Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de maio de 2014

O CAMINHÃO DO PSOL E A ESQUERDA NO BRASIL – PELA REFORMA POLÍTICA

Aviso aos navegantes,  continuarei no PT e apoiando o PT, continuarei me julgando de esquerda, enquanto nada melhor e mais efetivo se apresentar, mas isso não me impede de fazer a crítica interna e externa do que se julga esquerda e se pretende como de esquerda.


A esquerda brasileira – tanto a velha esquerda que esteve habitando dentro dos partidos da era Vargas e da ditadura militar – PTB, PMDB, PDT e etc, a mediana esquerda que na minha avaliação inclui PT, PCdoB e PSB desconsiderando-se com respeito, porém, a tradição do PCB desde 1922 e suas descontinuidades, os desvios, opções ou novas orientações do PSB e PV, e quanto à nova (pós 1991) e novíssima (pós 2005) PSTU, PCB, PCO, PSOL - continua padecendo dos excessos dos singulares, das ambições individuais e também daquela falta de método e das velhas desmedidas possíveis. Ou seja, a esquerda sobre vive dentro de um sistema político cuja face eleitoral é sempre diferenciada da face programática, um sistema cujo financiamento de campanha funciona como uma clausula de barreira mesmo aos candidatos mais reformistas. 

Na minha abordagem tudo neste debate é MÉTODO...e a cada dia me convenço mais que esta é uma das preliminares em toda a discussão da esquerda...e vale a crítica...porque também precisamos mesmo pegar geral...Ou deveríamos admitir o simplismo de alguns que se consideram esquerda a priori e excluem os demais da esquerda, como se tudo se passasse na mais plena homogeneidade dentro dos partidos de esquerda? Não é verdade isso. Podemos encontrar casos e quadros de esquerda ainda em todos os partidos listados acima, com arranjos estranhos, com alianças estranhas e com problemas específicos em todas as agremiações citadas acima. Por conta disto penso que todos os intelectuais e militantes de esquerda em todas as agremiações podem fazer certo esforço de diálogo e começar a discutir isso, começar a pensar nisto tendo em vista que após as eleições de 2014 comceretza deverá haver uma reconfiguração e uma certa depuração de posições. Nenhum partido sério fica mais de dez anos sem saber seu papel e sem definir melhor seus aliados e seu campo de diálogo, recorte ideológico e propósitos estratégicos. Mas sei – desde já - que para alguns não pode haver discussão porque consideram a estratégia do PT recuada ou reversa, mas a pergunta que se faz é se querem mesmo um movimento de massas? querem mesmo uma revolução ou estão apenas buscando o poder?

Na minha opinião este é um grande desafio para ingressar, se manter e confirmar tanto partidos de massas quanto políticas de massas no Brasil. E o meu partido tem sobrevivido a esta sabatina e desafio com gestão da institucionalidade, movimento social e atuação cotidiana não somente eleitoral. E apesar dos seus condicionantes e limitações disputa a terceira reeleição e a sétima eleição para presidente com chances de vencer, sem ter sucumbido, como julgam alguns, ao abandono da política, ao abandono do debate político, à formulação de propostas e políticas e dos programas e de ações voltadas para o povo brasileiro. E não é preciso ir muito longe para perceber que o PT tem gasto mais tempo em formulação do que em críticas ao campo de esquerda por conta de que há sim necessidade de unidade da esquerda para preservar a democracia e para promover mudanças com apoio popular e com pressão maior dos movimentos sociais.

Após ler sobre a desventura do professor de filosofia da USP, Wladimir Safatle que retira sua candidatura ao governo de São Paulo pelo PSOL e as suas reações e dos seus simpatizantes, exclamei e escrevi: Então é assim A NOVA ESQUERDA? na primeira freiada cai todo mundo do caminhão chorando...a força da ironia não deve ser entendida como um desprezo ao candidato, mas sim como uma percepção deste escândalo sistemático em que se encontra a dita esquerda no Brasil o que o próprio Safatle percebe e expressa em sua entrevista seguinte ao processo. Ele recebeu uma clássica puxada de tapete, sem a menor cerimônia e o menor respeito dos dirigentes do PSOL de São Paulo.

Não posso dizer que esta é uma expressão direta, mas me simboliza o tipo de situação que poderia ser descrita por esta metáfora do caminhão.  Eu fiquei imaginando, então, como seria um governo de um cara desses cuja base e direção política e partidária se comporta desta forma e o que será de seus apoiadores entusiasmados. Porque se tem uma coisa que a gestão publica impõe é a capacidade de negociação e a efetiva indicação e deliberação sobre prioridades, agenda e posições coletivas organizadas. E nem sempre se realiza tudo que se propõe numa plataforma política, mas se deve seguir no rumo acertado e acordado. Na minha opinião franca se o PSOL não consegue respeitar seu pré-candidato o que será de um governo seu. Um governo de muitas crises, traições e instabilidades cuja plataforma será soterrada pela dinâmica do conflito interno. Isso é um franca demonstração de imaturidade.

Por vezes se luta simplesmente para não recuar do que se conquistou e se precisa optar por outras soluções sim que as divisadas inicialmente. E isso não pode ser qualificado de realismo ou pragmatismo simplesmente. E Ironizei sim aos deuses....meu deus...ó Zeus, por Júpiter!!!! Porquanto, um governo incapaz de navegar na tempestade tão pouco poderá tirar proveito adequado da bonança.

Devo confessar, porém, que eu não tenho a menor ideia de qual foi a experiência militante deste rapaz antes, qual foi sua formação política real, nem em qual movimento ou organização ele atuou, muito menos se resolveu fazer política aos 40 anos, muito menos posso julgar a filosofia que ele produziu ou como ele foi chegar a ser professor da USP – ainda que seja possível já obter respostas e conhecimento para todas estas informações aqui na internet mesmo, mas é uma façanha digna de preocupação que na construção e na desconstrução de uma candidatura da tal "nova opção de esquerda brasileira" aconteça o que aconteceu com ele e como ele se portou para responder a isso.

E não dá somente para culpar o Partido ou os dirigentes não. Seria um gesto muito menor fazer isto assim desta forma, pois continuaria naquele papo da política que está errada e daquele que não faz política alguma por conta disto é o inocente. Então descobriu agora que tava mal casado meu filho? Volta para Atenas e já. Finitus est...

A ironia de abandonar Siracusa é uma forma de bom humor para com as desventuras do professor que vale para todos os intelectuais que metem o bedelho na política e sofrem as mazelas já conhecidas, por responsabilidade sua e do lugar onde foram meter o bedelho também.
A reação de um amigo - também professor de filosofia - e simpatizante creio do Safatle e do PSOL foi dizer que o PT não era mais um partido de esquerda e que isso também acontecia no PT antes. Discordo disto nos dois sentidos. Tanto ao que o PT é realmente, quanto ao modo como isso acontece ou aconteceu no PT. Dificilmente a queda do caminhão importava para algum militante do PT uma questão pessoal ou uma tarefa intelectual subjetiva como se vê neste caso.

Respondi mais ou menos assim: Me desculpe meu amigo, mas isso só demonstra imaturidade política e incapacidade de construção política...e o PT não deixou de ser esquerda porque não se enquadra nos teus conceitos....ser de esquerda não é um atributo conceitual..envolve práticas e materialidade, envolve valores e prioridades e também métodos e mediações....

E que julgava sim que há um grande desafio de agenda e mediação a qualquer partido de esquerda no poder e nada garante que os demais farão melhor. E não falo com temor algum que às vezes se opta pelo possível para fazer o que é necessário...e não pelo necessário para ficar no impossível...e isso não é uma mera brincadeira de modalidades lógicas ou alguma equação intelectual ou teórica que está habitando o mundo das idéias maravilhosas e dos idéias inatingíveis, nem muito menos uma escolha sem orientação ideológica e sem prioridade real e concreta.... 

Uma amiga me ponderou que era para ir “degavar” com as pedras. Pensei quando a Olga fala em "degavar" acima deveria ser também para lembrar que nós já passamos por algo parecido um dia....mas dev o dizer que se não superamos isso, pelo menos respondemos de forma diferente para isto...O novíssimo PSOL já tem quase dez anos e sei bem que deve avaliar seu processo também internamente. Que cabe aos seus valorosos militantes fazer isto. Agora se ficar o resto da sua vida parametrando tudo com o PT, não irá mesmo muito longe...o que torna o PSOL de esquerda deve ser bem mais do que ir contra o PT simplesmente....pelo que? Pelo Mensalão? Pela Reforma da Previdência? Pelas alianças com setores da direita e ultra direita no congresso? Pelo golpismo institucional e aventureiro adotado por alguns de seus militantes? Para ficar na pauta respeitosa e suave aqui.

Além disso, afirmei que estamos numa situação em que no único lugar do mundo em que a esquerda sobrevive no poder com uma agenda popular é aqui e, então, seria bem bom que certos militantes se dedicassem a inventar algo de novo efetivamente e passassem a parar de repetir velhos erros - o que não se resume a um partido, mas sim a políticas públicas e a propostas. Será que pode sair algo de novo numa esquerda que preserva certas práticas e que continua confundindo institucionalidade com movimento social? Uma espécie de esquerda que continua se portando como se o jogo político de esquerda fosse um processo de quem é mais espertinho ou tira proveito mais rápido na mídia e na esfera da opinião pública. E não se trata ai somente do espírito de assembleísmo juvenil ou sindical, não se trato do jogo de questões de ordem, do discurso para a platéia e nem muito menos do privbilégio de coordenar os debates, se trata também de uma ética política em que certas jogadas, manobras, arquiteturas e agilidades  não valem mais.

E eu ainda, portanto, após todos estes anos de militância estudantil, sindical, partidária e de gestão, penso muito mais ainda na questão de método: não adianta querer fazer a coisa certa da forma errada....E sei que esta ponta da crítica também vale para alguns segmentos e ações de companheiros do PT...Por fim, ao ver a entrevista do Safatle me dei por conta de outra coisa: temos acordo na crítica geral dele aos burocratas, aos tecnocratas e aos pseudo gestores e que tem competência de gestão – aqui em São Leopoldo estamos assistindo e reagindo aos que se dizem com Excelência em Gestão do PSDB/PMDB e que estão estagnando a cidade e prejudicando os cidadãos e servidores municipais com o Pior Governo da História de São Leopoldo.  

Nós já havíamos  discutido REFORMA POLÍTICA antes pelas mesmas razões quais sejam impedir que o poder econômico interfira na democracia brasileira, impedir que os oligopólios dominem e criar condições para que propostas novas e mais transformadoras sejam apresentadas – o que para mim continua sendo o principal e o maior desafio para qualquer militante progressista ou de esquerda, e isso independente de partido...o futuro ainda precisa ser construído ele não será iniciado somente no executivo não....


Para terminar, há um deserto à nossa volta, estamos juntos nessa e precisamos ser capazes de construir o novo juntos ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário