Powered By Blogger

terça-feira, 23 de abril de 2013

THEODOMIRO PORTO DA FONSECA: PEQUENA NOTA HISTÓRICA

O Theodomiro Porto da Fonseca foi com certeza um grande cara. Mas como todos ou a grande maioria dos melhores políticos do Brasil foi sacaneado e traído, isso também aconteceu com ele aqui em São Leopoldo. E isso não acontece pelo bem comum não. Em geral eles são traídos por interesses mesquinhos, vaidades pessoais, ambições individuais e também por falsos defensores do bem comum. As velhas raposas e os aprendizes de raposas, herdeiras destas sabem muito bem em troca do que elas traem alguém ou um programa.

Cargos, contratos, benefícios, regalias, clientelismos ou privilégios vagam nas sombras destas histórias. Eu vi isso acontecer aqui em São Leopoldo nos últimos 32 anos já, tanto o Olímpio, quanto o Waldir, quanto o Vanazzi, foram também traídos. O Theodomiro em 1944 também assistiu muita gente virando a casaca.  A história do Theodomiro ainda será contada de forma correta. Ele é importantíssimo para a história política de São Leopoldo. (Assim como o Mansueto Bernardi, o Frederico Wolfenbuttel também.)

Theodomiro foi eleito em 1928 e governou até 1944 - quando pelo que entendi - ficou revoltado, entre outras coisas, com a encampação ou indenização das usinas de geração de energia que pertenciam à São Leopoldo pelo governo do estado e dai renunciou. Isso é até onde eu sei. Ainda que nem tenha pesquisado tanto para isso.

Talvez seja importante dizer que muitos historiadores e historiadoras gostariam de ver com cuidado e muito respeito onde estão as coisas deste homem. Sabe-se que ele possuía uma biblioteca, muitos arquivos e muitas fotos. Isso é um patrimônio privado hoje, mas é muito importante, inclusive para botar luz naquele período. A história deste senhor é talvez um dos capítulos do auge da cidade da qual falamos aqui e ali. Depois disto foi uma longa decadência, porque a cidade perdeu em parte sua capacidade política que volta a ser mais ou menos recuperada nos anos 60, 70 e 80 e do que a cidade ainda tenta se recuperar.

Um grande abraço amigo.

Obs.: A foto abaixo pertence à Galeria dos Ex-Prefeitos que se encontra na Nova Sede da Prefeitura Municipal de São Leopoldo. 

Foi restaurada, reconstituída e devidamente exibida com todos os demais prefeitos de São Leopoldo, no Antigo Salão Nobre da Prefeitura Municipal na Gestão Municipal do Prefeito Ary Vanazzi em 2010.



2 comentários: