Pequena nota
sobre a educação: a gente estuda para ser professor. Ao fazer isto aprende um
monte de coisas, mas tem algo mais simples que qualquer conteúdo, que qualquer
método, algo mais trivial, mas não menos importante - ajudar a estabelecer os
vínculos dos alunos e alunas com a escola, papel de todos os trabalhadores em
educação & promover nos processos educacionais sempre o conhecimento dos
alunos e alunas, por parte dos educadores, isto é, saber quem eles são, o que
eles pensam, como vão as coisas, o que anda acontecendo....isso é talvez o
melhor caminho para obter melhores resultados de aprendizagem, disciplinares e
combater tanto a evasão, quanto a reprovação. Aqui, como lá em cima no andar
superior em que uma certa teoria filosófica do reconhecimento recíproco - que
tanto me estimulou a pensar a ação política - temos a questão do reconhecimento
e da reciprocidade com o outro. É aquilo que ultrapassa a subjetividade e que
constitui a tal intersubjetividade, é aquilo que ultrapassa o indivíduo que
pensa sozinho na solidão de seu eu e de seu raciocínio próprio e que o faz
compartilhar a argumentação, os sentimentos, conferir posições e opiniões e
construir coletivamente as mensagens e os conceitos, conhecimentos. São assim
que se traçam os laços a partir dos quais a aprendizagem produz melhores
resultados, mais cuidado e mais prazer na aquisição, construção e transmissão
de conhecimento - e isto só precisa começar por um gesto, o olhar e a empatia
do olhar. Humanizar a educação é sim uma grande tarefa.
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