Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de março de 2013

NÃO CHORA, NÃO CHORA, NÃO CHORA - VOCÊ VAI ANDAR DE SKATE UM DIA - HOMENAGEM AO CHORÃO


Bem amanheceu com esta notícia ruim da morte do cantor, compositor e agitador Chorão da banda Charlie Brown Jr. - pois eu vou dizer uma coisa que pode parecer coisa de adolescente tardio, mas confesso que admirava muito a letras dele e as manhas que ele usava para fazer seus vocais e ao mesmo tempo emocionar os jovens....em algumas apresentações dele em festivais ou nos Planeta Atlântidas - o acompanhei por rádio ou tevê e constatei a grande energia que ele gerava com os jovens e as pessoas em seus shows....fiquei pensando no efeito reflexivo das suas canções também, não porque elas eram profundas ou cheias de vôos conceituais, mas sim porque eram simples e diretas e traziam consigo belos golpes em velhos inimigos psicológicos e individuais....era como se o Chorão enfrentasse muitos dragões do ego e do status quo em suas canções....e carregava também suas canções com uma grande fé na vida, uma grande fé no amor e na amizade...mas também dava porrada nos mascarados, nos otários e etc....não penso que seja uma má educação os jovens aprenderam a não dar moleza em certas coisas....ao contrário...creio que faz bem ter a capacidade de desmascarar certas coisas e desmistificar certas coisas. 

Também admirava a trilha que ele tinha na MALHAÇÃO. Fui ver agora num site e  tem umas 228 canções registradas em nome da banda Charlie Brown Jr. vale a pena conhecê-las e ouvi-las para entender talvez a transição entre a minha geração e as gerações seguintes dos anos 80 ao ano de 2013, porque considero ele bem representativo de alguns de nós que vivíamos em centros urbanos e andávamos de skate – muitos com a divisa SKATE OR DIE – e também é preciso considerar que sempre se manteve com esta filosofia até agora aos 42 anos de idade. 

Ele dizia claramente que buscava a sabedoria e só isso já é um bom exemplo para mim, meus alunos e minhas filhas. também não dá para dizer que nestes 21 anos de estrada não houve uma produção... mas vamos sentir falta é da pessoa, da energia e dos textos cabeção dele...por fim, considero que com a perda dele e da Cássia Eller – que para mim eram de certa forma um par musical – cada um na sua - se fecha um ciclo da música brasileira urbana...tinha tanta coisa para te dizer, mas vou terminar assim: 

NÃO CHORA, VOCÊ VAI ANDAR DE SKATE UM DIA, CAIR E LEVANTAR E SER FELIZ - VALEU CHORÃO!!!!!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário