Powered By Blogger

terça-feira, 5 de março de 2013

A MORTE DE HUGO CHAVEZ: TAMBÉM FALTA SENSIBILIDADE HISTÓRICA NESTE MUNDO

Neste exato momento estou pensando nos destinos da América Latina e também do Brasil. E deve ser uma coisa muito pretensiosa da minha parte fazer isto, pois faz muito tempo que não ouso fazê-lo desta forma. Mas deve haver algo de muito interessante na História da América Latina que faz com que a luta pela emancipação dos povos oprimidos e explorados, desaquinhoados e desconsiderados dependa sempre de heróis, lideres e homens e mulheres que sacrifiquem sua vida pela causa. 

Ao contrário de alguns conhecidos, amigos, conterrâneos e outros nunca, odiei Hugo Chavez, nem fui seu fã ou seu defensor. Sempre olhei para este homem de uma forma assombrada como olhei para o Brizola e alguns outros durante as suas jornadas e outros homens e mulheres que parecem personagens de filmes de aventuras e de histórias incríveis numa luta permanente contra o Imperialismo de várias nacionalidades, numa luta incessante contra monopólios de uma única classe social, numa luta assombrosa contra uma mentalidade subserviente mesmo de pessoas esclarecidas e cultas, com formação acadêmica e suas leituras ou daqueles que são tisnados e bafejados por uma grande inteligência que entretanto é incapaz de ultrapassar um entendimento superficial e simplista da condição real da América Latina e da história de exploração desses povos que se perpetua com idéias e posições opostas aos chavões que usam para qualificar Chavez e outros com Populismo, Democratismo ou mesmo Socialismo.

Tudo se passa para mim como se as pessoas não tivessem sensibilidade histórica, consciência histórica ou uma capacidade mínima de entender o mundo em que realmente estão vivendo. E interessante que estas pessoas ficam,s ensibilizadas com as odisséias, epopéias americanas e outras como se a luta por dignidade, liberdade e igualdade já estivesse sido encerrada la no século XIX e estivéssemos em um outro tempo. Mas não é o caso para a américa latina amigos.  

Fico mesmo triste quando vejo a intensa manipulação desta história por orgãos de comunicação que fazem o serviço da desinformação e da distorção da realidade. E ainda tem a frequência ensandecida da repetição ideológica que afirma só um lado da história. 

Pois eu vos direi que seria ótimo se a VEJA, a GLOBO e estes orgãos de imprensa falassem a verdade. Mas não é o caso, em nenhuma das situações em que se vê uma edição marcadamente ideológica dos acontecimentos e chega a ser notável que inteligências medianas acedam a essa impressão distorcida e forçada. 

Assim, recomendo que assistam e leiam como eles tratam este acontecimento e suas repercussões sobre a Morte de Hugo Chavez e se perguntem se este "ditador" foi eleito por sufrágio e quais problemas deste pais ele resolveu nestes curtos 14 anos de governo em que ele fez o governo eleito mais longo da América Latina e o mais curto entre todas as ditaduras de direita que já tivemos por aqui. 

Derramo neste momento um gole para o santo e afirmo de novo que vou torcer muito por aquele povo...porque o que tem de urubú que já tá de olho no petróleo deles e ainda tem a velha elite que quer voltar a ganhar seus quinhões lá...Que ele acendam seus charutos e brindem com suas champanhes e espumantes, porque - assim espero, não passarão disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário