Powered By Blogger

domingo, 15 de dezembro de 2019

RELAÇÕES VERTICAIS


RELAÇÕES VERTICAIS - 12/09/2019

Tenho percebido a recorrência de um quadro típico em relações infelizes. A maior parte delas é vista quando uma relação vertical atinge as características quase finais do distanciamento e do afastamento. Em alguns relacionamentos esse fenômeno só aparece a partir de uma crise de traição ou do mais completo desinteresse pelo outro. A assimetria econômica e profissional entre os membros do casal abre um abismo entre eles. Com esse aspecto de relação vertical entre profissionais também acontece isso.

Deve ser muito difícil com o avançar do tempo superar uma relação verticalizada já na origem.

Estou conversando com amigos e amigas e elaborando um pensamento sobre isso.

Acho que essa questão das relações verticais baseadas em diferenças de renda, idade, escolaridade, status profissional e etc, são ou configuram uma espécie de problema de assimetria nos relacionamentos. Gera conflito de subordinação ou submissão. E psicologicamente parece bloquear a evolução do relacionamento para um relacionamento horizontal.

Aliás, pensando nisso me desce a ficha de muitos relacionamentos infelizes por verticalidade ou assimetria. No começo você vai relevando, mas cedo ou tarde essas diferenças se pronunciam. É preciso ter muito amor e compreensão mútua para neutralizar o papel dessas diferenças na relação.

Não tinha parado para expressar isso ainda. Então, pode ser que tenha que aprimorar mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário