Powered By Blogger

sábado, 5 de abril de 2014

O RISO DE JOSÉ WILKER

PASSEI UM POUCO DE TEMPO PENSANDO EM VOCÊ E EM COMO TE DAR UMA PEQUENA HOMENAGEM COM MINHAS PALAVRAS OU NOSSAS PALAVRAS.

Vi algumas coisas aqui e ali, um depoimento do Ari Fontoura que chama pela tua falta,  uma entrevista recente de 2012 que vi agora a pouco em que destes algumas pistas pequenas de tua trajetória. Mas devo te ser "Justo, Muito Justo, Justíssimo" guardarei de ti teu riso, tua auto-ironia e teu ar de façanha e audácia. 

Quero guardar também de ti na lembrança e rever algumas vezes tuas personagens, tua empostação e ataque com aquela voz grave e tácita, seca e maleável que ia do engraçadinho ao sério em segundos e que as vezes misturava um sério e engraçadinho, um vilão e um pobre homem, um crente e um audaz, um amante e um odioso durante toda a tua carreira. E não dá para te resumir à televisão - ainda que seja através dela que mais brasileiros tem a oportunidade de ver atores excepcionais e muito talentosos. 

9 entre 10 dos que agora passam a ser teus donos diriam que foste mais ator de cinema, com grandes e muito corajosas experiências de teatro, muita popularidade em televisão, e algumas experiências aqui e ali de diretor.

Mas teus amigos já dizem e não deve ser por gabolice de toda a tua graça real, gentileza nordestina, e tuas manias poéticas. Hildegard lembra dos livros de poemas que deste de presente para muitos e outros vão lembrar - e há quem diga que era teu hábito mais precioso - de quantas vezes tocou o coração das pessoas à tua volta.

Vou lembrar do Vadinho e suas desinibições paradigmáticas - penso que aquilo foi revolucionário e libertador em seu tempo. Vou lembrar de Bye Bye Brasil e de tudo que se passou de lá para cá. Vou lembrar dos filmes que vi e vou ver os que eu não vi. Pois creio que para julgar tuia obra há que se passar ao cinema. Mas vou aproveitar e dar uma olhada nos teus textos.

E vou lembrar também de tuas palavras e surpresas que emocionaram e fizeram rir tantos aqui e ali. Tua brincadeira com as palavras não era chiste nem wit, era somente teu pensamento pondo mesa na indeterminação do mundo.   

Também quero guardar pelo menos duas palavras de tua auto-descrição sobre o acaso de tua trajetória em meio a tantas leituras, e sobre a tua visão de um país indeterminado mas que anda se encontrando mais, apesar de confuso. E também algumas notas de tua vida. 

Num necrológio há de alguém fazer justiça ao teu começo como ator que tentava aplicar o método Paulo Freire e que estudava muito para fazê-lo e refazê-lo de acordo com o público. E, enfim, me chamou muita atenção tua recomendação precisa: É PRECISO LER E LER MUITO! PARA PODER LER O MUNDO, LER AS PESSOAS E SUAS VIDAS!!! Quando disseste que esta era tua chave para a interpretação.

E, enfim fiquei pensando em teu gesto decisivo de construir  a personagem de Antônio Conselheiro, olhando e observando um dia inteiro uma pequena estátua de barro sobre a mesa. E me lembraste o velho Freud que conseguia ver as formas de pensamento e vida assim também sobre sua coleção de estatuetas. E muitas outras dicas que provavelmente passaram a ser colecionadas por jovens atores e pessoas que admiram esta arte, seja de fazer gente que nunca existiu seja de fazer gente que já viveu e que merece mais nossa atenção..    

Eu entendi uma coisa de ti: jamais voltar, jamais sofrer, sempre sorrir...

GRANDE ATOR!!!!

P.S.: Pelo visto eu deveria fazer constar aqui também que José Wilker me parecia anarquista...graças à Deus....mas não tenho certeza, e pouco me importa - mas quê nada - disto não se tira o mérito de sua obra ou de suas ideias nem se lhe dá mérito também...e ao mesmo tempo não me impede de reconhecê-lo como tal....e lhe elogiar com todo meu carinho possível que eu julgo sinceramente que ele merece....e vou citar a frase dele que mais me impressionou aqui e que foi reproduzida já por outros - como Marcelo Serrado em uma entrevista de hoje - "se veres um problema mergulha no reino das palavras que lá encontrarás a solução..." e eu tento mergulhar muito sinceramente no reino das palavras também...e ele era uma pessoa cuja atuação era muito marcada pelo uso da palavra, não somente dos gestos ou de suas ideias subjetivas....e me sinto muito gratificado ao tentra compreend~e-lo também com e por meio de palavras....

Nenhum comentário:

Postar um comentário