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quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

A VITIMIZAÇÃO MASCARADA DE LIBERDADE


A VITIMIZAÇÃO MASCARADA DE LIBERDADE

Devemos sempre tentar quebrar o jogo da vitimização nos processos e nas relações pessoais. E a vitimização também pode começar por uma ilusão de liberdade acompanhada de uma grande tentativa de controle do outro. A ilusão de liberdade transfere para o outro a culpa da sua frustração e do seu próprio medo de envolvimento. A tentativa de controle se consagra, ao final, na punição do outro.

É preciso perceber essa dinâmica. Essa talvez seja uma, entre outras formas, de se libertar da dor e da repetição da mesma dor ou sofrimento nas relações humanas. Isso envolve romper essa espécie de compulsão a um comportamento quase automatizado ou/e naturalizado que repete uma espécie de mania.

Essa compulsão evidencia dois mecanismos muito interessantes e que são combinados. Um de ação, que consiste em fazer as mesmas coisas que já não deram certo em outras vezes. O outro, em repetir os mesmos discursos sobre estas experiências. Essa junção entre ação e discurso repetido deixa apenas mais fácil ao discurso de vitimização a condição de passividade: de um lado você acredita que sofreu algo, do outro, a ilusão de que está se libertando disso, ainda que repetindo o mesmo discurso do sujeito que era passivo e vítima da circunstância.

Essa quebra da compulsão não se traduz apenas em abdicar do discurso da vitimização, como se a partir dele ou do abandono dele, você te tornasse livre por uma expressão de consciência do que você mesmo criou. Para sair desse labirinto, a quebra desse mecanismo é fundamental, na ação e na reação às circunstâncias e, assim, impedir a si mesmo de voltar a esse pensamento recorrente.

Quebrar ou não aceitar o jogo de culpa envolve, ainda, fazer certa exclusão dos elementos de um balanço de responsabilidades com o outro, em que é reapresentado o mesmo complexo, esquema ou sistema de avaliação. Para isso, é essencial abandonar o excesso de condescendência com o outro e consigo mesmo. Ou o jogo de empurra-empurra da culpa perseverará e você nunca vai fechar o processo ou equilibrar as relações de forma justa e sensata.

Inclusive, precisamos aprender a negar que você e essas pessoas são vítimas dos astros, das cartas, dos deuses, dos pais e mães e do mundo. Em especial, com aquelas pessoas que já têm o privilégio de realmente pensarem nas suas vidas e fazerem suas próprias escolhas. Aquelas que, por pior que se sintam, têm uma vida repleta de escolhas, em um patamar superior às demais. Claro está que as pessoas que tem esse privilégio nem sempre são aquelas que alegam possuir esse privilégio. Porque mesmo argumentar nesse sentido pode ter por base apenas a fantasia de que se é livre nas escolhas porque se possui um discurso que combina com elas, e que promove a legitimação dessas escolhas.

Pensemos na quantidade gigantesca de pessoas que não têm essa liberdade. Quando fazemos isso, percebemos o quão pueril e infantil é o queixume ou muxoxo de certas pessoas. Daí que eu diria que a análise ou psicanálise foi criada para dar um start nesse processo, mas que hoje temos outras formas de liberação dessa culpa, dessa vitimização, desse tipo de sofrimento.

O crucial é reconhecer o problema e pedir ajuda, mais que isso, se tornar completamente responsável pelo que ocorre antes disso e após a crise. Não se trata de instaurar uma grande culpa ou pecado, porém de construir a compreensão dos dispositivos de transferência e de pseudo-libertação para não repetir eles. Não se trata da abertura de um processo do santo oficio em que as culpas serão distribuídas e desviadas para que se abra, assim, um justo relatório em sua narrativa e um grande purgatório, em suas ações ou decisões, de punição de si mesmo ou do outro. 

É preciso também ser responsável pelas nossas próprias interpretações ou explicações dos fatos e dos sentimentos e pensamentos. São escolhas nossas. A adesão a esta ou outra abordagem deve ser consciente e reflexiva. Por fim, nem você mesmo merece isso, muito menos o outro.

Obs.: tem uma tradição muito grande que chama as manifestações desse tipo de processo de histéricas. Eu acho um nome muito feio para algo que parece apenas uma grande confusão entre os nossos desejos e ideias e a nossa instabilidade e insegurança comum em tempos líquidos.


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