Powered By Blogger

sábado, 17 de outubro de 2015

MINHAS AULAS DO DIA DO PROFESSOR

Hoje lecionei em minhas aulas de filosofia sobre dois grandes pensadores e professores. Aristóteles e Kant e me dei por conta que ambos tinham nas ciências naturais seu parti pri. O primeiro na biologia, já Kant em sua grande paixão pela física e, em especial, pela geografia. Educar para mim é um pouco isso também: saber migrar do sensível ao inteligível, do físico para o metafísico e andar firme com os pés no presente lançando ideias para o futuro. Agradeço meus professores que desde os meus primeiros anos souberam me empurrar de tal modo que chego hoje a tratar destes dois gigantes da filosofia quase como se fossem próximos e íntimos por mais estranho que pareça. E tudo começou também em casa com grandes debates e estímulos a minha curiosidade e com uma professora de biologia que não tinha medo algum de filosofia e tratava Aristóteles como um amigo e com um professor de história que ensinava história a partir da história das ideias.

E como bem lembra minha amiga é também a data de nascimento de Friedrich Nietzsche.

Nietzsche é tão admirável e indefinível para mim ainda. Li ele tão cedo, tão precocemente e incompreensivelmente e num contexto existencial tão singular, em que minha causa principal era resistir e sobreviver aquilo tudo que me parecia impressionantemente louco, ousado e crítico. Mas os dois anteriores fazem parte dos capítulos finais de filosofia grega antiga e filosofia moderna. Nietzsche só poderia ser ensinado para mim após ambos e uma boa pitada de Schopenhauer e de alguns clássicos e românticos alemães de Goethe a Hölderlin. O aniversário dele ser no dia do professor é uma bela coincidência para alguém que não suportava mestres e nem discípulos. E que para mim mesmo gostando de ler e de o enfrentar  não poderia ser um mestre. Como bem, aliás, já me guiava um outro mestre hindu como Krishnamurti que se recusava a ter seguidores ou discípulos.


Bem, o amigo Elenilton Neukamp escreveu um livro interessante sobre Nietzsche e a educação. Para não ficar aqui só na minha opinião e me socorrer de alguém que pode dizer muito sobre isto e no nosso dia. Educação, par alguns, é uma profissão, mas para mim é como a filosofia uma forma de vida e de relação com o próximo, com os seres e o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário