A PONTE DE FERRO
A Ponte Ferroviária sobre o Rio
dos Sinos é um símbolo da importância econômica e política da colônia de São
Leopoldo, adquirida através da imigração alemã. A ponte constitui-se na
primeira travessia ferroviária do Rio Grande do Sul e a segunda ponte sobre o
Rio Dos Sinos, sendo contemporânea à Ponte 25 de Julho, que foi inaugurada em
1874 e primeiro bem tombado pelo IPHAE no ano de 1980 (Portaria 10/80). Foi
inaugurada em 1876 como ampliação da estrada de ferro existente entre a cidade
de São Leopoldo e Porto Alegre, primeiro trecho de circulação de trens no Rio
Grande de Sul. A Estação Ferroviária de São Leopoldo foi inaugurada em 14 de
abril de 1874 e hoje abriga um importante acervo da história ferroviária do RS,
e como patrimônio histórico denominado de “Museu do Trem” também está na lista
dos bens tombados pelo IPHAE através da portaria 16/90 de 24.09.1990. Esta
Ponte Ferroviária é o primeiro vão que faz parte do conjunto de pontes de travessia
do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, no
caminho para Novo Hamburgo que será concluído em 1876, a meia milha
daquela cidade, sua extensão tem sete vãos, o maior de 60 pés, somando no
total, 244 pés. Ela integra como bem, a Lista do Patrimônio Cultural de São
Leopoldo, no item Monumentos. Está localizada junto à Avenida Mauá, que corre
paralela ao trajeto e linha do Trensurb, no seu conjunto ocupa praticamente em
extensão e largura, o Rio dos Sinos no sentido margem sul/norte.
Obs.: Da série de textos para Praças e Monumentos do Projeto da Semurb e da Administração Municipal. Trata-se de registrar em placas nas praças e monumentos parte da história desses locais e de seus homenageados.
Agradecimento especial ao historiador Márcio Link que contribui com boa parte das informações aqui apresentadas.
Agradecimento especial ao historiador Márcio Link que contribui com boa parte das informações aqui apresentadas.
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