Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

HEIDEGGER E A QUESTÃO DA TÉCNICA - pro Francisco Rüdiger - RECOMENDO

Penso hoje que este tema da relação entre o homem e a técnica, entre o mundo da vida e estes dispositivos, métodos e transformações que se geram a partir do pensamento técnico é muito importante. Já houve um dia em que eu lia estes textos do Heidegger desconfiando da sua perspectiva extremamente conservadora, mas hoje entendo muito mais ele que parece um campônio, mas é um grande sábio em sua reflexões. E é um dos poucos que eu leio e que não dá pulos em suas exposições, fazendo sempre questão de escrever e de refletir muito detalhadamente e metodicamente. Algumas das obras dele podem ser repetitivas, mas o cuidado dele com as palavras, com a ordem de sua exposição e em ser minucioso e evitar saltos é notável. E me parece que na questão da técnica ele repete o mesmo modus operandi.

Ainda que esta obra não seja uma leitura direta de Heidegger, mas sim uma mediação e comentário à sua abordagem ao tema, eu recomendo. Porque tenho notado que todos os bons comentadores de Heidegger conseguem sempre ir alêm dele, e trazer para nós, enfim, uma dimensão de sentido em Heidegger derrubando preconceitos e desenhando o grande desafio que é de pensar novamente sobre as aparentes velhas questões, que merecem mais atenção, porque na verdade são muito atuais.

Espero que esta obra do Professor Francisco, em segunda edição seja bem recebida e gere nos professores e pensadores, cientistas e - porque não - naqueles ocupados com atividades técnicas mais reflexão sobre como tem ido as coisas e para onde e como nós vamos levar elas adiante preservando o seres humanos e a natureza.

Por fim, quem me lê sabe que estou pensando muito nas possibilidades da técnica e das novas tecnologias e do quadro geral de desenvolvimento das ciências humanas...

Parabéns para a Editora Sulina e seu Autor!....


Boa Luis Antônio Paim Gomes!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário