Powered By Blogger

sábado, 11 de janeiro de 2025

PAUL AUSTER - ANIVERSÁRIO 3 de fevereiro de 2024

 Paul Auster - Aniversário 

Um dos textos mais incríveis que já li sobre o próprio pai e a paternidade, foi escrito por Paul Auster, nascido em 3 de fevereiro de 1947 e que hoje completa seus 77 anos. Recomendo muito.

Em sua obra A invenção da solidão, ele nos põe frente ao enigma da paternidade em duas direções, a do próprio pai e da sua relação de pai com seu filho. Constrói uma narrativa não somente ilustrada, erudita ou cheia de referências, mas principalmente com um sentido de transcendência e profundidade que nos toca como filhos e como pais. 

É muito revelador também do oculto ou daquilo que parece permanecer em segredo para todos nós nessa relação e que só se revela quando enfrentamos a paternidade sem temor ou culpa, apenas com a luz da revelação e os olhos da aceitação que só o desejo de compreensão, mais do que explicar nos permite acessar. É uma viagem para o outro em nós, nosso próprio pai e o pai que nos tornamos.

Feliz aniversário!

Gratia ao Luisinho, o meu editor favorito por me lembrar dessa efeméride hoje. @antoniopaimgomes

O cântico escolhido para está homenagem e lembrança tem o timing da conexão lenta e dramática que só ocorre quando a reflexão se defronta com o sentimento, ou quando o sentimento nos leva a reflexão sensível.



P.S.: texto escrito no aniversário do escritor. Algum tempo depois ele veio a falecer, no mesmo ano. Adiante mais uma postagem sobre um tema que em 2024 ficou muito mais caro: a perda do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário