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terça-feira, 4 de março de 2014

TAROT E OUTRAS ESCOLHAS – AINDA NA DIGRESSÃO SOBRE LIBERDADE E INDETERMINAÇÃO

Ontem no meu ensaio sobre LIBERDADE E INDETERMINAÇÃO: CONFRONTO DE ESCOLHAS, tratei nele sobre o Tarot  apenas de passagem. Este ensaio de ontem, primeiro, responde de forma liminar e superficial, desorganizada e pouco analítica e profunda, à certas interrogações que ando fazendo. Em segundo lugar ele foi provocado pela conjunção na minha tela de pensamento de idéias sobre um Filme (Onde os fracos não tem vez, 2007, dos irmãos Coen), um Texto (a crônica Pedras que Rolam, do Menalton Braff), outro Texto (a crônica O FIM, do Luis Fernando Veríssimo) e, ainda, entrou no samba final uma postagem e discussão sobre Tarot (do perfil do Renato Janine Ribeiro). Entrou nele também os meus recorrentes estudos de filosofia grega (Platão, Aristóteles, Tales de Mileto e Sócrates), onde ando entabulando, revisitando e refletindo sobre diversas coisas que incluem o surgimento da filosofia, o tema da liberdade e do destino, da indeterminação e dos acidentes na vida. 

Além disso, também o tema da escolha das cartas no Tarot, como uma escolha às cegas, me lembra que em boa parte das artes divinatórias se faz do começo ao fim, escolhas nos búzios, nas cartas, no I Ching e mesmo na astrologia em que o desenho do mapa é posto ao nascer e sofre certa evolução determinada, cuja única variação possível na vida da pessoa é com quem ela se relaciona e onde se relaciona, mas que na astrologia quando é feita uma escolha das palavras e das ênfases de significados por parte do astrólogo também há escolhas que envolvem desde a formação, concepção e metodologia própria do astrólogo até outras escolhas que incidem na interpretação. 


Comparei e comparo tudo isto com as nossas escolhas na vida que, como bem disse o professor Renato, são arriscadas também, ao meu ver, porque expressam e realizam nossa liberdade em confronto com o indeterminado.

A gente sabe bem porque são arriscadas. Ora a vida é feita de escolhas e tem sido recorrente até os usos publicitários disto para atrair estas escolhas de nós, mas algumas escolhas não são nossas, nem dependem somente de nós. A maioria das escolhas que nos definem em muito em nossas vidas aliás provém também de elementos externos à nós. Isso não significa que não escolhemos. Significa que tem mais gente escolhendo e que tem escolhas que ninguém escolheu, digamos assim.

Assim, nossas escolhas sofrem um fator indeterminado. Basicamente porque sofrem de efeitos que como muitas coisas que escapam às ciências exatas ou físicas e às previsibilidades bem e razoavelmente estabelecidas, se sucedem mesmo assim no mundo. De tal modo que não há garantia alguma do que vai ser, nem do modo como vai ser e é a vida um tipo de obra que depende do projeto, mas cujo segredo ou o mistério, o insondável e o inexplicável, o imponderável e o imprevisível rondam à nossa existência e de nossas escolhas.

Em resumo, tem uma parte que depende de nós e tem uma parte que depende dos outros, mas também há uma parte que parece não depender de ninguém ou que não é deteminável. Chamei isso que não é deteminável de indeterminado.  E esta última parte da equação do que acontece com a gente nos provoca a pensar no místico, no divino ou no que fica superior, para além do nosso alcance e que é tributado como sobrenatural.

Vou me repetir aqui. Então isso nos mostra que não depende somente de nós, de nossa prudência, maestria, virtude ou sabedoria, as condições do desfecho ou do que vai ocorrer. E nos vemos assim com duas dimensões efetivamente decisivas e indecisas. De um lado o que está ao nosso alcance o que está ao alcance de nossa compreensão (o que inclui algumas escolhas dos outros) e,  do outro lado, o imponderável, o sobrenatural de Almeida, o que é misterioso e espantoso e que nos surpreende ao longo da vida (que também pode ser resultado das escolhas dos outros. Nosso mundo de possibilidades passa a ser cindido por aquilo que podemos fazer e compreender e aquilo que não depende de nós e que também não conseguimos compreender. E as vezes aquilo que não depende de nós nos joga em um trecho pelo qual devemos passar compreendendo com muito esforço. E tal esforço pode nos levar a desistir de tentar explicar.

Como dizem e reproduzem já a exaustão por ai: somos responsáveis pelos afetos que conquistamos, somos livres para escolher, mas depois de escolhermos não escapam as conseqüências,  todas elas nos advém à medida exata do seu tempo e da afinação dos demais instrumentos e personagens da vida. Porém, não somos tão livres assim como julgamos.

O Tarot entrou nesta conversa por conta da constatação do filósofo e amigo Renato – e tomo a liberdade de chamar alguém de amigo não quando o conheço, mas quando guardo certa estima e admiração por ele e, neste caso, seja pelas epístolas, seja pelas posições, que na maioria das situações compartilho; ele  percebeu que havia algo interessante no Tarot: a escolha do consulente. Ele sempre pensou que dependesse da mão do oraculista como os búzios, e que então  surpreendido com o fato de que as cartas são escolhidas pelo consulente e que somente a interpretação é do tarólogo ou taróloga.

Excluindo a idéia de uma vidência ou do sobrenatural resta apenas o indeterminado. Porém ai há no elemento fortuito e indeterminado, um elemento para o qual nossa tendência é atribuir a alguma força sobrenatural ou mística, ou a uma vontade divina, o que ocorre, mas eu não sei não. Não sei nada sobre isto e não tenho como saber. E o exemplo do jogo de Tarot é um bom caso para percebermos isto, haja visto que ele depende de uma escolha e de um indeterminação também. Porém,  a escolha é, também, indeterminada na contraface e na ocultação da face das cartas escolhidas, pois esta escolha de cartas é feita por alguém que não sabe, enfim, qual carta está a escolher na aleatoriedade do que foi embaralhado e disposto à mesa.  É uma escolha no escuro como muitas outras em nossa vida, com o risco para o bem e para o mal disto.  (O filósofo Michael Dummett talvez tenha algo mais a nos dizer sobre o Tarot. Vamos ver isso mais de perto uma hora destas.)

Fiquei feliz ao saber que o papo dele, no Encontro da Nova Consciência em Campina Grande, sobre isto foi com a minha grande amiga Giane Portal, que é publicitária, taróloga, gatóloga, astróloga e fotógrafa. Então resolvi estender a prosa para além do que disse acima e contemplando algumas coisas que as demais tarólogas dizem sobre isto.

Eu disse a ela que tinha um texto maior sobre destino na minha página e que ofereci também como a ele e que é um começo de algo maior sobre isto que estou tratando às voltas com o livre-arbítrio, e o tema do amor, e ainda o tema geral da liberdade, o que me referia acima no confronto com a indeterminação, e que eu considerava tudo isto numa espécie de grande confronto de possibilidades na nossa vida. (Para os astrólogos sugiro pensarem bem no quadrado Plutão (Capricórnio) Urano (Áries) que para mim, na semântica astrológica é justamente o confronto entre a máxima indeterminação e a máxima liberdade, ou o máximo poder e o impulso máximo pela liberdade – nossa geração que tem isso em virgo deve toda ter boa experiência disto em alguma área de sua vida, já no meu caso vai para a análise.)

Anoto aqui que alguns vão estranhar esta minha postagem a mais não poder, tanto por seu conteúdo como pelos elementos que ela traz, mas vou tentar ser claro porque eu sei bem que há um quê ou risco de loucura nisto tudo e eu penso e digo que é bem possível mesmo. Estamos aqui nos limites máximos, na minha  opinião,  da sensatez, razoabilidade, racionalidade e cientificidade.

E eu sei que tanto a filosofia quanto o esoterismo atraem os gênios e os loucos sendo que uns viram os outros de vez enquando. E uns são tomados pelos outros na maior parte das vezes. Fui também reler agora as postagens lá e a primeira que encontrei me pareceu ser portadora de uma tendência dogmática, mas que vai se desfazendo ao longo do debate. É importante dizer aqui que isto tem ocorrido desde os idos de 2005 e 2006 também no Orkut nos debates nas comunidades de Astrologia e de esoterismo ou artes divinatórias. Debates estes que nos levaram a conquistar e conhecer muitos amigos  e amigas que hoje se reencontram no Facebook e que criam outras redes e relações alternativas. Curiosamente a reprodução desta tendência é tanto para um lado como para o outro. Ou seja, há uma tendência dogmática na defesa da cientificidade e há uma tendência dogmática na defesa da mística. Mas oq eu eu posso fazer com isso? Quase nada...   

A idéia de que há um ÓRACULO presente – que é uma entidade outra que o consulente e o tarólogo é bem clássica e acompanha toda a tradição de leitura do futuro. Haveria uma receira personagem ali que indicaria ou inspiraria como que numa possessão ou mesmo ao ombro ou guinado a mão e a fala do intérprete sobre a leitura. Não é esta uma idéia ou argumento refutável, simplesmente porque ela também faz parte do conjunto de crenças adotadas nesta ou em outra formação de tarólogo. Mas cabe registrar que já existem tarólogos que tentam trabalhar mais em uma dimensão técnica, ou seja, procuram atuar abrindo mão desta dimensão mística.

A idéia maravilhosa de CURA DA ANGUSTIA PELA PALAVRA me lembra muito Freud.  O senão aí é que nem sempre rola esta cura e que às vezes fica só a palavra e a doença ali se reproduzindo e se reapresentando e mesmo Freud percebeu isso em suas lidas com a hipnose. Percebe-se, então, o limite da cura na fala porque falta uma outra coisa nesta relação que não é somente presencial ou confessional. O nome disso em qualquer hipótese deveria ser Tratamento, ou seja, deveria - para efetuar a cura - haver a prescrição de uma conduta, porque aquele nó, aquela dor ou sofrimento, aquele rolo ou embaraço não se desfaz apenas em pensamento ou palavras.  Ainda que alguns gostem da idéia de uma cura instantânea, e se sentiriam muito privilegiados caso se desse uma iluminação ali.

Mas concordo com a opinião de muitos que mesmo assim o Tarot não é uma ciência, aliás o Tarot muitas outras atividades semelhantes, porque entendo que não é o tipo de atividade que precisa ser comprovada como tal. Assim, a atividade é ela mesma uma Arte e a sua relação com uma religião é possível ou facultativa em qualquer caso...Deste modo, não é ser ou não místico que transforma o Tarot em ciência...mesmo não sendo místico continuará sendo uma arte. 

A tendência que também aparece – que às vezes me parece uma força de atração muito poderosa quando se enfrenta o tema do imponderável ou inexplicável – é a presença constante deste lado místico, que às vezes me parece não ser um lado, mas o todo. E vem junto dela o famigerado e temível, fatal e impressionante DESTINO. Eu tendo a tratar deste tema abrindo mão mesmo do destino e atribuindo a este conjunto de possibilidades um caráter aberto e indeterminado. Ou seja, para mim não está escrito em lugar algum, vai se realizar se você e outros tomarem a iniciativa e fizerem a escolha para isto. Fiquei pensando na palavra dosimetria aqui, porque ela poderia entrar neste jogo para a gente tentar entender porque alguns destinos brilhantes não se realizam.  Ou porque alguns se realizam na mínima, na média ou na máxima acepção da palavra. Há que ter trabalho ou algo mais ai que explique. E o fator sorte, fortuito ou o acaso também entra no jogo. Assim, a tiragem de cartas, e a sua calibração depende da própria dosimetria do individuo ou consulente para se realizar e da sua exposição a estes ou aqueles elementos que fortuitamente podem beneficiar ou prejudicar o seu andamento.

Vou usar um elemento incrível aqui. O do pianista Keith Jarret. Um virtuose do piano cuja gravação mais importante e mais evocativa se deu justamente com um pi8ano ruim, com um defeito na afinação de uma das cordas o que lhe obrigava a arranjar mentalmente um acorde no entorno desta corda. O Koln Concert, junto com Kind of Blue de Miles Davis é considerado um dos maiores discos de Jazz, mas é um disco solo meu amigo e é simplesmente o mais vendido da história do Jazz. Eu tenho predileção absoluta por este disco. Mas o que aconteceu ali? O piano que ele usou era de ensaio e estava em mau estado e exigiu antes do concerto várias horas de afinação e ajuste para torná-lo usável. O instrumento era metálico e fino nos registros superiores e fraco nos registros dos baixos, e os pedais não funcionavam corretamente. Como o Concerto tinha sido organizado por uma menina de 17 anos (Vera Brandes), boa parte do planejamento prévio e de certos detalhes parece que foi dispensado. No entanto, ele foi perfeitamente gravado e registrado e se tornou neste disco memorável. Em virtude destas dificuldades  Jarrett usou muitos obstinatos e rolavaos dedos rapidamente do lado esquerdo do teclado com figuras rítmicas durante sua performance com o objetivo de dar o efeito de notas graves e mais fortes, e concentrou-se na porção média do teclado. O produtor da ECM Records Manfred Eicher disse mais tarde: "Provavelmente, Keith Jarrett fez tudo assim, porque o piano não era bom. Porque ele não cairia de amores com o som dele, ele encontrou então uma outra maneira de obter o máximo proveito disso.” (Usei aqui parte do texto do verbete da Wikipedia em inglês  sobre o Koln Concert com alguns acréscimos e alterações minhas). E isso basta para demonstrar  o que quero mostrar aqui que nem sempre as melhores condições levam ao melhor resultado e que às vezes algumas condições ruins podem levar ao melhor resultado. Substitua-se as condições ai por cartas ou pela interpretação ou pela leitura do consulente e está bem formado o quadro que eu gostaria de atingir sobre o êxito ou não de uma leitura, da sorte fortuita e das escolhas e seus limites.  
Ainda creio que seja algo opcional ou facultativo este elemento místico ou divinizante na leitura seja dos búzios, seja das cartas, seja de um mapa astral ou no lançamento do I Ching. Creio que todas estas artes preservam algo de místico e indeterminado quando seus leitores falam não mais em divindade ou deuses, ma sim em intuição. A intuição aí não é nem temporal nem espacial, sua acepção é a mesma de Insight e tudo se passa como se viesse ou sobreviesse repentinamente uma luz ao intérprete que lhe guiaria a leitura. Aqui eu encontro algo tão inefável ou místico e inexplicável como a tão desejada epifânia que James Joyce almeja em seu Retrato do Artista Quando Jovem.  Porém, vamos às palavras e às palavras velhas sobre isto. Trata-se ai deste fluxo ou discurso silencioso da alma como dizia Platão que chamamos de pensamento e que muitas vezes nos aparece como que do nada e deslinda a questão, o problema ao dá a ordem das idéias que precisamos para interpretar o mundo ou o que ts posto diante de nós. Isso acontece muitas vezes após intensa e contínua reflexão, e outars vezes num repente ou estalo e muitas vezes não acontece de bate-pronto ou instantâneo como alguns gostariam, mas acontece. E neste tema eu me pergunto: como isto é possível? (e aqui esta pergunta se lança sobre a própria filosofia, em como é possível pensar-se diferente de toda a tradição que nos circunda, o que é mais ou menos o que acontece com a boa filosofia.) Com certeza houve uma escolha nossa aí que deve começar com nossa atenção ao tema e prosseguir com nossa reflexão até que a ideia irrompe e deslinda ou desvenda a questão.

É uma escolha da preferência de quem lê e mesmo que quem leia as cartas seja cético, pode ocorrer que o consulente tenha sua própria crença e construa os significados a partir disso. Ou seja, como o consulente tem sua própria crença e Le pode construir um significado próprio sobre aquilo que o tarólogo diz. O consulente que pode ter sua crença também vive um  fluxo reflexivo e também vai atribuir significado ao que vê e escuta, ao que sente e imagina neste contexto de leitura das cartas.

A questão, então, não é se funciona bem ou mal para o místico, a questão é se você acredita e como você acredita e atribui significado ali neste contexto, o que seria ai funcionar vai depender da sua crença e da construção de sentido que você faz sobre o que é lido e que te é compreendido ou traduzido em sua linguagem de crenças próprias. Senão o que seria mesmo funcionar ai? Dar certo? Ora essa, a gente sabe que pode dar tudo errado na vida e nas cartas e a gente continuar achando que está certo, que era isso mesmo. E mesmo assim o resultado pode ser ótimo. (Recomendaria aqui o estudo sobre Teoria do Auto-Engano.)


Julguei aqui e considerei aqui que é muito importante clarificar as opções de idéias e não defender esta ou aquela dogmaticamente e tentei me dedicar, em especial, um pouco a isto porque sei que muitas escolhas na vida passam por processos como estes. Nossa compreensão de possibilidades não pode se fechar e talvez seja melhor perceber as aberturas e não tanto ter as definições finais do tema. E, assim, devolvo o baralho a mesa para que outra sorte seja lançada e outras escolhas possam ser feitas. 

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