Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de julho de 2013

A CHEGADA DOS IMIGRANTES ALEMÃES POR ERNST ZEUNER

A CHEGADA DOS IMIGRANTES



EM 25 DE JULHO DE 1824 - uma HOMENAGEM DE ARTISTA 

Na minha opinião a melhor homenagem que posso render ao trabalho e ao esforço dos homens e mulheres que constroem São Leopoldo e que aqui chegaram em busca de uma vida melhor é contar um pouco da história desta pintura hoje. 

Esta Pintura é de Ernst Zeuner; Ele nasce em Zwickau em 1895 na Alemanha. Zeuner estudou na Academia de Artes Gráficas de Leipzig onde adquiriu muitas técnicas de pintura, ilustração, letreiros, caligrafia e fabricação de livros, bem como, de desenho técnico. Após a primeira guerra mundial ele migra para o Brasil chegando em Porto Alegre em 1922. Foi provavelmente contratado pela Editora do Globo por conta de seu amplo e qualificado currículo. Um pouco depois por indicação de Mansueto Bernardi então prefeito de São Leopoldo acabou por realizar esta pintura provavelmente às vésperas do centenário. Para verificar isto teríamos que pedir ao Pessoal do Museu que retirasse o fundo da tela que se encontra em suas escadarias. Zeuner trabalhou muitos anos na Editora Globo - até o final de sua vida - e foi um grande responsável também pelo incremento técnico e artístico das muitas capas de sucesso da famosa livraria e das Revistas do Globo. Deu orientação e contribui na formação de muitos artistas gráficos e também num capítulo fundamental da história do Design e da Publicidade no Rio Grande do Sul e no Brasil, conforme literatura especializada aqui.. O artista e ilustrador falece em 1967. A aquarela "sem data": Chegada do Imigrantes Alemães, encontra-se hoje no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo.



Não há respeito a história ou preservação da história sem a preservação dos prédios e do patrimônio histórico desta cidade. E uma forma de render homenagem também envolve o reconhecimento das obras de outros artistas que foram produzidas aqui ou para contar a nossa história e criar algum valor estético neste espaço social e de vida.

2 comentários:

  1. Muito bom, Parabéns!
    Obs.
    Carl Ernst Zeuner era meu bisavô.

    ResponderExcluir
  2. Grande Ernst Zeuner, inspirador de João Fahrion, Edgar Koetz, Nelson Boeira Faedrich, etc

    ResponderExcluir