Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de maio de 2014

16 ANOS DE ENSINO MÉDIO NOTURNO NO OLINDO FLORES

Hoje me dei por conta que estou há 16 anos lecionando ininterruptamente no turno da noite na Escola Estadual de Ensino Médio Olindo Flores da Silva (desde 1999), e me desceu a ficha também acidentalmente conversando com uma colega e alguns alunos que sou com Regina Porto e Dorami Galleazi do grupo dos professores mais velhos do noturno.Como o tempo passa e parece ainda que foi ontem que iniciei meu trabalho lá, após o Fernando Ferrari em Campo Bom (1998-2002) e a Escola Técnica da UFRGS (1995-1997). Nem consigo acreditar direito nisso pela responsabilidade e pela grande experiência acumulada em escola pública. Mas me sinto muito feliz, pois as vezes a continuidade significa algo muito mais transformador do que um bocado de mudanças para lá e para cá sem processamento algum. Acabo de chegar de lá agora mesmo - passada mais uma noite em sala de aula - e resolvi registrar isto aqui. Valeu....

P.S.: Para alguns pode parecer pouco tempo, mas minha memória que é carregada de experiências continuas e de todo tipo parece trazer uma eternidade de mais de dez mil aulas e mais de 3 milhares de alunos, e aulas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia....quando olho para traz nem acredito...não é onde estou - ainda que goste muito mesmo de estar ali o que para outros talvez seja menor - mas sim como estou e como me envolvo com isto que me surpreende e os que foram meus alunos e alunas e meus colegas e meus amigos que conhecem mais de mim que eu mesmo talvez entendam minha forte impressão deste tempo e desta intensidade...não sem erros, acertos, tentativas e êxitos....com isso jamais conseguirei me sentir um ex-professor ou esquecer do que passei e como passei, como mudei e fui mudado, moldado e formado nesta experiência bem específica de persistência e também prazer....isso vale mais que a poesia ou isso é a mais pura poesia...

Quando uma pessoa se diz ex-professora como vi estes dias fico pensando no pouco apreço que ela dá a esta carreira em virtude de seus cavacos ou do exagerado valor que ela dá a estes cavacos.....e penso então em meus colegas e em mim que temos orgulho de sermos professores, suportamos chuvas e  trovoadas, mas temos todos os dias as graças de dias de sol, de luminosidade humana e de carinho, afeto e entendimento com nossos alunos....eu não temo pelo futuro da educação...quem deveria temer são aqueles que não tratam com cuidado este tema ...na rede municipal a gestão mais medíocre da história agora joga na cara dos professores municipais a culpa sobre o que passou sem assumir seus erros, incapacidades e mesquinhez que esta envolvida nas palavras do prefeito, na condição de um secretário de educação leigo e de tantas mazelas e desmandos que poderiam ocupar uma tarde de autógrafos e de ensaios...já na educação estadual não vejo as coisas tão piores: vejo um erro de método nos encaminhamentos das mudanças na marra e sem mediação e a falta da integralidade do piso....mas não sou bobo de julgar que aqueles que já fizeram e desfizeram na educação estadual possam fazer melhor...desejo uma mudança de método na gestão estadual mas confio sinceramente em Tarso Genro para todo o resto no que toca ao estado e tenho notícias ótimas de vários setores que aplacam minha expectativa frustrada com o piso....e não confio mesmo  meu voto à mala suerte de Ana Amélia ou Vieira da Cunha...a primeira por vir de onde vem e ser quem é....já o segundo pelo que fez com José Paulo Bisol e Olívio Dutra o que não considero política nem grandeza política.....vejo caráter nas ações das pessoas não somente expressão de liberdade ou desejo de autonomia....e só para lembrar devo - não por acaso é claro - minhas duas nomeações por concurso aos governos de Olívio (2001) e Tarso (2012), bem estas são as opiniões deste professor que não sai de sala de aula nem a pau nicolau....

Nenhum comentário:

Postar um comentário