Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de junho de 2014

NINGUÉM PRECISA SER BOCÓ - COMENTÁRIO PESSOAL AO POST DA KATA

Tudo bem. Vou digredir aqui um pouco. Para mim o título é ótimo, e digo: que é bom que consideraram o título adequado. O meu pai era um eletricista que dizia isso em alguns momentos da vida e do trabalho para seus aprendizes ou colegas e mesmo para amigos e para seu filho. Meu pai tinha mania de dizer três coisas diferentes em uma frase e sempre me pareceu que ele fazia exercícios subjetivos de reflexão e de formulação antes de falar ou responder sobre certas coisas para mim. Ele queria dizer que as pessoas não precisam ser boca abertas em tudo que lhes aparece pela frente que dá - para variar - e tentar ser mais experto ou inteligente em algumas coisas, apesar das dificuldades de pensar e entender as coisas. Ele era um prático e técnico e tinha por hábito evitar acidentes e erros pois em eletricidade estas coisas são bem perigosas e prestar atenção, pensar mais e melhor é uma necessidade. Outra versão do bocó é o bocoíó, que deve ser e assim me parece um bocó duplo. Mas o "não precisar" ai traz também esta categoria modal da necessidade e uma lição sobre isto também. Apesar da possibilidade de ser bocó, não há nenhuma necessidade que as obrigue a ser assim, ou seja, poderia ser diferente e as pessoas são livres para pensar diferente e isto lhes será, inclusive, muito vantajoso em seus afazeres e vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário