Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de julho de 2015

SUCESSOS INESPERADOS - THOREAU

 “Quem avança confiante na direção de seus sonhos e se empenha em viver a vida que imaginou para si, encontra um sucesso inesperado em seu dia-a-dia.”

Henry Thoreau


P.S.: - 16/05/2015 - Postei isto assim, sem nenhuma interpretação, após uma pesquisada de algumas quotations do Henri David Thoreau para marcar o meu dia no meu Facebook, ontem na segunda-feira pela manhã, no final do intervalo da escola. Estava pensando na tese sobre que eu ia ver ser defendida logo mais à tarde e por associação nas minhas lembranças, expectativas e ocupações. Se você ler isso assim separadamente parece lembrar um daqueles textos de interpretação de ideogramas do I Ching, mas possui nela um espírito bem interessante que não é somente ou simplesmente um emulador de um otimismo ou de uma exortação à boa vontade o que para muitos é um hábito ultrapassado e para outros mera mensagem de auto-ajuda, mas sim a relação ali encapsulada entre escolhas, compromisso com elas e certos presentes do destino que dai podem advir. Thoreau chama eles ali de sucessos inesperados e eles nos soam como prêmios obtidos não porque foram almejados enquanto tais, mas porque fazem parte do caminho que escolhemos, dos sonhos com os quais nos comprometemos, mas que não tínhamos divisado. São as gratas surpresas. Assim, eu já tinha uma grata surpresa ao saber que um dos meus ex-colegas daquela grande tribo de meninos e meninas que ao final dos anos 80 e início dos anos 90 se encontraram, caminharam e estavam estudando filosofia juntos na UFRGS, iria defender sua tese de doutorado, mas a surpresa maior foi não tanto o tema, mas o autor e a abordagem que a ele era dada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário