Powered By Blogger

terça-feira, 19 de maio de 2020

ESCLARECIMENTO SOBRE MINHAS POSTAGENS E INFORMAÇÕES E ALGUMAS PROPOSTAS


ESCLARECIMENTO SOBRE MINHAS POSTAGENS E INFORMAÇÕES E ALGUMAS PROPOSTAS

Eu acredito nos dados e na evolução dos dados. Todas as informações que apresento são públicas e tem fontes oficiais. O que é de minha responsabilidade é a análise dos dados e as conjecturas que produzo sobre eles. Aqui apresento algumas considerações e esclarecimentos sobre isso.

O Governador não está indo mal, mas é muito arriscado o nosso quadro pelos dados que eu tenho observado e as tendências que são visíveis na evolução da disseminação do vírus no RS, nas cidades e regiões. Só para exemplificar rapidamente e atualizar de um dia para o outro. Já são três óbitos em Sapucaia do Sul, no município aqui do lado de São Leopoldo. E o número de óbitos no RS agora de manhã, nesta segunda feira, é de 144 óbitos, são seis a mais já, sem contar esses dois a mais de Sapucaia do Sul. Nós temos sim problemas de subnotificações de, pelo menos seis tipos diferentes que não vou apontar aqui agora e que nem todos são responsabilidade dos gestores, mas sim do modo como são alimentados os dados e da demora nos resultados de exames quando estes são feitos oportunamente. E como disse no  texto de ontem: a estratégia de testagem rápida, mesmo com seus limites, precisa ser adotada por todos os municípios ou em todas as regiões para se ter clareza da situação em cada cidade. Além disso, o rastreamento e a busca ativa também deve ser adotada. Ambas estratégias estão sendo adotadas em São Leopoldo, nossa cidade, e isso tem permitido ter uma visão talvez mais segura ou melhor da situação local. Mas São Leopoldo não é uma ilha, pertence ao eixo Porto Alegre Caxias do Sul e faz parte de uma Região Metropolitana com altíssima densidade populacional e altamente conurbada. Essa região já tem casos em todas as cidades. Essa região tem óbitos em praticamente todas as cidades também.

Vejam que também há uma espécie de Delay nos registros dos dados. Vejam que esse delay se agrava também com a interiorização, apesar do caso claro de Delay de Sapucaia do Sul que citei acima. Não estou colocando em suspeita, porém, a gestão estadual nesse tema, devo frisar aqui. Tenho divergências como professor com toda a política para a educação do Governador Eduardo Leite e também a falta de atitude do Governo Estadual em relação a seca no estado, mas em relação ao combate ao covid-19 tenho quase pleno acordo. Não gosto apenas dessa estratégia de flexibilização ou zoneamento que considero temerária e muito arriscada. Acredito que é um erro, no quadro nosso de ingresso no inverno e pela extrema velocidade de disseminação desse vírus para o qual basta uma semana de descuido para começar a aparecerem mais casos e óbitos em ciclos de 7, 15 e 21 dias. O meu objetivo aqui mão é gerar pânico, mas sim compartilhar informação e apresentar algum tipo de análise com base nos dados fechados e registrados.

Por isso, encarando a importância dessas informações,  optei na análise da evolução nacional e também em parte no estado por um recorte semanal com médias dia. Eu não tenho dúvida que boa informação pode salvar vidas, pode salvar muitas vidas aumentando o estado de atenção e mantendo as medidas protetivas e preventivas e, muito sinceramente, penso mesmo em ajudar a salvar as vidas de todos, em especial, daqueles que estão sendo negligentes, ou que estão nessa onda de negacionismo, porque o mal deles é um mal que atinge a todos. Nós precisamos sim saber o que está acontecendo e ter informações, nós precisamos ser responsáveis e conscientizar a todos sobre essas informações. Isso não é uma brincadeira.

O trabalho de quem discorda das minhas informações pode ser o de refutar o que é mentira com provas e argumentos e demonstrar o que é verdade com provas e argumentos. Pode também me corrigir com análises melhores ou mais precisas. Provas são fatuais e argumentos são racionais. A mera negação, não é refutação e acusar ou expressar que é mentira não torna algo uma mentira. Você pode ter convicções diferentes das minhas. Mas convicções só se sobrepõem de forma melhor a outras convicções com provas e argumentos, não com meras acusações ou afirmações de suspeição quanto a intenções.

Sobre a criação de pânico com essas informações, eu creio que não se trata disso. Quem entra em pânico com elas deve estar apenas negligenciando ou não estar bem informado. Eu acredito que boa informação gera proteção e um reforço da prudência das pessoas. Por fim, eu seria um covarde se aceitasse a censura ou tivesse alguma temor em relação aos que tentam me censurar ou me constranger a não divulgar o que eu sei e o que eu penso sobre o que eu sei. E, com certeza, quem tiver boa vontade e tentar compreender o que eu apresento em minhas postagens, há de entender que a minha intenção é genuína e honesta.

Vou terminar com uma sugestão aqui. Na nossa cidade, São Leopoldo, o governo municipal tornou obrigatório que as empresas notifiquem a secretaria de saúde municipal sobre os casos de Covid-19 entre os seus funcionários. É uma medida extremamente importante que vai permitir a cidade cuidar melhor dos seus cidadãos e reduzir a possibilidade de surtos de covid-19 nas empresas.  Essa medida é uma consequência direta da atuação da Secretaria Municipal de Saúde nos dois surtos identificados e controlados pela gestão municipal nas últimas três semanas. Assim, acredito também que todo empresário ou empreendedor deve adotar, além disso, na medida das suas possibilidades, uma rotina de testagem, pelo menos semanal de seus trabalhadores e trabalhadoras. Em especial, naquelas empresas que atuam em serviços essenciais ou que estão sob algum regime de excepcionalidade em relação ao isolamento e as medidas de restrições. É esta uma opinião que me parece importante. A adoção disso pode fazer muita diferença na nossa capacidade de reduzir o contágio e a disseminação do vírus no intuito de se evitar o colapso dos sistemas de saúde.  

Nesse sentido, na minha opinião, acredito que toda a população deve parar de achar que a responsabilidade sobre o que ocorre é exclusivamente dos governantes. É responsabilidade de todos. É a conduta das pessoas individualmente, com mais proteção ou menos proteção que produz resultados que podem fortalecer as medidas dos governantes ou por a perder essas medidas, aumentando o contágio, os números de casos e de óbitos. Acredito mesmo que transmitir informações sobre os dados, as medidas e a evolução do Covid-19 nas nossas cidades, regiões, no estado e no país pode ajudar a adotarmos uma conduta que proteja a saúde e a vida de mais pessoas com mais segurança e eficácia e isso é uma condição para podermos ter alguma forma de saída da Crise gerada por essa Pandemia.          


Nenhum comentário:

Postar um comentário