Powered By Blogger

terça-feira, 2 de julho de 2013

UMA LUNÁTICA CRIATURA DO MUNDO VIRTUAL

Custo a acreditar em certas coisas, mas hoje em uma postagem do Facebook do Aldeia Gaulesa Uma lunatica criatura do mundo virtual.vi o retrato da pandemia anti-comunista e anti-petista à cores. Eu custava a acreditar nisto, mas as coisas tem  se mostrado assim mesmo no Brasil hoje. Fico imaginando a sandice de quem pensa assim e a sandice de quem acredita em quem pensa assim. 

O texto da Aldeia Gaulesa comentando este personagem é ilustrativo:


"Estranhas criaturas habitam os subterrâneos da internet. Criaturas que usam a internet como uma espécie de refúgio para dar vazão a todo o tipo de sociopatia e transtornos psíquicos. Muitos o fazem na esperança de encontrar audiência para as suas ideias e com isso difundir - ainda que residualmente - junto a outras pessoas suscetíveis a elas.


São "criaturas virtuais" porque seus discursos não guardam, necessariamente, nenhuma relação com o "mundo real" e tampouco conseguem influenciar qualquer coisa para além de um pequeno grupo de pessoas no ambiente virtual, sem consequência alguma no mundo real das pessoas.

No Facebook me deparei com uma dessas curiosas "criaturas virtuais". Através de um vídeo, buscava "alertar" os internautas para uma tentativa, em curso pelo PT, de "preparar um golpe comunista contra os brasileiros" (Sic).

No vídeo, os argumentos delirantes são enfileirados, sem nenhum dado concreto sobre o tal "golpe do PT", que segundo ele, acabaria com a democracia. A solução proposta é uma bela demonstração dessa esquizofrenia delirante presente em muitas destas "criaturas virtuais": para salvar a democracia, acaba-se com a democracia através de um golpe para "derrubar o PT"!"


Isto é um sintoma muito interessante do grande investimento do PIG - Partido da Imprensa Golpista, e dos formadores de opinião que tem investido nesta forma de pensamento no Brasil.

Apesar de vislumbrar um caráter facista e nazista nisto tenho certa tranquilidade porque não vejo o Brasil migrar nesta direção.Não me assusta tanto, mas me lembra algo sobre o tipo de educação ideológica que tem sido dada a algumas pessoas sem nenhum compromisso com a verdade histórica, nenhuma relação com os fatos. 

Isto é uma distorção e um torção incrível da realidade..e me lembra também todo o cuidado que eu tive me todos estes anos com a minha forma de ensinar história, com a minha forma de ensinar filosofia e com a minha forma de ensinar sociologia, sempre garantindo o contraditório e fazendo uma defesa da plena liberdade de escolha política e partidária.

Quando vejo isto lembro também de alguns colegas meus  do passado que não conseguiam simplesmente guardar seus preconceitos e teorias da conspiração para a sua esfera privada...doença é doença...e a democracia nos impõe o dever de procurar sempre equilíbrio e fastara as pessoas das tentações para uma política de ódio, raiva e preconceito....e hoje mesmo exclui duas pessoas da minha lista..aliás exclui e bloqueei porque em nenhuma postagem deles havia uma gota de argumentação ou de uma compreensão da realidade sem tintas forçadas de um exagero, apelação e baixaria.

O primeiro chamou Lula de monstro e o acusou de ficar fazendo MARKETING na Africa. Postei o discurso de Lula na Africa e ele sequer argumentou ou entendeu a importância não de Lula, mas do que ele estava fazendo lá e do que ele estava lá a dizer. E eu fiquei pensando que havia me enganado de amigo e resolvi excluir e bloquear.

Já o segundo eu observo a um tempão. Primeiro desliguei de minhas amizades, mas não bloqueei e ontem ele me entra no meu mural a postar uma lista de bobagens e opiniões em defesa de FHC. Eu pensei: o cara surtou no meu mural, sem apor nenhum argumento  resolvi bloquear e ponto. Se ele quiser dizer o que quiser diga, mas no seu próprio mural ora esta. 

Assim, vamos com calma pessoal...o mundo não vai acabar amanhã e o futuro do Brasil no que depender de mim e daqueles que compartilham comigo a visão política do Brasil é para todos...Mas uma coisa é certa. Precisamos mesmo da reforma política porque a parte pior destes caras é que eles tem poder econômico e midiático para levar o nosso pais para um INFERNO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário