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quinta-feira, 5 de setembro de 2019

A PONTE DE FERRO


A PONTE DE FERRO



A Ponte Ferroviária sobre o Rio dos Sinos é um símbolo da importância econômica e política da colônia de São Leopoldo, adquirida através da imigração alemã. A ponte constitui-se na primeira travessia ferroviária do Rio Grande do Sul e a segunda ponte sobre o Rio Dos Sinos, sendo contemporânea à Ponte 25 de Julho, que foi inaugurada em 1874 e primeiro bem tombado pelo IPHAE no ano de 1980 (Portaria 10/80). Foi inaugurada em 1876 como ampliação da estrada de ferro existente entre a cidade de São Leopoldo e Porto Alegre, primeiro trecho de circulação de trens no Rio Grande de Sul. A Estação Ferroviária de São Leopoldo foi inaugurada em 14 de abril de 1874 e hoje abriga um importante acervo da história ferroviária do RS, e como patrimônio histórico denominado de “Museu do Trem” também está na lista dos bens tombados pelo IPHAE através da portaria 16/90 de 24.09.1990. Esta Ponte Ferroviária é o primeiro vão que faz parte do conjunto de pontes de travessia do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, no  caminho para Novo Hamburgo que será concluído em 1876, a meia milha daquela cidade, sua extensão tem sete vãos, o maior de 60 pés, somando no total, 244 pés. Ela integra como bem, a Lista do Patrimônio Cultural de São Leopoldo, no item Monumentos. Está localizada junto à Avenida Mauá, que corre paralela ao trajeto e linha do Trensurb, no seu conjunto ocupa praticamente em extensão e largura, o Rio dos Sinos no sentido margem sul/norte.

Obs.: Da série de textos para Praças e Monumentos do Projeto da Semurb e da Administração Municipal. Trata-se de registrar em placas nas praças e monumentos parte da história desses locais e de seus homenageados. 

Agradecimento especial ao historiador Márcio Link que contribui com boa parte das informações aqui apresentadas.

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