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domingo, 14 de abril de 2013

O SUJEITO EM KANT: RELATÓRIO DE PESQUISA - PRIMEIRA EDIÇÃO DIGITAL ABRIL DE 2013


O SUJEITO EM KANT: RELATÓRIO DE PESQUISA

DANIEL ADAMS BOEIRA (Bolsista de Iniciação Científica)
Prof. Dr. Valério Rohden In Memorian  (Orientador - Filosofia)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
CNPq - CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
PORTO ALEGRE,  ABRIL DE 1994
(Primeira Edição Digital – ABRIL DE 2013)


In memorian de meu pai
Antônio Boeira Sobrinho



“... esta forma de expressão é recomendável a quem quer que não tenha alcançado concluir o todo, mas ainda assim tenha algumas observações interessantes a fazer...”

NOVALIS. Fragmento, 299.


PREFÁCIO

O trabalho que apresento aqui e agora, O SUJEITO EM KANT, via rede social, tanto no meu perfil do FACEBOOK quanto no meu BLOG, foi realizado entre outubro de 1992 e abril de 1994, quando foi concluído e enviado ao CNPq como Relatório de Pesquisa de um bolsista de Iniciação Científica, com o aval do orientador do projeto, Professor Valério Rohden, o qual preencheu toda a papelada e finalmente me autorizou a envia-la à Brasília. Portanto, este trabalho foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e orientado pelo grande professor Valério Rohden.

Este trabalho deverá ser cotejado também futuramente com meu Trabalho de Graduação: A Estética, A Introdução da Lógica e a Dedução Metafísica como Preâmbulos da Dedução Transcendental B, de dezembro de 1993. Pois este trabalho é seu par e seu antecedente mais próximo, além, do resumo ao V Salão de Iniciação Científica: “Autoconsciência Transcendental em Kant: Para uma Análise da Crítica de Adorno ao Primado do Sujeito em Relação ao Objeto”.   

Minha formação filosófica não teria sido concluída sem esta Bolsa de Iniciação Científica. E isso significa que nem o Bacharelado e nem a minha Licenciatura em filosofia teriam sido possíveis sem este trabalho. Hoje um jovem estudante de filosofia pode optar por buscar uma Bolsa de Iniciação à Docência, junto ao programa PIBID-CAPES, mas nos idos dos anos 80 e 90 o único incentivo à formação disponíveis eram as Bolsas de Iniciação Científica do CNPq ou da Fapergs. E eu fui bolsista das duas instituições e tenho gratidão eterna a elas por isto, pois me permitiram ter dedicação exclusiva aos estudos, me propiciaram um envolvimento integral com os afazeres acadêmicos o que envolveu na época, ser bolsista também na Biblioteca Setorial de Ciências Sociais e Humanas – BSCSH-UFRGS, da qual carrego extraordinárias lembranças e muitas experiências, bem como me permitiram também ser um dos dirigentes do DCE, Presidente da Casa do Estudante da Agronomia e Veterinária – CEFAV-UFRGS, por onde passaram vários estudantes de filosofia e que ainda passam lá e também mergulhar de forma decisiva nos meus estudos. O ano de 1993 – até hoje – me parece meu anno mirabilis e custo muito a entender como eu consegui fazer tudo aquilo que lá aconteceu e se desenvolveu.

Aqui neste prefácio pretendo narrar a caminhada que levou até ele. Creio ser importante isto como relato parcial não somente de minha trajetória, mas também, talvez de um certo capítulo da nossa formação comum e do desenvolvimento de um vasto grupo de alunos que na UFRGS entre 1987 a 1997 se envolveram com os estudos de filosofia, alguns mesmo de outros cursos da UFRGS e que acabaram compartilhando diversas atividades, debates e leituras – para dilatar um pouco o período.

Dividiria este prefácio em três partes. Uma primeira parte dedicada a narrar as influências digamos assim Frankfurteanas, Marxistas e Hermenêuticas e que fecham a formatação da primeira proposta do projeto de pesquisa. Uma segunda parte para narrar as fortes influências Kantianas e Analíticas que ao longo do curso me fizeram guinar e privilegiar em meu trabalho mais para uma leitura kantiana do conceito de sujeito do que tanto uma leitura adorniana. E, por fim, uma terceira parte para detalhar em que condições o trabalho foi revisado, melhorado e alguns detalhes que creio deveriam ser destacados antes da sua leitura e, além disso, também como ele foi reavaliado por mim, no sentido de abrir caminhos e direções para a continuidade desta investigação e quiçá uma nova e final edição a partir dele.  

A história que leva até a sua realização merece algumas notas de reconhecimento e reconstrução aqui porque começa no meu primeiro ano do curso de filosofia da UFRGS em 1989. E creio que é muito importante contá-la, não tanto por vaidade, mas sim para rememorar como as coisas aconteceram, acontecem e podem acontecer com qualquer aluno de filosofia ou outro curso universitário que desejar tomar meu pequeno exemplo para ser melhor, ir mais longe e continuar neste processo de formação e civilização pela educação universitária. As matrículas nas mesmas disciplinas nos ajudaram muito ao longo do curso, porque o curso era praticamente todo construído e formatado para evitar, assim nos aparecia a formação de grupos de alunos, e nós contrariamos isto. A prática que nos conduziu juntos e coletivamente até a formatura fazendo matrícula combinada e optando pelos mesmos professores e disciplinas, nos levou a um fortalecimento individual e também a um certa competição bem positiva sobre nossa aprendizagem e capacidade de leitura dos textos, anotações das aulas e também de expressão e resposta às questões apresentadas. Começamos a discutir cotidianamente no café, no Bar do Antonio do Campus do Vale e a formar um grupo de convivência e compartilhamento de estudos, experiências, livros, textos, artigos, dicionários e tudo que você possa imaginar como objeto de troca, debate e também competição. Neste grupo estabelecemos contatos regulares com os demais alunos do curso que eram ou formandos, ou pós-graduandos e também com colegas de outros cursos. Logo também tinhamos contatos regulares com os professores fora da sala de aula, no café e alguns professores como o Paulo Faria, João Carlos Brum Torres e também Ernildo Stein passaram a privar com nós momentos de estudo, debate e grupos de estudo fora da Universidade.

Aconteceu que uma parte deste grupo, no primeiro semestre, se matriculou em disciplina apresentada pelo professor visitante Hans-Georg Flickinger. E foi desta forma que eu e outros colegas que estávamos matriculados em cadeiras ou disciplinas comuns travamos nosso primeiro e instigante contato com a tradição alemã, a escola de Frankfurt e, para mim, um recontato também com a tradição marxista. Hans-Georg era um professor de filosofia alemão casado com a professora de filosofia gaúcha Muriel Maia. Ele havia obtido sua formação em filosofia nos anos 60 e tinha sido aluno tanto de Hans Georg Gadamer (sim o grande mestre de Verdade e Método), como de Adorno (o grande mestre da Escola de Frankfurt). Pois a este professor coube o curso de Introdução à Filosofia e ele possuía um Monitor da disciplina o Clóvis Argenta para nos auxiliar e nos fornecer dicas. A primeira dica do Clóvis, entre diversas outras ao longo do semestre, foi fundamental creio para todos nós, porque a acatamos e se transformou num dos nossos maiores trunfos na formação: aprender a anotar bem as aulas, em cadernos caprichados, com desenhos dos esquemas e com observações próprias destacadas. O curso era ministrado na sala 217, às terças e quintas-feiras as 17:30 horas e seguia geralmente até as 19 horas. Olhando para os cadernos de aula mais uma vez, devo dizer que a Introdução a filosofia dele dava uma revisada panorâmica e histórica em toda a história da filosofia e que em cada aula um aspecto, área ou clássico da filosofia era apresentado. Neste curso tivemos nosso primeiro contato súbito e preciso com Gadamer, Habermas, Heidegger, teorias de sistemas, Niklas Luhman, teoria do conhecimento, Imre Lakatos, Paul Feyrabend, Thomas Kuhn, Gerd Bornheim, Ernst Nagel, Gotlob Frege, Max Weber, Ernst Bloch, Erwin Goffman, o Positivismo de Comte e o Neopositivismo, questões de método, história oral, liberalismo político, liberalismo jurídico e uma panorâmica do Idealismo alemão assombrosa para mim na época, entre diversos outros temas e capítulos importantes da história da filosofia e também da relação da história da filosofia com a história da arte, neste ramo chamado de estética o qual aliás era a área de especialização da professora Muriel Maia.

Para nós – aquele grupo heterogêneo de alunos que estavam ali - os três pontos de convergência e atração eram mesmo: a tradição alemã, a filosofia marxista e também a Escola de Frankfurt. Eles se destacavam e muito entre todos os conteúdos, na minha opinião, porque vivíamos naqueles tempos ainda a redemocratização do Brasil. Em 1989 ocorria a primeira eleição para presidente após a ditadura militar que também havia solapado da faculdade de filosofia da UFRGS, no processo chamado Expurgos da UFRGS, de alguns de seus principais professores e de alguns daqueles jovens que passaram pelo vergonhoso processo para a história do ensino superior brasileiro daquela Comissão Especial de Investigação Sumária da UFRGS (1964). Estes jovens combinavam nos anos 60 alguma forma de engajamento político e alta reflexão filosófica. Também temos que considerar que isso atraia nossa curiosidade para entender talvez o que teria acontecido com certa tradição marxista de reflexão e crítica da sociedade e da história, da crítica da economia política à crítica ao pensamento, da crítica à dissociação entre teoria e práxis, acrítica também de uma assim entendida razão instrumental. Bem, visto desta forma, poderia se dizer que havia uma espécie de clima propício a esta disposição dos alunos e foi o que se percebeu ao longo do processo de formação nossa. 

Ao mesmo tempo todo o percurso da filosofia alemã que levava do idealismo alemão até a fenomenologia, hermenêutica, filosofia analítica, positivismo e também a Escola de Frankfurt gerava na nossa aprendizagem uma interrogação permanente sobre que caminho tomar. Isso perpassava a nossa relação de calouros com os colegas mais velhos e sempre rondava um que de desafio sobre a qual escola pertenceríamos: Se seríamos Analíticos ou Dialéticos? E era uma provocação permanente que envolvia também, como chegou afirmar um colega mais experiente nosso se seríamos filósofos profissionais ou se prosseguiríamos na tradição de engajamento político de alguns de nossos mestres. Creio – vendo hoje à distância que haviam motivos muito claros para isto na própria formação cultural gaúcha e na própria história do departamento de filosofia e em especial daqueles que haviam sofrido o exílio nos tempos da ditadura militar de sua escola. Aliás, o retorno deles aos seus lugares nos anos 80 foi provavelmente um grande alento e quando nossa turma se formou praticamente todos os professores de filosofia exilados estavam de volta a ativa na filosofia da UFRGS, com exceção apenas, mas não menos importante, diga-se de passagem, dos memoráveis Ernani Maria Fiori e Gerd Bornheim. Ao logo deste prefácio não poderei tratar um pouco destes mestres que retornaram para a UFRGS, com a  anistia e que acabaram por dar corda aos nossos interesses como grupo de pesquisa e agitação filosófica e aos meus próprios interesses formativos, mas deixo os registros aqui disto.   

Na tradição marxista, o professor Hans Georg, nos colocou diretamente em contato com os textos do jovem Marx, naquilo que ele chamava de marxismo humanista. Confesso que para mim aquilo respondia a uma interrogação que havia feito a  mim mesmo num curso de formação marxista do ano de 1984 em que a partir da leitura de determinada passagem de O Capital produzi uma interrogação que fez o instrutor de então me enviar diretamente para a filosofia, dizendo, que a minha pergunta colocava a reflexão mais em baixo na filosofia e não tanto na crítica da economia política, pois eu arranhava então a questão de se saber como o homem haveria de ter cognição do processo de produção do capital se ele estava submetido mais na produção do que na reflexão sobre isto. E esta interrogação partia de um trecho do capital que é memorável quando Marx trata da relação entre tempo, produção de mercadorias e o valor da s mercadorias em sua relação com a remuneração pelo trabalho. Eu me interrogava sobre o tempo que o homem teria com esta vida para pensar no seu processo de produção. E pensava, diretamente em mim mesmo que, para estar naquele curso, saia correndo do meu trabalho de sábados naquele velho balcão de rodoviária, pegava um ônibus para Sapucaia do Sul, descia ali numa parada, logo depois da estrada velha do matinho de Sapucaia e me encontrava apertado com meus colegas de seminário de formação política daquilo que viria a ser uma corrente de esquerda do PT. Eu sabia, por mim mesmo, que o tempo para a reflexão era muito escasso para um jovem trabalhador. Mas encontrava então uma solução: quem sabe tentar viver deste esforço de reflexão e tentar sobreviver fazendo este tipo de trabalho?

E foi assim, na gênese do meu interesse em filosofia a partir da leitura de Marx que surgiu meu contato com o andamento do curso e o encontro então com os Grundrisse de Marx e a Escola de Frankfurt. As aulas de Hans Georg sobre Marx também apresentavam a relação entre Marx e Freud – e assim a Psicanálise, que creio que encanta qualquer estudante sério de filosofia, pois pensar na relação entre a situação histórica e econômica com a formação política do sujeito me parece muito interessante. Digamos que havia ai uma tensão entre interioridade subjetiva e história objetiva que atraia a nossa reflexão e que nos pareceu estar muito presente na Escola de Frankfurt em especial na Dialética do Esclarecimento ou do Iluminismo – como queira.

E foi a partir dali que – em meio a diversas outras descobertas, neste Curso de Introdução à Filosofia do Professor Hans Georg Flickinger, que merecem uma memória exclusiva dedicada a isto e que não cabe aqui – entramos em contato com a Escola de Frankfurt e surgiu entre nós a disposição de constituir um grupo de estudos sobre ela. Sabíamos também que não havia como estudar a Escola de Frankfurt e a teoria crítica sem voltarmos de alguma forma ás suas origens em Kant, em sua filosofia prática e sua filosofia teórica.

Assim, o projeto do Grupo de Pesquisa foi formatado a partir de algumas orientações do professor e do monitor e seguiu-se então a busca de um professor que realizasse a orientação dos estudos e a tutoria junto ao CNPq. Esta busca durou menos de um ano. E assim este novo grupo de pesquisa que representava um novo interesse dos alunos da filosofia da UFRGS de então e que inaugurava também uma espécie de debate e interpretação de filosofia comparada tanto entre Kant e a teoria crítica, quanto entre as conexões entre filosofia prática e filosofia teórica. Ao encontrar a disposição do Professor Valério Rohden o projeto acabou sendo adaptado também às áreas e temáticas de interesse do mesmo, ficando assim formatado junto ao CNPq: Título - A crítica da razão prática de Kant e a Escola de Frankfurt. A Descrição do projeto: Projeto de pesquisa em Filosofia coordenado pelo Prof. Dr. Valério Rohden que consistiu em um estudo comparativo do idealismo transcendental e da ética kantiana com base nas obras de Kant Crítica da Razão Pura, Crítica da Razão Prática e Fundamentação da Metafísica dos Costumes e sua influência sobre os pensadores da Escola de Frankfurt, com ênfase em Jürgen Habermas. Deste autor foi estuda principalmente a obra Consciência Moral e Agir Comunicativo . Realizou-se ainda um estudo comparativo com o pensamento de Theodor Adorno, através da leitura de obras como Dialética do Esclarecimento e Dialética Negativa , bem como uma ampla bibliografia envolvendo outros pensadores como Hegel, Benjamin e Karl-Otto Apel. (Processo CNPq 106607/90-1). Assim, ficou o professor Valério Rohden como Coordenador e como bolsistas de iniciação científica os alunos Janio Alves - Leonardo Sartori Porto (Pós-Graduação) - Denise Reif Kroeff - Clovis Alberto Argenta -  Sílvio César Camargo – Daniel Adams Boeira. Ingressei no Grupo ao final de 1992, em substituição a um aluno que estava formado já e então tive um ano para realizar o presente trabalho.

Algumas disciplinas do curso contribuíram decisivamente para uma espécie de guinada kantiana e analítica ao longo do curso. Ao mesmo tempo ao longo de todo curso de 1989 a 1993 houveram um número elevado de oportunidades de estudos, seminários, colóquios, encontros e palestras com professores visitantes e com grandes filósofos do nosso tempo. Jürgen Habermas, Cornelius Castoriadis, Karl Otto Apel, Ernst Tugendhat, e diferentes formas de intercâmbios também com pensadores da América Latina e do Brasil sobre os temas apresentados pelo professor Hans Georg. Já no segundo semestre de 1989, a disciplina Filosofia Geral ministrada por Carlos Roberto Cirne Lima acabou por me jogar numa espécie de confronto com a tradição hegeliana do qual só me curei a partir do início do século XXI. Ainda no segundo semestre de 1989, a História da Filosofia Contemporânea com Ernildo Stein me levou a uma grande admiração e uma espécie de encantamento com Heidegger do qual não me curei e nem pretendo me curar. E a leitura de Heidegger de Kant: Kant e o problema da Metafísica me fascinou e me levou a encarar Kant como uma tarefa permanente de reflexão.

A partir de então e de uma disciplina de Teoria do Conhecimento com Paulo Faria do primeiro semestre de 1990, se passou a freqüentar um grupo de estudos kantianos no qual com registros de atas e apresentações dos alunos, nos coube coletivamente ler passo a passo a Crítica da Razão Pura e apresentá-la em debates com os colegas. Ainda em 1990, iniciamos um Seminário de Introdução à Paz Perpétua de Kant, com o professor Marco Aurélio de Ávila Zingano, em que se abordava também a relação entre ética e política em Kant. E assim aconteceu sucessivamente que a partir de 1991 e 1992 com as disciplinas do curso que vinham digamos assim construindo uma abordagem mais kantiana e analítica da filosofia e deixando um pouco a parte os debates de natureza mais política. E também a gente se sentia mais seguro ao tratar de temas que eram conexos ao que sai estudando. O professor Valério Rohden ministrou um curso extraordinário sobre a Crítica da Faculdade de Julgar e aquilo abria uma dimensão muito interessante de estudo e leitura da filosofia kantiana em toda as suas três críticas.

Em 1993, no Seminário de Filosofia Moderna e Contemporânea o professor João Carlos Brum Torres nos fazia mastigar e ler Kant de forma altamente desafiadora. Cada aula era uma espécie de tour de force contra o texto e contra nossa compreensão trivial do texto. No primeiro semestre de 1993, também no curso Filosofia da História I, com o professor José Pinheiro Pertille, estudamos a filosofia da História de Kant  e isto nos abria para diversas discussões sobre tanto o iluminismo quanto o papel da razão na história. Em setembro de 1993 a partir do Curso de Balthazar Barbosa Filho, Filosofia Geral II, “O Ocaso do Ocidente” acabamos andando na direção de reflexões e algumas observações sobre os paradoxos da racionalidade moderna. E no Seminário de Filosofia Geral com o professor João Carlos Brum Torres prosseguimos na investigação iniciada sobre a Filosofia Transcendental em Kant a partir da leitura de Allison da Crítica da Razão Pura e a cada dia, digamos assim, nosso séquito kantiano ficava mais convicto da direção dos seus estudos. Em outubro de 1993 já estava envolvido e ocupado com a apresentação do nosso trabalho no V Salão de Iniciação Cientifica da UFRGS, do qual também fazíamos parte da comissão organizadora, sob o títu1o “Autoconsciência Transcendental em Kant: Para uma Análise da Crítica de Adorno ao Primado do Sujeito em Relação ao Objeto”.

Por fim, é preciso dizer que vistas as coisas a esta distância de quase 20 anos eu observo que o predomínio de estudos dos clássicos, dos modernos e também da filosofia da lógica e da filosofia analítica foi ao longo do tempo ficando predominante na formação da casa e diria que houve mesmo uma guinada nesta direção dos anos 80 aos anos 90 na filosofia. Mas também recomendaria que cada um lesse por si mesmo a produção da pós-graduação em filosofia destes últimos 20 anos, há um predomínio, porém encontramos ali um esteio sólido de investigações de Kant, Hegel, Wittgenstein, Descartes, Aristóteles, compartilhado com temas de raro tratamento ainda nos cursos de pós-graduação do Brasil. Assim, eu diria que minha guinada analítica e kantiana, nem por isso me afasta de uma compreensão aberta para a leitura de autores de certa forma marginais nesta linha clássica e dominante. E isto vale tanto para Adorno, quanto para Foucault, Sartre, Nietzsche, Kierkeegard, Schopenhauer e muitos outros.

O texto que apresento agora O Sujeito em Kant, foi produto deste itinerário e dos vestígios diários que estas incursões deixaram em mim ao longo destes momentos e com as motivações e balanços que as leituras promoviam ao longo do curso. Não publico ele porque é excelente ou bom, simplesmente porque representa também para mim sempre um reencontro com meus próprios pensamentos e quem sabe um desafio ao pensamento de outros leitores. Já faz algum tempo que decidi que devo revisar, revisitar e fazer memória de todos os meus encontros filosóficos desde aquela manhã de domingo em 1973 em que encontrei a Apologia de Sócrates, passando pelo encontro com a Aufklaerung de Kant em 1981, as leituras repetidas e sempre amigáveis de Marx desde os anos de 1979 e anos 80, as noites com Nietzsche, sob os olhos espantados, as leituras de Michel Foucault e, além disso, tudo aquilo que me caiu entre as mãos a partir do início do curso de filosofia em 1989, as diversas incursões à maravilhosa, prestimosa e adorável Biblioteca do Instituto Goethe, as leituras de clássicos, românticos, poetas, modernos e revolucionários de todos os tipos e formas.

O texto de o Sujeito em Kant, em 28 páginas datilografado, foi digitalizado e revisado, sofreu poucas alterações de linguagem com o objetivo de facilitar a legibilidade, mas não sofreu nenhuma alteração de conteúdo ou de argumento. Mesmo aquilo que aos meus olhos hoje é puro efeito retórico ou mal feito ou desprovido de uma melhor compreensão ficou exatamente como estava. A Introdução, talvez a pior parte do texto, em minha opinião, mereceria um relato melhor e argumentos melhores, mas se encontra igual.

O capítulo Kant e Adorno que possui sérias fragilidades na falta de mais fontes e de uma exposição mais didática e técnica da teoria de Adorno – que Musse examinou com detalhe em sua Dissertação e em outras obras suas e que nos dias de hoje já foi batido e rebatido por muitos autores em dissertações e teses pelo Brasil, inclusive, por ex-membros do grupo de pesquisa como Silvio Cesar Camargo – mereceria séria revisão e certos reparos e argumentações mais adequadas.

Sinto também uma falta danada de uma apreciação mais canônica – por assim dizer – sobre o Iluminismo em Kant e a Filosofia da História em Kant, bem como, de uma leitura bem mais profunda de Adorno. Tanto a Dialética Negativa quanto a Dialética do Esclarecimento, me parecem merecer bem mais do que ganham em meu trabalho. Por fim, o capítulo final Kant: o sujeito, confesso, é aquele que menos me desagrada neste trabalho, ainda que contenha aqui e ali algumas imprecisões e também insuficiências fiquei pensando sobre o que me levou a fazê-lo assim e, ainda, que memórias não justifiquem o que passou, ter elas em vista é mais esclarecedor do que apagá-las e saltar por sobre elas fazendo de conta que são páginas viradas. Pois não são e talvez em filosofia nunca exista mesmo algo como uma página virada, posto que uma vez feito, permanece e conhecido ou desconhecido está ali a nos lembrar de onde viemos e como chegamos aqui.

As notas me aborreceram tanto que cheguei a um ponto de pensar em extirpá-las todas e refazê-las todas, mas depois me acalmei e conclui que não me faltará a hora para dar os devidos reparos a certas coisas. Na esperança de que isso aconteça preservo a verdade e agreguei apenas alguns P.S. Post-Scriptum, ao sabor da minha disposição nestes três dias.

A bibliografia ao final está relativamente incompleta, pois faltam ali fontes fundamentais para os estudos sobre o tema e que foram usadas por todos os alunos do grupo de pesquisa, bem como, alguns dicionários que foram fundamentais nas pesquisas e seleções de definições.

Espero que a coletânea aqui e publicação deste relatório ajude alguém na filosofia e talvez em outra parte a fazer melhor e a reler melhor, senão os textos de Kant, Adorno e outros, pelo menos sua própria experiência de formação ou estimule a ter uma formação. Hoje sou um professor com 20 anos de magistério e que tenta muito sinceramente dar exemplos e postar sinais ao longo da estrada para que o caminho dos que vierem após a gente seja melhor e mais profícuo, preciso e rigoroso. Portanto, que não tomem isso como um exemplo, se não o for, mas tomem como um sinal apenas. Pensar por si tem este risco. E a emancipação ou a libertação de uma razão instrumental não se dá sem correr riscos e sem uma boa luta e uma decidida exposição.

São Leopoldo, 14 de abril de 2013.   



0 - INTRODUÇÃO



“Os limites da minha linguagem
significa os limites do meu mundo.”
WITTGENSTEIN



            O início desta investigação sobre a crítica de Adorno à tese de Kant sobre o primado do sujeito em relação ao objeto foi marcado por um conjunto de dúvidas relativamente à relevância do tema e, também, quanto ao sentido que deve ser atribuído à crítica de Adorno.

            A relevância do tema pode ser explicitada pelo fato de não encontrar-se ainda encerrado o debate filosófico relativo à validade da critica de Adorno, bem como, relativo ao que em epistemologia sobrevive sob os conceitos de sujeito e objeto.

            Por um lado, a validade de Adorno não é muito sustentável sob um paradigma lógico-semântico em filosofia; que é a forma sob a qual algo de Kant sobrevive na filosofia analítica. Por outro lado, a crítica de Adorno continua razoavelmente desconhecida e ignorada dentro da “Kant Forschung”.

            Os filósofos atuais que ainda defendem uma filosofia da consciência como paradigma fundacional do conhecimento, quando kantianos, não se ocupam com aquilo que Adorno designa por “resto não submetido às categorias a priori”. Somando-se ao que já foi enunciado, o fato de Adorno tratar a tese de Kant à luz da sua “metacrítica”, em que importa o conteúdo concreto e social de uma teoria; temos, para a filosofia hoje, tomando-se à nossa epígrafe wittgensteiniana da relação entre “mundo” e “linguagem”, uma ampliação dos horizontes filosóficos e, com isso, do mundo dos filósofos que o mais das vezes colocam-se numa posição ou âmbito demarcado pelo seu jargão e pela sua coleção de problemas legados pela tradição.

            Assim, a relevância do tema repousa na possibilidade de tratar-se sob outra luz a tese de um autor extremamente importante para a tradição o que, rigorosamente, é possível, pela amplitude da crítica de Adorno que envolve, na obra Dialética Negativa (1966), sob fogo cerrado e constante o Idealismo Alemão (de Kant, Fichte, Schelling e Hegel), a Fenomenologia (Husserl e Heidegger) e, ainda, o Neo-positivismo, em um campo de batalha bastante amplo e através de uma atitude “contra tudo e contra todos” que preserva e afirma o caráter crítico. Trata-se, de certa forma, de uma reconstrução histórica do fazer filosófico dos seus antecedentes cujo modelo remonta já ao Aristóteles do Livro 1 da Metafísica. (P.S., no qual ele passa a arrolar todas as doutrinas e concepções que a seu juízo são relevantes na história da filosofia, desde os físicos até então. No caso de Adorno, no combate a tese idealista ou positivista, ele arrola seus antecedentes).

            Posto isto, deve ser possível encontrar uma conexão não trivial entre a relevância do tema e o sentido mesmo da crítica de Adorno. Ainda que a validade desta crítica não venha a ser estabelecida ou refutada aqui, o que por si só demandaria um trabalho em outro registro, isto é, num registro mais rígido e além do meramente descritivo - esta traz à tona uma posição filosófica clássica e, também, incontornável, aquela de Kant.

            Este trabalho parte de uma hipótese geral, a saber, que para interpretar a “validade” ou o “sentido” da crítica de Adorno à Kant, no que diz respeito ao primado do sujeito em relação ao objeto, dentro de uma perspectiva epistemológica que busca uma justificação do conhecimento humano, devemos elucidar, basicamente, dois pontos relativos aos dois autores.

            O primeiro deveria apresentar as objeções de Adorno — seja resumindo-as ou enumerando-as - em seu caráter tanto geral quanto específico. Desse modo seriam postos aos olhos do investigador os argumentos ou afirmações de Adorno contra a concepção de Kant. Nesta etapa seria desnecessária uma consulta à Kant, pois é meramente elencado aquilo que Adorno expressa. Uma investigação limitada a isso jamais poderia chegar a um juízo categórico a respeito da validade das críticas adornianas, pois desconheceria o próprio objeto da crítica ou, pelo menos, o reconheceria só enquanto mediado pelo crítico.

            O segundo ponto, que responde a este desafio incluído no primeiro, porém, nos dirige a Kant e seus argumentos que sustentam a sua tese do primado do sujeito em relação ao objeto de um ponto de vista epistemológico. Consultando Kant se descobre que o acusado “primado” tem um caráter próprio, não é temporal, como alguns entendem, e o seu sujeito aparece como antecedente em relação ao objeto de um ponto de vista lógico-transcendental. Descobre-se mais, que o mesmo “sujeito” também não é “fenomenológico”, quanto menos, ainda, psicológico.

            Nisto reside parte daquilo que designamos de um “impasse” na análise da critica de Adorno, pois esta colocaria o “primado do sujeito”, com a acusação do seu caráter ideológico, em um âmbito histórico-temporal. Ou bem isso reside em uma incompreensão de Adorno a respeito do Sujeito Lógico de Kant, que pressupõe a distinção entre a estética e a lógica transcendental. Ou, então, Adorno apresenta em sua crítica algo mais que uma mera incompreensão de Kant, colocando a sua tese num registro não habitual ou trivial da história da filosofia.

            Assim, este “impasse” nos dirige para uma retomada da tese de Kant em que pese o seu caráter epistemológico, como fundamento de uma teoria do conhecimento, na Crítica da Razão Pura (1787), na Dedução Transcendental dos Conceitos Puros do Entendimento, em que se encontra o núcleo da sua concepção de “sujeito” como “autoconsciência” em seu caráter transcendental (puro e a priori).

            Quanto ao caráter burguês deste “sujeito”, ainda que possa ser requerido aqui um tratamento particular desta acusação, não será aqui tocado. Admite-se, que tal crítica, porém, torna muito conflituoso o andamento da investigação e que, também, faz do intérprete um ambíguo filósofo; na medida em que vai contra toda uma prática filosófica que o faz diferenciar, para fins de análise e interpretação de uma dada teoria, o que nela é conteúdo histórico determinado contingentemente, daquilo que lhe é puramente teórico e pretensamente isento de compromissos empíricos no interesse de um resultado universal e necessário. Aceitar, isto é, admitir isto  é também a admissão de uma divisão entre a filosofia e um conjunto bastante heterogêneo de justificações post facto.

            Sabemos que a filosofia tem data histórica, que o pensamento não é dissociado da sua realidade social, mas reiteramos a pretensão da filosofia em constituir através de uma reflexão rigorosa a ruptura com o contingente dado na realidade concreta para, na eterna busca da verdade, resgatar o que há de certo e permanente nos domínios do pensamento.

            Dito isto, este relatório limita-se a apresentar a posição de Kant relativa a um “primado do sujeito” que vem precedida de uma comparação, ainda que provisória, entre Adorno e Kant, Constituindo-se, em resumo, na apresentação de alguns pontos que julgamos relevantes para uma análise, ainda a ser realizada em definitivo, da crítica de Adorno a Kant. Ficando, assim, esboçado aqui o primeiro capítulo de um exame que envolverá, também, uma investigação relativa ao valor e à inserção da crítica de Adorno na discussão filosófica atual entre uma “filosofia da consciência” e uma “filosofia da linguagem”.











































1 — Kant e Adorno




“Muitos batem com o martelo na parede, aqui e além, na convicção de que acertam sempre na cabeça do prego.”
GOETHE



“...nele se exprimem pensamentos e este valor será tanto maior quanto melhor os pensamentos forem expressões. Quanto mais se acertar na cabeça do prego.”
WlTTGENSTEIN



O conflito entre Adorno e Kant poderia ser traduzido de um modo aproximativo, basicamente, através de uma metáfora que explicitasse a diferença entre duas modalidades de compreensão da tarefa filosófica. Kant ao constituir com seu Sujeito Transcendental e a priori o objeto transcendental com as categorias puras do entendimento, na Critica da Razão Pura, visa, intencionalmente, atingir uma forma de completude. Adorno ao postular o ensaio como um modelo e ao defender os seus direitos de cidadania digamos assim, no seu Ensaio como Forma, está, também, intencionalmente, a defender a incompletude nos domínios da investigação filosófica. (nota 1)

Os dois, entretanto, encontram a filosofia em momentos históricos diferentes. As tarefas filosóficas de Kant e Adorno acabam distanciando um do outro e colocam um desafio ao intérprete que, ostensivamente, terá que bater em pregos diferentes em superfícies desiguais. Portanto, não há como traçar entre eles identidades e as poucas semelhanças são a comunidade da língua e uma diferenciada compreensão da filosofia como atividade crítica que deveria atingir a sua plenitude ou finalidade na emancipação do homem pelo uso de uma razão ou racionalidade autônoma.

Esta última semelhança coloca Kant e Adorno dentro de uma tradição comum, mas, ao mesmo tempo, os afasta, posicionando-os, respectivamente, na origem e, por assim dizer, na crise desta tradição. (ROHDEN. 1981, p.l70)


Esta tradição, conhecida sob o nome de Iluminismo, ao tempo de Kant (Século XVIII) estava articulada com um “projeto” que visava o esclarecimento e a libertação do homem de diversas formas de dominação e de sua menoridade (Kant. Was ist Aufklärung?).

 Quando Adorno examina, ao seu tempo, o Iluminismo (Século XX) encontra um projeto transformado em outra forma de dominação e, por isso, vai criticá-lo e tentar, além disso, depura-lo daquilo que na sua gênese foi concebido de modo a trair a sua intenção original e positiva. Nesse exame destaca, precisamente, entre outros aspectos, certa concepção da relação entre sujeito e objeto que, apesar de ter sido concebida como solução para alguns problemas epistemológicos, comporta, após uma tica, alguns problemas inconfessadamente ideológicos.

Nisso reside, também, o maior problema de uma interpretação da crítica de Adorno a Kant, pois em Kant não há uma compreensão, nem uma intenção de colocar o seu sujeito fora dos domínios da sua lógica transcendental em que este está cumprindo uma finalidade pura e abstrata. Portanto, como analisar o caráter ideológico de uma concepção filosófica destinada a resolver, num sentido restrito, um problema epistemológico?

Adorno não desconhece o caráter da concepção de Kant e, to pouco, pode ser acusado de uma incompreensão da filosofia kantiana. Isso pode muito bem ser verificado nas Lições Introdutórias a filosofia publicadas sob o titulo “Terminologia Filosófica”(2).  O fato que Adorno coloca esta concepção de sujeito e da sua relação com o objeto à luz de uma filosofia profundamente influenciada pela obra de Marx, ou seja, de uma filosofia que vai fazer um diagnóstico da sociedade capitalista e da suas formas econômicas, descobrindo, sob à aparência de um “progresso”, a supressão do indivíduo ou a sua submissão ao capital. Assim, encontramos a filosofia de Adorno ocupada com as implicações ideológicas de uma solução ao problema da relação sujeito/objeto.

É nesse quadro que a crítica de Adorno a Kant deve ser examinada. Para Adorno, Kant havia estabelecido um “primado do sujeito” na Crítica da Razão Pura que acabou redundando no s numa espécie de domínio do sujeito sobre os objetos (leia-se, também, sobre a natureza), mas, além disso, um primado que acabou, à luz da “metacrítica” de Adorno, resultando isto no estabelecimento da dominação dos sujeitos por outro tipo de “sujeito”.

Aí, a dominação da natureza (dos objetos) pelas categorias do sujeito atingiu o seu triunfo na exploração do homem sobre o homem. Isso é aquilo que Adorno e Horkheimer, na Dialética do Esclarecimento, designaram por “razão instrumental”.

Aquilo que originalmente era um projeto “emancipacionista” de “tirar o homem de sua menoridade” de fazê-lo ter “coragem” a usar o seu “próprio entendimento” o sapere aude (Kant. Textos Seletos, p. 100) transformou-se em dominação e, assim, uma teoria do conhecimento que procurava justificar filosoficamente o nosso conhecimento, contra o ceticismo por um lado e contra o dogmatismo por outro, estando associada ao “projeto do iluminismo”, transformou-se no fundamento formal de uma “práxis” dominadora, não somente de objetos (constituídos a priori), mas também do próprio sujeito empírico e social.

Este “sujeito empírico” encontrando-se desprovido da consciência relativa à capacidade constitutiva da sua subjetividade é, então, um sujeito “reificado” ou “coisificado”, em suma, um “objeto” para outro sujeito de posse da sua consciência e das suas categorias ou, pode-se dizer, de posse dos seus instrumentos racionais de dominação dos objetos.

A gênese, e também o desenvolvimento desta posição de Adorno, contra o sujeito transcendental, se apresenta e percorre a quase totalidade das suas obras. Como um leitmotiv permanente. Desde sua talvez primeira conferência, proferida em 1931, em Frankfurt, intitulada “A Atualidade da Filosofia”; passando, entre outras obras, por “Dialética do Esclarecimento” (em conjunto com Horkheimer, 1947), “Minima Moralia” (1947), sobre Husserl “Metacrítica da Teoria do Conhecimento” (1956), na polêmica com Karl Raimund Popper “Sobre o Positivismo na Sociologia Alemã” (1962) até a “Dialética Negativa” (1966) e, especificamente, no ensaio sobre o tema Sujeito/objeto intitulado “Sobre Sujeito e Objeto” (1969) o “mote” é o mesmo. Nesse sentido nos é sugestiva uma observação de JAY de que:


            “Apesar de Adorno ter enfatizado a relação dialética entre a história e a filosofia, seu próprio pensamento permaneceu, de modo surpreendente, constante ao longo de toda sua vida madura.”
(JAY, Martin. As Idéias de Adorno, p.54)(3)


No Prólogo da Dialética Negativa, Adorno já expressa algo que concorda com o que foi dito até então:


“Desde que o autor se atreveu a confiar em seus próprios impulsos mentais, sentiu corno pr6pria a tarefa de quebrar com a força do sujeito o engano de uma subjetividade constitutiva.” (Dialética Negativa, p.8)


O leitmotiv é deste modo bastante específico, a saber, “a subjetividade constitutiva” e, isso, tem uma relação a ser apresentada com a crítica ao “primado do sujeito” e a sua caracterização, (4)

O objeto da crítica de Adorno é encontrado, na sua articulação própria dentro da teoria do conhecimento, na Crítica da Razão Pura de Kant, Aliás, o foco de Adorno é, nesse caso, bem delimitado. A crítica é dirigida à Dedução Transcendental presente na segunda edição da obra (1787).

Retomando, então, para a “metáfora” do início: as tarefas filosóficas de Kant e Adorno apresentam-se, assim, em lados opostos da “subjetividade constitutiva”. O primeiro postulando a completude desta “constituição” e o segundo negando isso; postulando, então, a incompletude de tal “constituição”, voltando-se então para uma defesa daquilo que há no objeto que não pode ser encontrado já no sujeito na sua constituição a priori (5).

Mas nisso, pode ser elucidativo também que se destaque ainda uma propriedade bem particular de cada um dos dois: Kant produz a sua reflexão num âmbito lógico-formal (ainda que deva ser caracterizado rigorosamente como “transcendental”); enquanto Adorno produz a sua reflexão num âmbito mais empírico ou, também, social. Isso obriga-nos a tratar cada um dos dois no seu ambiente próprio relativamente à questão da relação sujeito/objeto. Ficando, assim, apontado aqui que, em muitos momentos a crítica de Adorno ultrapassa os domínios do pensamento “puro” de Kant, colocando por assim dizer a tese de Kant conectada com algo que nela não estava pressuposto. (6)







































II — Kant: o Sujeito





“Aquilo que este homem não compreende,
este homem não possui.”
Goethe



De certo modo, bem vistas todas as questões, ao se tentar realizar uma exposição da concepção de “sujeito” em Kant, envolve-se, consequentemente, em uma exposição de quase toda a crítica de Kant (7).

Porém, esta exposição poderia ser resumida a algumas passagens da Crítica da Razão Pura. Estas são, basicamente, as seguintes:

a) Dedução Transcendental dos Conceitos Puros do Entendimento;
b) Refutação do Idealismo;
c) Dos paralogismos da razão pura;
d) Da anfibologia dos conceitos de reflexão através da confusão entre uso empírico do entendimento com o uso transcendental.

Como a nossa tarefa envolve, também, a concepção do “objeto” em Kant, bem como, o locus em que este é concebido com um primado do sujeito sobre o objeto, no sentido, a ser bem precisado, da sua constituição pelo sujeito; a nossa reconstituição da concepção de “sujeito” em Kant pode centrar-se sobre aquela concepção presente e explicita na Dedução Transcendental dos Conceitos Puros do Entendimento e fazer um uso complementar, para isto, de outras elucidações que, aqui e ali, ao longo da crítica, permitem uma reconstrução consistente deste Sujeito (8).

Para compreendermos a Dedução Transcendental, temos que compreender o que Kant quer expressar com “Transcendental” e com o nome de “Dedução”. Isso pode ser feito recorrendo-se as definições de Kant presentes na Crítica da Razão Pura (9).

Para o termo “transcendental”, a despeito da existência de diversas definições ao longo da obra o que, inclusive, constitui-se em objeto de exame e discussão, optamos por duas definições presentes, respectivamente, na primeira e na segunda edição da Crítica. Que encontramos duas destas definições nas duas introduções das duas Edições da Crítica da Razão Pura (1781 e 1787 - nota 10).

Na primeira Edição da Crítica da Razão Pura (1781) temos:

“Chamo transcendental a todo conhecimento que não se ocupa só de objetos, senão de nossos conceitos a priori sobre objetos em geral...“ A 11 (11)

E, na segunda Edição da Crítica da Razão Pura (1787), a definição da introdução é a seguinte:

“Denomino transcendental todo conhecimento que em geral se ocupa não tanto com objetos, mas com o nosso modo de conhecimento de objetos  na medida em que este deve ser possível a priori.. B 25

Assim, as duas definições de transcendental apontam para uma das tarefas da Crítica da Razão Pura que é objeto de exposição e prova na Dedução transcendental, à saber, que “o nosso modo de conhecimento de objetos, deve ser possível a priori” (B 25) e que essa possibilidade estaria conectada a uma certa prova da existência ( válida e real) de “nossos conceitos a priori sobre objetos em geral” (A lI).

Ao mesmo tempo, e agora vem a baila a caracterização da dedução, deveria ser demonstrado que esses “conceitos” são os que utilizamos ao pensar ou ao conhecer os objetos, o que implica, por sua vez, que os mesmos estejam, por assim dizer, em nós (n,b, “nosso modo” e sejam “nossos conceitos.”- em outras palavras os conceitos de nosso uso). (12)

À caracterização desta “prova” ou “dedução” soma-se, ainda, um detalhe muito importante para a filosofia transcendental,


“...dentre os vários conceitos que constituem o muito mesclado tecido do conhecimento humano há alguns determinados ao uso puro a priori (inteiramente independente de toda a experiência),” B 117


Assim a dedução transcendental deveria ser realizada, pois:

“...para a legitimidade de tal uso não são suficientes provas da experiência, mas se necessita saber como estes conceitos podem se referir a objetos que não provém de nenhuma experiência.” B 117

Com isso, fica mais claro o caráter da dedução transcendental que em outra passagem Kant ancora na distinção jurídica sobre “o que de direito (quid juris) da que concerne aos fatos (quid facti)” (B 116), Sendo que - os juristas “chamam dedução a primeira prova, que deve demonstrar a faculdade ou também o direito” (B 116),

Não se poderia negar, por exemplo, que usamos conceitos de diferentes modalidades e que isso é um fato, mas na filosofia transcendental a questão basicamente saber sobre o quê, afinal, repousa esse uso de conceitos (p11) e, também, de onde provém a sua eficiência e fecundidade, bem como, o direito ou a possibilidade do seu uso. Segundo as citações podemos abordar isso em duas questões intimamente conectadas: Qual faculdade tem os conceitos como instrumentos? Como eles se estabeleceram em sua jurisdição?

Desse modo, saber que a faculdade dos conceitos, o entendimento, pode ajudar - através de uma caracterização das atividades desta faculdade - à saber como foi estabelecido “em nós” o direito e a legitimidade do uso de conceitos. Para isso Kant escreveu a dedução transcendental e com isso, deslocou o foco das respostas aos problemas epistemológicos para o âmbito (ou jurisdição) do sujeito e não mais das propriedades dos objetos entendidas como determinações inerentes aos objetos (como coisa-em-si), mas sim ao postular que as propriedades dos objetos só são cognoscíveis na medida em que estiverem já a priori no sujeito delineadas ou dispostas. Tais propriedades do sujeito passam, então, a serem chamadas não mais de categorias (lembra-te da tradição que vinha desde Aristóteles), mas sim de conceitos puros do entendimento. O exame da legitimidade é, ainda, caracterizado de outra maneira por Kant:


“...denomino dedução transcendental de conceitos a explicação da maneira como estes podem referir-se a priori a objetos, e acrescente-se – distingo-a da dedução empírica que indica a maneira como um conceito foi adquirido mediante experiência e reflexão sobre a mesma, e diz portanto respeito não a legitimidade, mas ao fato pelo qual a posse surgiu.” B117


Devemos, portanto, endereçar agora a nossa atenção para o que viria a ser um conceito e, mais especificamente, o que pode ser entendido como um conceito puro o qual teria uma legitimidade dada pela dedução em seu “referir-se a priori”. (13)

Os conceitos cumprem um papel importante para o pensamento e o conhecimento, pois através do seu uso que nós classificamos os objetos, ou seja, através deles que nós diferenciamos os objetos quanto às suas propriedades que os colocam em classes, espécies, etc. Os conceitos empíricos, são facilmente exemplificáveis, já os conceitos puros requerem a abstração e a reflexão, bem como, a comparação, (14)

Todo conhecimento procura dar conta de uma característica ou propriedade universal de um objeto, para isso se utilizam conceitos. Encontrar uma nota comum ou uma característica compartilhada entre dois ou mais objetos ser capaz de colocá-los sob um conceito. A classificação de um conhecimento de que o Objeto x e o Objeto y encontram-se sob o conceito A. No caso de conceitos empíricos, o conceito de “cavalo” classifica tanto este cavalo que temos figurado em um quadro ra parede, quanto aquele que venceu o Último Grande Prêmio da Independência no jockei, sob uma mesma família ou classe. Podemos, por exemplo, contar as cadeiras desta sala e dizer “temos quarenta cadeiras aqui e todas elas enquadram-se perfeitamente sob o conceito de cadeira que nós possuímos” ou que “todas elas são cada uma, um exemplar particular de cadeira”.

É nesse sentido que a caracterização de um conceito empírico, presente na “lógica” de Kant, nos afirma que “O conceito empírico origina— se dos sentidos pela comparação dos objetos da experiência e recebe mediante o entendimento unicamente a forma da universalidade.” (A 141) Note-se, os “sentidos” apresentam um objeto particular que , então, classificado pelo “entendimento” em uma certa forma universal, mas se assim temos que investigar a origem desta forma universal, observando que, segundo Kant, no dos sentidos que esta forma provam, Por isso, podemos nos dirigir para algo semelhante a tal “forma” e examinar o que seria um “conceito puro”.

A definição na “Lógica” a seguinte:

“Um conceito puro é um conceito que não é tirado da experiência, mas se origina quanto ao conteúdo também do entendimento” Â140

Soma-se, então, uma “forma” e o “conteúdo”. Isso poderia significar que o “conceito puro” possui um grau de universalidade absoluta ou, no sentido de não ser tirado da experiência, ser o mais abstrato possível.

Na passagem que antecede a “dedução”, Kant nos dá uma exp1icação destes conceitos. Cito:

“São conceitos de um objeto em geral mediante os quais a sua intuição é considerada determinada no tocante a uma das funções lógicas de juízos,” B 128


Nesta passagem devemos observar, para compreender a relação entre o conteúdo e a forma de um objeto em geral como um “transcendental ou, como um “conceito puro”, também, a semântica própria utilizada por Kant, no que diz respeito à expressão intuição, Sabemos que intuição e conceito são representações de caráter distinto e que sem um certo entrelaçamento entre as duas, o conhecimento a priori não seria possível, nem condição de possibilidade do conhecimento empírico, Isso é reiterado em diversas passagens da Crítica da Razão Pura, Mas, ainda não é claro o papel da sensibilidade no estabelecimento da filosofia transcendental.

O significado da “intuição” estabelecido na Estética Transcendental que trata da sensibilidade (a parceira do entendimento) e desse tipo de “representação” que lhe pertence, A definição de “sensibilidade” como “a receptividade da nossa mente para receber representações” (75) aponta que a “intuição não pode ser senão sensível, isto , contém somente o modo como somos. afetados por objetos” (idem). Assim, a sensibilidade trata da forma da recepção de representações, através de intuições, o que ainda pode ser mais qualificado, pois, assim como há uma distinção entre conceitos empíricos e conceitos puros, há, também, mediante um processo de distinção quase correlato, uma distinção entre intuições puras e empíricas.

Se compreendemos bem a definição de transcendental, exibida atrás, então podemos dizer que a “Estética” trata tanto da recepção de representações, como daquilo que subjaz a isso no âmbito da sensibilidade pura, à saber do modo ou da forma de recepção de representações e, também, por consequência, dos seus conceitos ou princípios de caráter a priori.

Assim, a “recepção de representações” vai ser decomposta em uma forma de recepção (que também será uma representação) e aquilo que propriamente recebido através desta forma, como matéria da representação ou, melhor, como a representação empírica mesma de um dado objeto da experiência sensível.

Temos, desse modo, duas maneiras de receber representações de uma dado objeto Estas maneiras podem também ser designadas de “instrumentos” de nossa sensibilidade. As intuições empíricas seriam dadas através de uma experiência particular, mediante sensação (B 34) como que “um efeito sobre a capacidade de representação” (idem), o seu objeto seria “indeterminado” e receberá o nome de “fenômeno” (ibidem).

Kant toma, então, este “fenômeno” e discrimina nele dois aspectos. O primeiro é a sua matéria “aquilo que corresponde nele à sensação”, e: o segundo é a sua forma “aquilo que faz com que o múltiplo do fenômeno possa ser ordenado em certas relações” (B 34).

Quanto à isso, vem à tona o conceito de “intuição pura” que seria responsável pela forma pura da sensibilidade em geral e que deve ser apresentado como princípio a priori, relativamente ao fato deste “ordenar em certas relações” não poder ser dado pela experiência e ser , antes disso, uma condição de possibilidade da mesma, seja quanto a sua inteligibilidade, seja quanto a sua efetividade para um sujeito de percepção. Segundo Kant, há duas e somente duas modalidades de “intuições puras”, a saber, urna espacial vinculada ao sentido externo e a outra temporal vinculada ao sentido interno.

Cada uma destas é responsável por uma parte daquela ordenação, na medida em que, temporalmente, conseguimos distinguir uma experiência de outra e, portanto, situá-las como: anteriores, contíguas ou posteriores umas às outras; e, na medida, em que, espacialmente, podemos situar, também, dar um lugar a experiência e ao seu objeto, percebido como fenômeno, como estando próximo ou afastado, a direita ou a esquerda, acima ou abaixo, etc.

Espaço e tempo, vistos do ponto de vista de uma forma da sensibilidade, são, ainda, ”formas puras da intuição sensível” e, com isso, “tornam possíveis proposições sintéticas a priori”. (B 56), deste modo, são também condições para que se pense em um “objeto em geral”, para o que os conceitos puros seriam responsáveis pela possibilidade de determinar a intuição “no tocante a uma das formas dos juízos” (B 128, já citado),

Posto isto, a possibilidade de determinar um objeto estaria vinculada àquilo que designamos por certo entrelaçamento de intuições e conceitos, pois determinar um objeto seria apresentá-lo em certo juízo com aquilo que lhe é próprio o que, de um ponto de vista transcendental, dependeria do estabelecimento desta possibilidade através de uma “referência a priori”. Na medida em que esta conteria a sua distinção estabelecida já em certa capacidade de organização da experiência que não seria dada na mesma. O “objeto em geral” seria, então, o núcleo da possibilidade de um objeto empírico. Pois, se for possível ordenar os conceitos nele que tem um caráter puro, no objeto empírico, contingente e diverso, tudo fica mais fácil.

            O importante aí, é o significado daquilo que Kant designa por “objeto em geral” que, no caso, teria uma intuição constituída a priori, portanto pura, ou seja, independente da experiência sensível no sentido empírico

Podemos considerar o “objeto em geral” como, justamente, um conceito vazio, mas que assaz frti1 para o nosso conhecimento de objetos particulares, empíricos. Ao ser constituído de modo a priori este “objeto em geral” apresenta-nos as condições sob as quais os objetos podem ser pensados, representados e conhecidos. Pensados no sentido transcendental com a “a prioridade”, representados na sua idealidade subjetivamente e conhecidos na sua determinação empírica como intuição empírica através das formas puras da sensibilidade espaço e tempo.

Ao mesmo tempo, tal conceito traz junto de si outros conceitos, isto é, ao pensar em um “objeto em geral”, passa-se a pensar também naquilo de que ele seria composto. Passa-se a pensar  no seu modo de composição, e também em todas as propriedades que podem ser atribuídas a ele, sem que o mesmo perca sua generalidade”. Esta “generalidade” é a qual lhe dá a propriedade de constituir um “universo de aplicabilidade dos conceitos puros”, o que Kant designa por domínio da experiência ou, também, pela experiência possíve1 que compreenderia a totalidade dos objetos sensivelmente intuíveis.

Assim, com o “objeto em geral” Kant apresenta um “objeto a priori” que tem certa forma lógica (ser aplicável a todos os objetos), e certo conteúdo (dado pelo “entendimento”), a saber, a totalidade dos conceitos puros e suas determinações transcendentais.

A questão é então: como provar que esse “conteúdo” se origina no entendimento, conforme a Lógica (A 140) já citada atrás?

Para responder a isso, Kant vai dar certa atenção ao que denominamos antes de “composição” e “modo de composição” de um “objeto em geral”. Esta “atenção” abre o início da Dedução Transcendental com um conceito substituto daquilo que chamamos aqui de “composição”, a saber, a “ligação” (§l5, B 129):

Se o “objeto em geral” deve ser entendido como resultado de uma constituição a priori, uma atividade do sujeito, em que é realizada certa composição ou, nos termos de Kant deve ser bem compreendido como tendo sob si um múltiplo ou diverso de representações em geral, a unificação, a “ligação” desse múltiplo em geral que resultará no “objeto em geral”, deverá ter também um caráter a priori e transcendental, visto que é aquilo que é unificado no dado pelos sentidos na experiência,


Daí Kant afirmar, então, que essa “ligação”:


“,..jamais pode nos advir dos sentidos e, por conseguinte, tampouco estar ao mesmo tempo/ contida na forma, pura da intuição sensível; pois tal ligação uma ato da espontaneidade da capacidade de representação... “ B 129-130

Isto é, se pensarmos de um ponto de vista lógico-transcendental, que é aquele do qual Kant fala aqui, a ligação de uma dada multiplicidade de representações de um dado objeto em geral (produzido subjetivamente) não é dada pela nossa sensibilidade. Isto é,  seja ela dada através de uma intuição empírica (que não constitui um objeto em geral), seja ela dada através de uma intuição pura (que mesmo constituindo um objeto em geral, não pode ser de origem na experiência).

Assim, a conclusão que esta ligação não sendo de origem sensível, não tendo a sua origem na sensibilidade só pode ter a sua origem através do exercício de uma atividade do entendimento que Kant qualifica como sendo uma atividade espontânea da nossa capacidade de representação (B 130).

Em seguida Kant nos parece acrescentar mais alguma coisa, para compreendermos melhor esta ligação, ele afirma:

“...não podemos nos representar nada ligado no objeto sem o termos nós mesmos ligado antes, sendo dentre todas as representações a ligação a única que não pode ser dada por objetos, mas constituída unicamente pelo próprio sujeito por ser um ato de sua espontaneidade.” B 130


Disso é importante destacar a condição de que “não podemos ligar nada no objeto”. No sentido que ser “ligado no objeto” significa ter a unidade das representações pertinentes a um dado objeto, a sua origem, num ato do sujeito, pois se esta ligação fosse inerente ao objeto em si (ou coisa em si) não poderia ser jamais conhecida por nós. Pois o objeto considerado de um ponto de vista transcendental, só pode possuir as propriedades que nós nele colocamos. As diferentes representações ou, melhor, as diversas representações a serem unificadas sob o ato espontâneo de ligar, só podem efetivamente serem ligadas (pensadas e representadas por nós) se tiverem em nós a sua possibilidade já estabelecida. Isto é, in fine, o que Kant designa por faculdade. A faculdade teria em si as condições sob as quais os objetos podem ser intuídos e pensados. Por isto, Kant fala sempre em duas faculdades, o entendimento e a sensibilidade que seriam responsáveis, respectivamente, pelos conceitos e as intuições através das quais os objetos são cognoscíveis. Mas o estabelecimento desta “possibilidade” é, também, o estabelecimento de outras possibilidades. Isto é, aquilo em que repousa a tese idealista kantiana que, por sua vez, nos ajudará a compreender um pouco mais ainda o primado do sujeito aí na dedução, (15)

Ao final da dedução transcendental, Kant nos dá um “Conceito Sumário desta Dedução” (B 168-169), em que fica claro a relação entre as duas “possibilidades” e o seu vínculo a uma tese relativa ao primado do sujeito que, ao mesmo tempo, nos ajuda a introduzir o que nós designamos de núcleo da concepção de sujeito em Kant presente no §16 da dedução (B 131-136). Vejamos então o texto deste conceito sumário:


            “É a apresentação dos conceitos puros do entendimento (e com eles de todo o conhecimento teórico a priori) como princípios da possibilidade da experiência, desta porém como determinação dos fenômenos no espaço e no tempo em geral - por  fim desta determinação a partir do princípio da unidade sintética originária da apercepção enquanto a forma do entendimento com referência a espaço e tempo, como formas originárias da sensibilidade,’ B 168-169


A primeira possibilidade está expressa, naquilo que Kant designa “todo o conhecimento teórico a priori”, na medida em que este “a priori” estaria a significar a possibilidade dos conhecimentos a posteriori ou, também, de todos os conhecimentos empíricos. Assim, a possibilidade do conhecimento seria, então, estabelecida por certa espécie de conhecimento anterior (como condição) à experiência. Aí, contata-se agora, fica claro o sentido da expressão “possibilidade” que traz em si as condições formais (subjetivas) da experiência objetiva. Essa “possibilidade” é a possibilidade do conhecimento, mas é também, em Kant, a possibilidade mesma da experiência e, por consequência, a possibilidade dos objetos da experiência.


            “As condições de possibilidade da experiência como tal são, ao mesmo tempo, condições de possibilidade dos objetos da experiência.”(nota 16)


A importância da “unidade” de diversas representações sob uma representação comum é relativa a possibilidade de ser expressa, na proposição, a diversidade do objeto. Se podemos, ora, reunir a priori algumas representações - constituído um objeto em geral – então, podemos conhecer os objetos empíricos através de um processo de síntese que é, por sua vez, baseado naquela síntese transcendental.

Deste modo, as condições de possibilidade expressas em uma “ligação” de caráter a priori, seriam condições de possibilidade da experiência em geral, pois toda experiência pode ser compreendida como possuindo certa diversidade sob si, para o sujeito, de representações; e, também, seriam condições de possibilidade da experiência de objetos, pois tal “experiência” é, no mínimo, entendida como a relação entre o objeto e uma propriedade deste.

Assim a possibilidade da constituição de um objeto a priori (o objeto em geral), traz em si a possibilidade de uma experiência particular de um objeto empírico, bem como, permite que esta experiência, enquanto experiência de um sujeito, tenha a possibilidade de ser pensada.

O conceito de “ligação” que descrevemos operando até aqui traria à tona, portanto, a possibilidade de se estabelecer uma clara resposta à própria questão da verdade como adequação. Na medida em que o acordo dentro de uma teoria da representação, entre as representações do sujeito e as propriedades do objeto, não seria de modo algum problemático, na medida em que nada há para ser conhecido, representado ou pensado no objeto que não esteja já na constituição da totalidade das categorias do sujeito. A consequência é: aquilo que não é encontrável no sujeito - como conceito ou como intuição pura -, não é cognoscível no objeto e, também, não está nos domínios da experiência do sujeito.

Esta “ação do entendimento,,,com o nome geral de síntese,,.” (B 130), traz consigo, portanto, duas coisas relativas ao sujeito e ao objeto que, em uma dada teoria do conhecimento, devem ser resolvidas a saber qual a origem e, tamb6m, quais os limites do conhecimento humano, A origem seria estabelecida no sujeito, e os limites seriam circunscritos pelo alcance das categorias e intuições das respectivas faculdades, mostrando-se, então um domínio designado por Kant de “experiência possível”.

Assim, a possibilidade do nosso conhecimento (representada pela possibilidade dos objetos da experiência) teria o seu fundamento em certo tipo de relação estabelecida de modo a priori entre as duas faculdades. (17)

Como estas “possibilidades” são estabelecidas de modo a priori (independente da experiência) no sujeito que o portador das duas faculdades, então, este sujeito teria um “primado” em relação ao objeto, na medida em que o mesmo só se encontraria na experiência dado ao conhecimento, na mediatização dos conceitos puros do entendimento que seriam responsáveis pela possibilidade de sua representação discursiva e na mediatização das intuições puras enquanto formas da sensibilidade, através das quais o objeto se apresentaria ao sujeito e seria conhecidos.

HEINRICH (1988), numa análise da identidade do sujeito na dedução, nos apresenta o que foi desenvolvido até aqui (excluindo-se, devemos anotar, o nosso tratamento de “objeto em geral”, “conceito” e “ligação”).

Vejamos:

            “A Dedução transcendental é uma dedução das categorias. “Deduzir” categorias significa apresentar os fundamentos da onde se deriva o uso de conceitos como predicados de proposições a priori e mostrar em razão de sua origem, que é justa a presunção de conhecimentos vinculada a estas proposições; A dedução de Kant mostra isto partindo da autoconsciência, e como as categorias, em relação a possibilidade da autoconsciência, podem ser entendidas como condições para isso, nessa medida (a dedução mostra) que a experiência possível,” (18)

Como o ponto de partida é a “autoconsciência”, expressa pela “unidade sintética originária da apercepção” $16, E 131), e essa “autoconsciência” deve ser entendida como sendo pertencente ao sujeito que aquele que através de um “ato espontâneo do entendimento” (do seu ou “nosso” entendimento) produz uma “ligação” a priori de todas as representaç6es (conceitos e intuições), então a possibilidade da experiência, dos objetos da experiência tem a sua “origem” subjetivamente estabelecida. Isso é o núcleo da tese “Idealista Transcendental” de Kant.

Se é deste modo, então, se quisermos buscar em Kant o núcleo da sua concepção de sujeito, temos que nos dirigir para o lugar em esta “unidade sintética originária da apercepção” é devidamente apresentada, pois será neste locus encontrada a tese do “primado do sujeito”. (19)


No §16 da Dedução Transcendental, Kant afirma:


            “O eu penso tem que poder acompanhar todas as minhas representações; pois do contrário, seria representado em mim algo / que não poderia «e modo algum ser pensado, o que equivale a dizer que a representação seria impossível ou, pelo menos para mim, não seria nada.” B 131-132


Esse “eu penso” acompanha as representações de um sujeito, na medida em que cada uma delas e, também, todas elas quando unificadas sob uma consciência podem e “devem poder” serem acompanhadas pelo “eu penso” que faria, então, uma referência destas ao sujeito que as representa, seja de um modo particular, seja de um modo universal. Assim, acompanhadas pelo “eu penso” as representaç6ea, sejam elas quais forem, tem um sujeito a qual se referir ligadas, como representações suas (minhas, na passagem - e “nossas” mais atrás). Isso funciona, também, como uma regra ou princípio para o “pensamento”, da sua possibilidade. (20)

Temos aí uma espécie de dependência, bem entendida, das representações, como instrumentos de conhecimento, e, portanto, de todo o conhecimento, relativamente ao sujeito. Nesse sentido, um “primado do sujeito” estaria expresso em Kant como tese. Mas como já observamos antes este “primado” para constituir um conhecimento exige, ainda, uma relação com um determinado objeto, pois quando, transcendentalmente, relacionado a um “objeto em geral” o “primado” & somente da ordem do pensamento e no traduz—se por nenhum conhecimento dentro do âmbito da experiência possível. Nesse sentido, Kant exemplifica isso lapidarmente na “lógica”.Vejamos:


“Todo o nosso conhecimento envolve uma dupla relação: primeiro, uma relação com o objeto; segundo, uma relação com o sujeito. Sob o primeiro aspecto, ele: relaciona-se com a representação; sob o segundo, com a consciência, a condição universal de todo o conhecimento em geral. (A rigor, a consciência uma representação de que uma outra representação está em mim.)” KANT. Lógica. A 40


Assim, essa “dupla relação” de todo o nosso conhecimento relativamente ao seu “sujeito” (nós) e ao seu “objeto” estaria mediada por certo número de representações com fundamento subjetivo. Estas representações podem, segundo a citação anterior e o que até então foi apresentado, serem discriminadas em três tipos de representações. intuitivas, representações conceituais e, ainda, aquela representação que unificam as anteriores, a representação de consciência. Se explorarmos isso um pouco mais, iremos acabar concluindo que a representação de consciência, distingue-se justamente, por envolver sempre uma outra representação como seu ‘objeto’, num sentido próprio, meramente formal, pois só tem algum conteúdo quando tem uma outra representação sendo acompanhada por ela.

            O “eu penso” que estaria acompanhando uma outra representação (intuitiva ou conceitual dependente, também, da “presença” de uma representação na consciência para ter algum conteúdo. Segue-se disso, que o sujeito sem o objeto, a consciência sem a representação, não constitui conhecimento (21).

Nesse sentido, o sujeito transcendental kantiano deve ser entendido nos domínios em que é colocado no seu principal papel: na lógica transcendental. Isto é, o sujeito, aparece ali aonde o domínio da lógica, dos princípios formais do pensamento em geral são constituídos como “condição de possibilidade da experiência”, na medida em que apresentam a legitimidade de nossos conhecimentos corno tendo a sua origem a priori ou seja, numa “referência a priori a um objeto em geral”.

 Para que essa “referencia a priori” seja constituída é preciso que as representações estejam presentes, seja na forma de “conceitos” seja na forma de “intuições puras”.

Essa “necessidade das representações” está conectada, no texto de Kant, ao que ele designa de “pressuposição de alguma unidade sintética qualquer” (B 133) que seria, no contexto da dedução, o pré-requisito para que seja possível a “identidade da consciência, isto é, a unidade analítica da apercepção” (idem). Temos que interpretar isto, pois que definitivamente encontraremos certa conexão entre o sujeito e o objeto que torna necessário ao sujeito, a identidade da consciência do Sujeito, uma “unidade sintética qualquer” que , significativamente, possui um certo entrelaçamento de representações que estando “ligadas” numa consciência constituem uma certa “unidade sintética” do diverso que pode ser conceitual ou intuitivo e conceitual (22)








NOTAS

1. Kant é, talvez, o iniciador de um processo de constituição dos “limites” ou “domínios’ da razão. É importante observar que esse processo em Kant tem por objetivo a constituição dos limites tanto da metafísica quanto dos domínios da nossa experiência sensível. Assim, o que importa saber é do que a razão é capaz, qual é o seu alcance resolutivo num ou outro desses domínios, ou seja, até que ponto ela é eficaz, Mas o projeto de traçar tais “limites” não iniciou e não parou em Kant. Devemos também a David Hume uma expressão do que podemos atribuir como a paternidade desta atividade dentro da filosofia moderna. Para a filosofia antiga temos em Parmênides o seu mais enfático representante e na filosofia medieval encontramos Guilherme de Ockam como bastião.

Após Kant, temos, provavelmente em Wittgenstein um dos que seguem tal objetivo. Na sua introdução ao “Tractatus Logico-Philosophicus” (1921) temos que nesta obra compete traçar os limites da linguagem e do pensamento dentro dos quais são possíveis proposições com sentido e passíveis de serem verdadeiras ou falsas, Af 1W, institui o domínio do “sentido”, enquanto Kant instituiu o domínio da experiência possível e o domínio da metafísica, Kant ainda preserva o sentido das expressões metafísicas, tirando destas, porém, a possibilidade de serem reputadas ou decididas como verdadeiras ou falsas, Para Wittgenstein, porém, tanto a metafísica quanto a filosofia são destituídas de sentido e a lógica, por seu lado, não diz nada, sobrando o “sentido” para um domínio restrito, aquele dos enunciados descritivos sobre os estados de coisas (empíricos).

O detalhe que para ambos, dentro de um certo domínio, tanto a completude — resolução de problemas quanto a totalidade das expressões são garantidas, Em Kant a Metafísica ganha ou conquista seus limites, mas a razão permanece ilimitada, pois “Com efeito, todos os conceitos, ou melhor, todas as perguntas que a razão pura nos apresenta situam-se não na experiência, mas sim tão somente na razão e, em virtude disso, tem que poder ser resolvidas e concebidas segundo a sua validade ou nulidade” (CRP, B 791, apud LOPARIC. 1988, p.68); em Wittgenstein o “pensamento” ganha os seus limites através da limitação da linguagem e, assim, a “razão” foi sendo restringida a um domínio.

Mas, em 1931, quando Kurt Gödel, um jovem estudante de matemática, prova a incompletude de um sistema dedutivo na aritmética: há uma f6rrnula bem formada aritmética que é verdadeira, mas que não é nem demonstrável nem refutável, Assim não e possível estabelecer a validade ou nulidade desta fórmula, o que importa na admissão de que nem todas as questões que a razão concebe são passíveis de serem decididas, Assim imposto um limite a, até então preservada, pretensão do espírito humano de esgotar em um sistema dedutivo os seus problemas.

Ainda que para Kant trata-se dos limites da metafísica e não dos limites de um sistema aritmético, temos aí um “paradoxo da racionalidade” em que a razão humana defronta—se, a medida que persegue em seu próprio exame, com uma limitação progressiva da sua capacidade (veja-se LOPARICK, 1988, p74.).

Nesse sentido, não somente a concepção do “Ensaio como Forma”, mas também a crítica de Adorno ao primado do sujeito é tributário deste processo cada vez mais agravado de limitação dos poderes da razão.

Talvez esse seja o major “paradoxo da racionalidade” do espírito humano, o fato de quão mais racional ele se torna (no exame de si mesma), mais consciente das suas limitações ela se descobre. E, isso tudo, altera a compreensão da tarefa da filosofia, pois vai-se, paulatinamente, explorar as limitações da razão, produzindo-se outras orientações e concepções de filosofia. Uma ética e uma estética confrontadas com isso são radicalmente alteradas, mas, entretanto, quando os limites tinham a sua proveniência destas áreas eram reputados como “desafios da razão” e não como “fronteiras”.

2. ADORNO, T.W, Terminologia Filosófica, v,I eII, Madrid: Taurus, 1983, Este texto, constituído em 1962 de lições de introdução à filosofia, nos mostra o filósofo Adorno, fazendo uma revisão da terminologia que demonstra amplo domínio e profundo discernimento dos conceitos filosóficos de outros autores e da tradição,  ao contrário da opinião limitada de alguns. Bem como, pode ser útil na complementação de uma análise da sua crítica a Kant, na medida em que expõe a sua interpretação e reconstrução de conceitos e teorias deste autor.

3. A “coerência” de Adorno também é destacada por BUCK-MORSS (l98l). Mas, isso pode ser verificado nas seguintes passagens das obras supracitadas no texto, quanto, pelo menos, ao nosso ponto: A “Atualidade da Filosofia” citada em JAY (1984)pp. 5l74; em “Dialética do Esclarecimento”, pp 38-41 e pp 83-87; em “Minima Moralia”. p. 28-30 e pp. 54-55; em “Positivismo na Sociologia Alemã”. pp. 224-225; em “Dialética Negativa” pp 169-185,

4. A “subjetividade” perderá o seu caráter constitutivo: “Em favor da primazia do objeto fala sem dúvida algo que não se concilia com a doutrina kantiana da constituição...vislumbra uma pontinha do que não está de acordo com suas decantadas categorias,” (sobre Sujeito e Objeto, 205/trad. de Ruschel), Fazendo um “corte” no embate “contra tudo e contra todos” de Adorno.

5. Mas, ainda assim, o enfoque de Adorno preserva o sujeito como termo fundacional junto do objeto de uma “epistemologia”, Melhor ainda, a preservação importa no reconhecimento daquilo que não se encontra no equipamento categorial do sujeito, ou seja, aquilo que deve ser encontrado no objeto e na constelação conceitual que o acompanha (D,N., p,165). De qualquer modo, isso pode ser visto como um índice de uma preservação do projeto iluminista, Aliás, em “O Discurso Filosófico da modernidade” Habermas (1990), procura mostrar que o embate com a “subjetividade constitutiva” ou o “primado do sujeito” dominante na filosofia contemporânea e propõe, como alternativa, a sua teoria comunicativa. Sobre Adorno e Horkheimer, nesse quadro, consultar pp.109-129 da mesma obra, especialmente como análise da relação entre iluminismo e mito em ambos e em “Dialética do Esclarecimento” conectada a “Dialética Negativa” de Adorno (p.128).

6, Por exemplo, não estava pressuposta em Kant, uma conexão entre a sua teoria do conhecimento e toda a cultura moderna. O terreno do seu conflito era “metafísico” e “epistêmico”. Para se orientar com uma posição sobre isso, ver Habermas (op. cít, p.30) “,,,sem que Kant tivesse apreendido a modernidade como tal,” (P.S. Ressalve-se aqui, para todos os efeitos, que por outro lado o que Habermas chama de modernidade ali não é um conceito compartilhado por Kant e nem precisa ser. É um conceito desenvolvido a partir de uma interpretação histórica e política dos acontecimentos da modernidade. Salvo o processo iluminista e quiçá o próprio movimento crítico, Kant não se afiliava a nenhuma forma de modernidade. Portanto, é um anacronismo tratar de um Kant da modernidade, na modernidade ou fora dela.)

7, Utilizamos, especialmente, a 2ª Edição da “Crítica da Razão Pura” (1787), na tradução de Valério Rohden e Udo Baldur Moosburguer para o português.

Quando usamos a 1ª  Edição da “Crítica da Razão Pura” (1781), trata-se da tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Todas as citações referem-se, como de praxe, a 1ª Edição A e 2ª  Edição B,  seguida da paginação original o que é inserido na margem das duas traduções, Quanto ao tom irônico da primeira frase, parece ser evidente o seu fácil assentimento

8. O que segue é, também objeto de exposição em MUSSE (1991) pp. 127-169, Salvo algumas alterações, foi por nós apresentado no V Salão de Iniciação Científica da UFRGS, em outubro de 1993, sob o títu1o “Autoconsciência Transcendental em Kant: Para uma Análise da Crítica de Adorno ao Primado do Sujeito em Relação ao Objeto”. (P.S. O destaque do trabalho tanto do ponto de vista da iniciação científica quanto ad formação em filosofia que ensejou a participação do aluno no Salão de Iniciação, foi motivo de entrevista também na Rádio da Universidade no Programa Ciência em Cena.)   

9. O nosso guia quase como um cânone para a escolha das definições nesta exposição tem sido TORETTI (1967).

10. Conf, TORRETTI (1967) p,53, Em nosso trabalho de graduação do bacharelado em filosofia da UFRGS, tratamos de examinar mais detidamente estas definições de transcendental o que, em parte também é apresentado e interpretado aqui, ainda que com mais brevidade. (P.S. Este trabalho tem como seu par este trabalho de graduação concluído em Dezembro de 1993.) 

11. A supressão do artigo definido em “todo o conhecimento” foi feita por sugestão do professor Gabriel de Britto Velho (UFRGS) conf. Traduções.

12. “existência” neste contexto pode parecer ambígua, mas com o exame das “possibilidades” fica mais claro o seu uso. Para “validade” e “realidade”, ver a distinção exposta por ALLISON (1992) pp. 217-272 entre “validade objetiva” e “realidade objetiva”. Note-se que o pensar e o conhecer são, na filosofia transcendental, reunidos na conexão entre os princípios do pensamento (lógica) e os princípios ou condições de possibilidade do conhecimento (epistemologia) enquanto estes últimos seriam tanto condições de possibilidade da experiência quanto condições de possibilidade dos objetos da experiência. No último sentido podemos falar, talvez, de “existência”. Sobre isso, ver KANT Progressos da Metafísica (1985) p.44-45, em que trata-se da “realidade objetiva” de um conceito puro, através da sua apresentação, Estar “em nós” sugere tanto o fundamento subjetivo ou lugar subjetivo deste conceito, quanto o seu fundamento intersubjetivo ou lugar intersubjetivo no ser humano finito provido de razão e entendimento, Isso vai contra as acusações de solipsismo endereçadas à filosofia de Kant pelo realismo ingênuo.

13, “referir-se a priori” é importante em dois sentidos: 1., quando relativo a uma intuição pura que é sensíve1, mas que pode ser elemento a priori para, por exemplo, a construção de um conceito de número; e, 2., quando constitui-se por um juízo sintético a priori que seria a regra sob a qual as intuições podem ser apresentadas. Grosso modo, os. exemplos de regras são os princípios da matemática pura, da geometria pura ou da física teórica. Da pergunta pela sua “possibilidade” parte Kant. Ver “Prolegômenos...”,_(1987) A 48.

14. Conf, “Lógica” (1992) A 145.

15. Conf. “Prolegômenos...” (1987). A 85.

16. KANT, citado em TUGENDHAT (1992) p.88. Onde, também, encontra-se a discussão sobre a “filosofia da consciência” versus a “filosofia da linguagem”. Cito: “a questão sobre a consciência assim como a questão ontológica sobre “o ser enquanto ser”, passa a ser uma questão sobre a compreensão de sentenças.” (p, 111) Mudando-se, deste modo, por subordinação, dos paradigmas da consciência e da ontologia ao paradigma lógico-semântico.

17. Bem entendido, entre o entendimento e a sensibilidade, através dos seus instrumentos puros (intuições e conceitos a priori) num juízo sintético a priori que possibilitaria o conhecimento, Além disso, apontamos a exclusão aqui, para fins de simplificação, de dois pontos importantes em Kant para a efetivação da mediação entre as duas faculdades, a saber, aquilo que é pertinente ao seu caráter ativo do “esquematismo” (B 176-187) e a questão relativa à terceira faculdade, a “imaginação” abandonada, segundo Heidegger, na eliminação de duas passagens da 1ª para a 2ª  edição da Crítica da Razão Pura.

18, HEINRICH. (1988) p.74. As referidas, por Heinrich, “proposições a priori” podem ser entendidas como expressões em que o objeto em geral estaria constituído discursivamente (com conceitos) e em que a “ligação” ou a unificação de um diverso de representações (com intuições puras) poderia figurar.

19. Adorno, aliás, não faz outra coisa, dirigindo contra a passagem, a seguir citada do §16 da Dedução Transcendental os seus argumentos principais. Em Dialética Negativa, pp. 185-187, em “Sobre o sujeito e objeto”, pp, 200-202 (trad., Ruschel). Para a seguir postular a “primazia do Objeto”.

20. HEINRICH (1988) apresenta um tratamento clássico do “eu penso” no texto já citado, e BECKENKAMP (1987) discute largamente o mesmo tema servindo em linhas gerais para o que foi desenvolvido aqui.

21. Retornando a nossa primeira e larga nota, talvez seja mais interessante agora traçar-se, brevemente, um paralelo com a versão de “sujeito” em Wittgenstein (1993); pp. 245— 247, em que o “Sujeito” não existindo (5.631) deixa de ser objeto de conhecimento, pois está fora do mundo”, como seu limite (5.632). Em Kant, essa posição é mais clara e dirige-se também contra uma faceta da então concepção de “natureza humana” da época moderna. No § 25 da Dedução Transcendental não há autoconhecimento do “eu penso”, pois este não possui uma auto-intuição ou uma intuição intelectual. Na “Refutação do Idealismo” (B 274-287) o argumento volta-se contra Descartes e, na passagem intitulada “Dos Paralogismos Da Razão Pura (B 399-428), contra a Psicologia raciona1 e as acusações de que ele (Kant), defende um idealismo absoluto ou empírico. Ver, também, no prefácio da 2ª  Edição nota B XXXIX. O paralelo entre Kant e Wittgenstein e traçado, também, e de forma mais extensa em ALLISON (1992) pp.441-445.

22. O que deve seguir-se desta apresentação é que para examinar a crítica de Adorno a Kant, devemos retirar o “sujeito lógico” de Kant, num registro estranho, do seu “habitat” conceitual para colocá-lo à luz tanto de Freud quanto de Marx, através de Adorno, num horizonte contemporâneo de critica e discussão de uma filosofia da consciência ou do sujeito. Para isso, consultar-se WELLMER (1984)pp.334-339. Do ponto de vista da influência marxista, pode-se consultar TERTULIAN (1984) que apresenta, também, a relação com LUKÁCS que, aliás, é mais desenvolvida e debatida também em MUSSE (199l) pp.8-125.


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