Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

QUANDO OS HOMENS FALAM A VERDADE - CLIFFORD

 

"Os homens falam a verdade uns aos outros quando cada um reverencia a verdade na sua mente e na mente do outro; mas como é que o meu amigo reverenciará a verdade na minha mente quando eu próprio sou descuidado com ela, quando acredito nas coisas porque eu quero. Acreditar nelas, só porque são confortantes e agradáveis? Será que ele não aprenderá a clamar, "Paz", para mim, quando não houver paz? Por tal curso eu me rodearei de uma atmosfera espessa de falsidade e fraude, e nisso eu devo viver. Pode pouco importar para mim, no meu castelo sob uma nuvem de doces ilusões e mentiras queridas; mas importa muito para o Homem que eu tenha feito os meus vizinhos prontos para enganar. O homem crédulo é pai do mentiroso e do traidor; ele vive no peito desta sua família, e não é nenhuma maravilha se ele deve tornar-se como eles são. Tão estreitamente estão os nossos deveres unidos, que aquele que deve guardar toda a lei, se, no entanto, a ofender num único ponto, ele será culpado por todos "

"A ética da crença", Clifford.

Nenhum comentário:

Postar um comentário