Powered By Blogger

domingo, 8 de junho de 2014

SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922

O movimento modernista é tão importante que deveríamos começar já a preparar o CENTENÁRIO DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 - no MINC -  em todo o Brasil de modo a compreender nosso passado cultural e esta importante experiência que divide a história da cultura brasileira. 

E sacar as influências disto para que tudo que se sucede de modernismo e progresso depois também é fundamental. Quando se fala hoje em diversidade cultural é preciso compreender que suas bases mais radicais e ligadas a um naturalismo, folclorismo e  futurismo estão lá também. 

Meu primeiro trabalho escolar que me apaixonou e me entusiasmou para o conhecimento, a cultura e a ciência foi sobre A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 - depois disso comecei a gostar muito de fazer sínteses e a análises sobre assuntos, áreas e autores ou autoras de interesse...recomendo porque é um tema muito interessante e me lembra como um paradigma estético é transformado de forma tanto criativa como influenciada por tendências estéticas externas...e no caso da semana de arte de 22 foi fundamental para todo meu interesse a disponibilidade da obra de Aracy do Amaral Artes Plástica na Semana de 22. São Paulo:  Editora Perspectiva, 1973. na Biblioteca Pública Olavo Bilac - hoje Biblioteca Pública Vianna Moog em São Leopoldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário