDO REAL: A PARTIR DA ENTREVISTA DE RAE LANGTON

Nesta entrevista Professor Rae Langton: the world’s ‘fourth most influential woman thinker’, a filósofa Rae Langton, a partir das consequências  reais e legais de uma discussão da sua análise e de sua concepção de "consentimento" nas relações sexuais, dá  em seus termos - aqui traduzidos - um exemplo do que tenho chamado de "rebatimento" (termo tirado de alguns textos e aulas de Brum Torres nos anos 90). 

Eu uso como "rebatimento" entre a filosofia e a história (ou mundo real) assim:  "a filosofia poderia, talvez, ter mais de um efeito sobre o "mundo real". Tão importante quanto isso, o 'mundo real' pode ter mais de um efeito sobre a filosofia; precisamos ter pessoas reais em mente, em nossa teorização filosófica ". 

Os efeitos correspondem, ao que eu chamei de lances de um jogo de tênis. Saque-resposta, cabendo às vezes à filosofia e às vezes à história ou mundo real dar início a uma partida, um game ou set. Minha aplicação disto na interpretação dos "lances" na filosofia moderna não está preocupada com quem dá o primeiro lance, mas sim em tomar um fragmento ou conjunto da jogada ou do rallie e observar a qualidade dos efeitos e o tipo de resposta e pergunta apostos para a filosofia - ou este filósofo ou esta filósofa ou outra e a realidade. 

Me parece que aparecem mais qualidades quando começamos a observar isto não com o efeitos causais, mas sim com lances, provocações, à vezes insinuações que geram interpretações e respostas....

Uma das experiências mais legais foi ficar observando o diálogo entre as teorias de Locke e as leis e medidas inglesas de 1689 e depois na própria Declaração da Independência dos EUA e nas discussões preparatórias dos chamados pais fundadores. Ao mesmo tempo, me parece interessantíssimo olha para a tradição política inglesa com um olho mais atento para a relação Locke e Hobbes com a história política da Inglaterra. O "rebatimento" e o jogo de ambos é notável e mostra mais uma vez como o pensamento filosófico pode ser um móvel dinâmico na realidade. Seja numa preparação, seja na consolidação de uma mudança ou de alguma nova medida na sociedade. 

O que, por fim, não é privilégio dos filósofos profissionais, haja visto que podemos considerar como pensamento ou filosofia também idéias produzidas pro outros tipos de intelectuais e profissionais de outros metiês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário