Powered By Blogger

domingo, 23 de junho de 2013

RELATO TECNOSINOS PARA A ESCOLA OLINDO FLORES

Apresento abaixo uma espécie de resumo com destaques da palestra da Sra. Suzana Kakuta, Diretora Executiva do Parque Tecnológico, na Audiência Pública sobre Ensino Técnico e Profissionalizante da última quarta-feira (19/06/2013), complementadas com alguns acréscimos de dados e de materiais que possuo de divulgação do Parque e com informações do site deles.

O Tecnosinos – Parque Tecnológico São Leopoldo, foi considerado o melhor parque tecnológico do Brasil em 2010. Foi criado em 1999 com o intuito de abrir um novo ciclo de desenvolvimento na cidade que à época perdia posições na economia gaúcha e sofria de uma falta de iniciativa e incremento econômico.

De lá para cá foi incrementado e é altamente valorizado como pólo tecnológico. E tem tido impacto também no mundo do trabalho e na economia local. Uma prova disto é que ele já abriga mais de 70 empresas de alta tecnologia ou relacionadas.

As empresas de base tecnológica estão vinculadas a cinco áreas especializadas: 1. Tecnologia da Informação; 2. Semicondutores, Automação e Engenharias; 3. Comunicação e Convergência Digital; 4. Nutraceutica e Alimentos Funcionais; 5. Novas Tecnologias Ambientais.

Um dos grandes trunfos do Parque Teconológico tem sido a attrração de uma grande empresa. Ao lado da Unisinos está sendo concluída a obra de construção e instalação da HT-Micron. Que será uma grande fábrica de chips e semicondutores que foi atraída por ele.

Além disto, o parque é considerado uma plataforma produtora de tecnologias mais internacionalizada da América Latina, contando com empresas residentes em 9 países.

Recebendo diversas formas de incentivos e apoio dos governos Federal, Estadual e Municipal ele praticamente está consolidando um novo CLUSTER PRODUTIVO no Vale dos Sinos na área de Tecnologia da Informação.

Após 14 anos o Pólo é o maior e o mais importante no Brasil e na América Latina. Mas para manter-se nesta posição luta continuamente se incrementando e se ampliando.

Ocorre uma forte geração de empregos com boa remuneração no Tecnosinos.

A perspectiva à médio prazo é de criação de 2000 empregos, repito dois mil empregos para jovens de nível médio, técnico e com graduação ou cursando graduação.

Em geral, os salários iniciais são entre R$ 2.000,00  e R$ 3.600, para os jovens com boa base em ciências, matemática, física e inglês.

Os funcionários do Tecnosinos são 30% locais e todo o resto é oriundo de outras cidades, estados e países. Uma das vantagens de quem trabalha no Tecnosinos é que o Pólo fica ao lado da Unisinos permitindo também compartilhar e compatibilizar estudo e trabalho praticamente no mesmo local.

O Pólo acaba por gerar novas demandas de profissionais e muitas ofertas de emprego para alunos de cursos técnicos e de engenharias e tecnologia da informação.

Um das idéias da gestão apresentadas na Audiência é promover estudos para viabilizar um PRONATEC focado e dirigido à formação de jovens com perfil para trabalharem no pólo ou também constituir uma espécie de curso pós-médio em TI para fortalecer as bases de conhecimento necessárias para o ingresso no trabalho de lá.

A unidade gestora do Parque Tecnológico oferece um Programa chamado Talentos Tecnosinos para atrair jovens trabalhadores e focados na aprendizagem e aquisição de conhecimentos para trabalharem lá. Cito:

“Preocupados com a crescente falta de mão de obra do setor de TI, o Tecnosinos lançou, nesta quinta-feira (29/9), o programa Talentos Tecnosinos, que tem por objetivo a formação e a qualificação de recursos humanos para atuarem junto às empresas do Parque Tecnológico São Leopoldo. 

Divido em seis áreas de atuação - Projeto Escolas, 200 Talentos, Calouros, Idiomas e Extensão, Graduação e Pós-Graduação - o programa irá atuar na captação e qualificação de mão de obra desde o ensino técnico até os cursos superiores. “O nosso principal insumo é recursos humanos, sem pessoas não conseguimos promover a inovação. E essa tem sido uma pauta constante no parque, por isso a criação desse projeto vai ajudar a trazer mão de obra para o Tecnosinos”, destacou Susana Kakuta diretora executiva do parque.

A intenção dessa iniciativa é trazer para o Tecnosinos, só neste semestre, 2 mil jovens, que serão apresentados as expertises e áreas de atuação das empresas. Segundo o presidente da Associação das Empresas do Parque, Oldemar Brahm, esse programa vai contribuir não somente com as empresas, mas também irá ajudar a mudar a situação da região. “Quanto mais jovens empregados, melhor será a qualidade de vida que estaremos gerando para a sociedade.” 

No Projeto Escola, 12 instituições de Ensino Médio do Vale do Rio dos Sinos, estão participando do programa. O objetivo desse eixo é aproximar os alunos do último ano, principalmente de escolas técnicas públicas, das especialidades do Tecnosinos. Os estudantes passarão um turno nas dependências do parque, conhecendo as empresas e suas áreas de atuação. “Essas ações articuladas entre organizações, escolas e universidade são muito importantes para os nossos estudantes, pois promovem uma integração”, destacou Maria Inês Utzig Zulke, diretora executiva da Fundação Liberato, de Novo Hamburgo, uma das instituições participantes do programa.

Esse projeto também está diretamente ligado ao Projeto 200 Talentos, que visa capacitar 200 jovens, através de cursos de curta duração nas linguagens essenciais e que representam a maior demanda de competência para as vagas em aberto no Tecnosinos, como PHP, @NET, JAVA, Programação básica,  em um período de 10 meses. “As empresas estão sedentas por mão de obra, pois é só com recursos humanos capacitados que poderemos continuar crescendo e gerando mais empregos”, acrescentou Brahm. 

O (ex) prefeito municipal de São Leopoldo em 2012, Ary Vanazzi, também destacou o quanto esse programa vai contribuir para concretizar, ainda mais, São Leopoldo no mapa da tecnologia mundial. “Já fomos considerados, pela pesquisa realizada na Você S.A., como uma das 100 melhores cidades para se fazer carreira no Brasil. Isso mostra o prestígio do parque e das competências que estamos gerando aqui. Temos que continuar investindo, para continuar nos destacando. E esses investimentos precisam estar fortemente ligados a educação”, ressaltou.  

O programa também inclui o projeto Calouros, que capta talentos nos primeiros semestre dos cursos, e os projetos Graduação, Pós-Graduação e Idiomas e Extensão que visa qualificar a mão de obra que já está atuando no parque através da concessão de descontos nos cursos da universidade. “Não é por mágica que São Leopoldo está se tornando o que é hoje, isso é resultado de um esforço coletivo”, finalizou o reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino.”  

Ao concluir sua apresentação a Sra. Suzana convidou as escolas presentes a participarem deste programa. Ao que nós, ao final, após todas as manifestações sobre outros assuntos  respondemos positivamente em nome da nossa Escola, com o interesse dos alunos e também com a construção de uma relação institucional que será aos poucos construída com novas interfaces, colaboração, intercâmbio e mudanças necessárias para alavancar um projeto de parceria e sucesso. Em princípio entendemos ser necessária uma discussão de currículo e de perfil final dos jovens egressos de nossa escola. Inicialmente em Matemática, Ciências Naturais e Língua Inglesa. Mas creio que um bom reforço de algums temas e conteúdos nas outras disciplinas de humanas e linguagems podem também elevar a performance dos nossos alunos para estas seleções.


Creio, por fim, que qualquer esforço nosso neste sentido acabará por elevar a performance dos nossos alunos em diversas outras seleções e aprendizagens: Cursos técnicos, empregos, vestibulares e etc. O que é um ganho qualitativo para a escola e a comunidade e constrói uma perspectiva mais positiva para os jovens e nos ajudará a evitar e reduzir a evasão e quiçá aumentar a procura por vagas em nossa escola também com uma parceria institucionalizada.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário