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domingo, 9 de junho de 2013

TRANSCRIÇÃO DO DEBATE/DIÁLOGO NO MURAL DO ALEXANDRE, COM EROS CARVALHO - O QUE GEROU MINHA DIGFRESSÃO SOBRE IDEALISMO NA EDUCAÇÃO E MEUS ÚLTIMOS COMENTÁRIOS - IN PROGRESS

1. “Tem gente que defende posições éticas, políticas, educacionais, econômicas, etc., como se estivesse falando de uma comunidade de seres perfeitamente racionais, dotados da máxima boa vontade e de habilidades cognitivas excelentes, cujas decisões não sofrem nenhuma interferência das paixões. Só rindo mesmo...” Alexandre Noronha Machado

2. “Sim, me vejo assim também...e também acho graça nisto...mas também creio que ao fazer isto buscamos construir uma comunidade de diálogo sobre este tema com base ou construindo uma idéia de racionalidade e numa tentativa de boa vontade e de cognições superiores...é uma forma de idealismo e até de ingenuidade...mas não se desiste tão fácil disto..com todas as contradições e reflexões necessárias” Daniel Adams Boeira

3. “Qualquer plano para a sociedade tem que ser baseado em como ela é, não apenas em como ela deve ser.” Alexandre Noronha Machado

4. “Eu penso nisto também...estou em sala de aula tratando disto inclusive...e hoje mesmo estava conversando com pibidianos sobre isto: nós não nos relacionamos com a sociedade, nos relacionamos com outros indivíduos, então precisamos ter cognições deles, compreender eles, pois assim a relação social se torna mais racional ou menos..continuo outro hora... a base disto é uma relação real e não abstrata, mas aceito reparos também...porque é uma construção..” Daniel Adams Boeira

5. “Perde a sanidade mental quem fica com os olhos fixos só no ideal.” Eros Carvalho

6. Fiquei pensando nestes riscos lógicos, fatuais e mentais do idealismo....com todo o respeito....o único problema que eu vejo neste tipo de debate cujo alvo é o idealismo é quando aqueles que acusam alguém de idealista estão imersos e isolados na campânula acadêmica e os acusados mergulhados em uma sala de aula de escola de ensino médio da periferia e vivendo cotidianamente com seus alunos a realidade nua e crua da sobrevivência e da luta por dignidade...luta esta que envolve pactuações nas relações humanas e um jogo de linguagem que não é aquele entre saber ou não saber, ser esperto ou não ser esperto, mas sim ser confiável ou não, ser digno de respeito ou não....aliás vejo mais pessoas perdendo a sanidade enfurnadas em teses e dissertações do que dando aulinha em escola de periferia...porque não dá tempo para ter crise de ego ou de depressão...porque ou você vira cancheiro ou corre....um cara numa condição desta esta olhando sim para o ideal porque ele precisa construir mesmo algo melhor na perspectiva das pessoas...e ele precisa acreditar no que diz de verdade...senão baila.. Daniel Adams Boeira

7. “não quero com isto ofender ninguém..talvez mais rigorosamente só mostrar perspectivas e vivências diferenciadas aqui.”.Daniel Adams Boeira

8. “e quem fica com os olhos fixos somente no real também perde a sanidade.” Daniel Adams Boeira

9. A negação de se fixar *só* no ideal não é necessariamente jamais se fixar no ideal. Um outro ponto é que abstração e idealização comportam graus também. Fixar-se numa situação melhor e até mesmo bem melhor que a atual não implica em fixar-se numa situação em que os agentes são infinitamente diferentes daqueles que, até aonde sabemos, são os seres que somos. Eros Carvalho

10. Sem dúvida que perde, ninguém sugeriu o contrário, Daniel”  Eros Carvalho

Devo admitir que meu argumento é exagerado na tentativa de mostrar uma diferença que pode ser sim razoavelmente relativizada....vou melhorar a abordagem porque o tema levantando pelo amigo Alexandre Noronha Machado  merece sim ser melhor debatido...vou fazer uma reconstrução panorâmica do tema e das opiniões que apostamos nele e depois tentar provocar um entendimento mais claro que permita com que nós nos desentendamos com clareza ou façamos acordos importantes e esclarecedores sobre a questão geral posta.

Porque eu não gostaria de rejeitar a contribuição da academia na construção de meus ideais ou ideais coletivos...e nem gostaria de romper a ligação ou derrubar as pontes necessárias entre a periferia e a excelência acadêmica....porque os dois lados perdem e porque é muito importante que esta relação seja construída para de fato mudar a nervura do real e viabilizar que a nossa compreensão se alargue e dê conta de velhos desafios, problemas atuais e melhores perspectivas no meu caso aqui para o pensamento, a educação e a sociedade.


mas que começa marcado por este debate sobre "Idealismo na Educação" que de fato é muito mais que isto, que talvez seja o desafio de como construir a ponte entre aquilo que é a nossa condição real hoje - conhecendo ela, interpretando ela, avaliando ela e se posicionando nela - e aquilo que poderá ser uma condição ideal da nossa sociedade produto de um debate democrático e racional sobre este real e sobre o projeto que gostaríamos, almejaríamos, sonhamos de construir coletivamente sobre ele...um outro mundo é possível e deverá ser construído mesmo a partir de uma compreensão crítica e cognitiva clara sobre o mundo atual....e pouca gente que eu conheço e admiro renunciou a esta ideia...ainda que saibamos e bem o quanto é difícil realizá-la...mas creio que podemos medir mesmo o valor de uma geração ou de uma escola de pensamento pelas suas obras, realizações e propostas...o que é tornar idéias em projetos e em realidade....na verdade trata-se, para evitar um termo caro e desgastante na argumentação, de como derrotar de forma prática esta espécie mista de Filisteísmo, Pessimismos, Cretinismo e Ceticismo Social vigente em alguns círculos de pensamento e que tão poderosamente luta para manter as coisas como estão e impedir com que a esperança torne outra realidade possível, através do trabalho do pensamento e da ação política....

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