Powered By Blogger

domingo, 18 de maio de 2014

#VAITERCOPA

Eu tenho diversas formas de opinar sobre diversos assuntos nesta vida. Creio que há um exagero na crítica em todos os sentidos. Criticamos as coisas antes delas ficarem prontas. Criticamos as coisas por criticar e não acredito que alguém se torne mais sério por discordar ou ser a favor da copa. Vejo muito exagero e também uma espécie de vingança subjetiva se apresentando aqui. Deveria haver uma forma de fazer certa terapia grupal com os brasileiros de tal modo a curar esse arrivismo sem fronteiras e o vale tudo corrente que fica ampliado aqui na internet e nas redes sociais. Menos, bem menos, a copa vai passar e eu gostaria muito que o Brasil fosse campeão que tudo desse certo e mais ainda que a nossa democracia em sua infância amadureça mais ainda. Não vivo no Rio de Janeiro, mas o governo do RJ foi eleito pelos cariocas e poderá ser mudado por eles também. Creio que seria bem melhor que as pessoas participassem mais da vida política brasileira o que é bem mais do que ter opinião ou posição. Envolve levar a sério os espaços de participação e de representação. Eleger melhores deputados e senadores. Discutir as prioridades nacionais e ter uma agenda e um programa para o Brasil entre as mãos para discutir com partidos, representantes e demais cidadãos e eu colocaria como item número um disto a REFORMA POLÍTICA. "Não vai ter copa" para mim é uma aventura e mais da metade dos que estão contra a copa colocam defeito nela, mas vão faturar com ela. Sobre os temas da saúde e da educação que tanto nos tocam eu pergunto apenas: Quem participa dos Conselhos de Saúde de sua cidade? Quem participa dos conselhos escolares de sua comunidade? Mãos à obra então, porque entra muito dinheiro e tem muita coisa para ser fiscalizada para além do dinheiro. Quer ver? O compromisso dos médicos com suas jornadas de trabalho e protocolos e o compromisso dos educandos com seu próprio estudo. Tudo isso exige mais participação de país, mães e cidadãos. A copa é nossa e a conta inteira é nossa também. Então é da nossa conta a copa, a saúde, a educação, a justiça e o sistema político brasileiro. Ninguém senta mais em cadeira política alguma sem ter sido eleito, sem se filiar a um partido e sem ser portador de alguma forma de programa e é isso que é um papo sério para mim. Depois da Copa e depois das eleições eu quero muito que todos continuem engajados para além das opiniões porque tem muita coisa para mudar neste país e ou nós o povo fazemos isso ou não será feito por ninguém, e, enfim, sem democracia até a possibilidade de mudar ou discutir a mudança fica afastada. O que me leva para o último itém: Alguém acredita mesmo que desestabilizando a sociedade brasileira ou o sistema político brasileiro, vai promover alguma mudança para melhor? Aquele abraço....

Nenhum comentário:

Postar um comentário