Powered By Blogger

domingo, 22 de março de 2015

A IGNORÂNCIA DESCARTÁVEL

Tenho abordado muito esta questão de que nos tempos atuais, com as novas tecnologias, o acesso ao conhecimento é muito mais facilitado para todos. (Aqui a necessidade e a vantagem de abrir o sinal de internet no Brasil) Portanto, que, respeitados e considerados alguns limites individuais, só não sabe quem não quer saber. A dimensão disso e o impacto disso me parece bem mais positivo e virtuoso. Hoje um jovem ou uma jovem, um adulto ou um idoso com vontade de saber ou desejo de conhecimento - seja ele a mera curiosidade ou a busca disciplinada do conhecimento - tem muito mais acesso e possibilidade de encontrar satisfação deste anseio. E isso tem ocorrido aos meus olhos. Tenho alunas e alunos de ensino médio que estudam muito mais do que lhes é proposto e que encontram mais informação e fontes do que eu com minha ampla curiosidade enciclopédica juvenil encontrava no passado. E eu não vejo como não ver as consequências disto surgirem nos próximos 10 anos e com uma nota muito interessante: isso passa a não depender mais dos fatores de renda e tipo de escola. Ainda que não chegam estes ganhos tecnológicos às camadas mais pobres, muitos jovens já estão avançando e muito no conhecimento. Os que tem vontade encontram então os meios para satisfazê-la. Sobre Descartes e a vontade minha reflexão me leva a pensar numa muito próxima revolução filosófica que, entretanto, não se dará mais por síntese subjetiva ou em outras palavras não resultará mesmo de uma reflexão solitária frente ao fogo da lareira com este caderno entre as mãos. E sim a cognição depende da vontade e da forma como a vontade encara seus limites e tem condições de superá-los com instrumentos, métodos e novas figuras de representação do mundo. Enfim, prevejo sim, que chegará um dia na era do descartável que nada será mais descartável do que a própria ignorância. E com uma pitada de retórica aqui: quem me entende, vai lá estudar mais um pouquinho....

graçias ao Jar da Rocha e ao Alexandre Noronha Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário