Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

UM SONHO COM MEU PAI - ROTEIRO

 

UM SONHO COM MEU PAI - ROTEIRO

PREÂMBULO

Acho que ele tentou me dizer algo mais do que isso que disse quando me deixou ali naquele lugar e foi embora. Mas enfim disse:

Chegamos aqui, muito bem fique aí a vontade e espere.

Quando era menino ele me levava junto para lugares muito pitorescos.

Onde haviam pessoas pitorescos e muito singulares.

E eu gostava muito desses passeios porque sempre aprendia, descobria ou encontrava algo ou alguma coisa que era aparentemente desimportante, mas cujo valor eu descobria com minha atenção, imaginação e lembrança.

Sim, porque muitas vezes a descoberta me vinha através de um estalo, em que uma lembrança se misturava ao presente e vinha a descoberta.

1.       O CENÁRIO

Deve haver algo como uma espécie de legenda ou portal em todas as cidades do mundo e era esse lugar para mim no sonho.

E dessa vez meu pai me levou para esse lugar 

Locais onde homens estranhos se agrupam, conversam, bebem o que podem pagar ou o que lhes dão

Estacionam carros, carroças ou bicicletas, caminhões e se você procurar bem vai achar até outros tipos de naves, barcos e outros não assemelhados

Não importam marcas, nem anos e nem o estado aparente desses veículos, não importa se se são próprios ou prestados

Não importa também as chaves desses veículos

Qualquer um pode entrar e ligar e sair e voltar a hora que quiser

2.       OS HOMENS

Os homens que vivem meses lugares não tem coisa alguma

Isso não quer dizer que são pobres e nem se distingue isso entre eles mais

Só possuem o que carregam nos bolsos, tem em suas mãos, em suas mentes e memórias e em seus corações inescrutáveis

Eles não brigam e não falam alto e vão chegando e ficando

São mansos ali, não jogam coisa alguma ali

Não tem baralhos e nem mesas de sinuca

Eles não possuem nada

 

Alguns fumam e outros mascam um capim

Não tiram nada de ninguém

E também não roubam ou negociam

O dinheiro quando entra nesses lugares é tratado como coisa e é só isso

Ninguém sabe de onde eles vem e nem para onde eles vão

Em momentos especiais eles aparecem e se encontram e ali ficam para não fazer nada até fazer o que importa

Ninguém fala de família, religião e política e ninguém tem contas a pagar ou a cobrar

O passado é o presente e o futuro é imediato

3.       A PAISAGEM

Nesse lugar a paisagem é um conjunto pitoresco de casebres em três esquinas

Numa esquina eles ficam sentados ou em pé a se olharem e a dizerem coisas laconicamente

O maior Discurso nesse lugar e ouvido em silêncio

E as interrupções são apenas

Rápidas interjeições ou

Sim ou não ou talvez

Mas eles falam

E falam muito

4.       A MINHA PERCEPÇÃO

Você escuta e fica prestando atenção

Quem chega ali pela primeira vez como eu

Sente algo inexplicável

Parece que os olhos vão se abrindo pela primeira vez na vida

E enquanto isso a paisagem e seus elementos vão aparecendo e compondo um cenário

Trazido pelo pai, pelo avó, pelo Padrinho ou pelo irmão tem que apreender e se situar com atenção

5.       AS CASAS

No casebre de ficar temos um chão batido, uma casa sem portas com três aberturas para o leste, o sul e o oeste e um corredor entre elas com alguns cantos onde existem sofás e mesas e algumas tralhas

Parece um ferro velho ou uma borracharia

 

Fica em uma esquina que é rebaixada em relação a rua

Com um pátio grande com uma árvore muito frondosa cujos troncos se espalham em todas as direções sombreando o terreno inteiro e sobre o casebre até a rua

6.       OS ANIMAIS

Na árvore vemos lagartos, cobras e gatos

Eventualmente você vê uma cobra se atracar com um gato ou gata grande colorida

Todos os animais tem nomes e são tratados como gente

E andam para lá e para cá tão a vontade quanto os homens e as mulheres que chegam ao anoitecer

Parece mortal essa briga da gata com a cobra, mas quando você olha melhor descobre que elas estão brincando naquele galho

Se engalfinhando e fugindo uma da outra

Mas você não consegue se fixar muito a isso

Logo passa a observar o comportamento de outros animais e também da diversidade da flora nesse local

Tem ervas e chás em tudo que é lugar

Algumas verduras num campo largo descendo a colina

Mais ao leste um pomar com várias espécies

Espadas de São Jorge muito vividas ao lado do portão principal sem cerca e sem poeira alguma sobre elas

Voltamos a sombra da árvore abrindo nossa visão do lugar

Sob ela ficam os carros estacionados sem ordem e aleatoriamente

Na varanda a leste desse casebre temos dois pilares sobre os quais estão a cobertura que faz sombra ao sol e telhado para a chuva

7.       HOMENS CENTENÁRIOS

E ali ficam esses homens, alguns mais jovens e outros adultos e nenhum deles parece velho

Mas quando você os olha nos olhos parecem ter um brilho centenário nas suas almas

Eles ficam ali conversando dessa forma meio desordenada

Se entra e se sai a hora que quer e não é preciso dizer adeus ou olá

Você vai ficando e quando vê passou uma semana

Comeu diversas refeições

Dividiu o pão e a bebida se souber dar e pegar

8.       O BAR

No outro casebre fica o bar

Na esquina oposta

O que o bar oferece é o que ele tem

E só o dono aceita coisas para te servir

Ninguém mexe na bebida e ninguém grita por atenção

Você só é servido se chegar na hora certa ou,melhor, no minuto certo em que ele ali estiver

Ele sai do bar e vai fazer qualquer coisa em qualquer lugar

Abandona o posto, mas ninguém mexe em nada

Quando volta te atende

9.       VOU BEBER

Você pede cerveja ou qualquer coisa e ele vai te olhar nos olhos para te dizer o que deve beber

Nesse atendimento especial ele pode te dar água na refrigerante, cachaça, licor, vodka ou qualquer noutra bebida e você não pode recusar

No meu caso pedi cerveja e ele já pegou dois limões em um cesto de vime e foi fazer uma caipira

Parecia surdo e mudo e de repente se virou para mim com um copo de caipira muito lindo e disse

Toma, isso é para você

É o que você precisa

Um outra rapaz que estava ali sob aquela choupana ao pé do monte me olhou e assentiu: aceita e bebe

Vai te fazer bem

Ficamos ali e foi bom mesmo

O Barman saiu e foi fazer uma coisa

10.   OS DRAGÕES CHEGAM

Enquanto estávamos ali bebendo chegar dos dragões

Na verdade eram dois lagartos gigantes que primeiro rondaram a entrada e nos olharam balançando duas caudas verdes e abrindo suas bocas grandes e botando as línguas para fora

Para mim, que cheguei ali pela primeira vez me deu acesoevi de ligeiro temor

O rapaz do lado disse bebe tua caipira e relaxa

E assim eu fiquei

 

Os dragões entraram - primeiro no maior e foi cumprimentar ele brincando e esfregando a cabeça no seu corpo como um gato

Eu notei que era um tratamento amistoso e tive então a paciência

Fiquei ali e ele veio a mim

Primeiro chegou ligeiro para me assustar e eu fiquei impassível e não me movi

Então ele pediu carinho e acariciei a sua cabeça

O nome dele era Jack e parecia falar comigo

Depois disso entrou o dragão maior e veio diretamente a mim

O nome dele era Lucius

Já não m assustei mais e em pouco tempo estávamos nós três nos pressionando como amigos em um jogo

Depois disso eles sentaram um de cada lado a mim e eu sentei em um mocho e quando dei por mim já estava recebendo um cerveja gelada para beber e ali fiquei por um bom tempo sem falar nada

11.   A CHEGADA DAS MULHERES E A FESTA

Até que vieram todos os outros homens e jovens e também algumas mulheres começaram a chegar e fizeram uma roda e começaram a bater suavemente nos seus mochos, em metais e vidros, talheres garrafas e copos, com um sono suave

Em seguida chegaram alguns violões de tamanhos diferentes e começaram a tocar uma série De canções que nunca tinha ouvido

12.   O CÉU ESTRELADO SOBRE NÓS

Fiquei ali e antes do anoitecer ligaram uma fogueira baixa enquanto as luzes do crepúsculo deixavam o céu primeiro alaranjado, depois vermelho e por fim arroxeado

Dali onde eu estava dava para ver em oposição ao sol a vc primeira estrela a despontar

E no horizonte que o sol descia duas estrelas a lhe acompanhar

Quando o sol desapareceu completamente atrás da colina vinha despontando uma lua cheia Gigantesca

E a música continuou

13.   A CHEGADA DELA

De repente você veio a mim e me beijou as faces e me abraçou na cintura e ali ficou comigo

Senti antes de você chegar teu cheiro

E quando chegou veio acompanhada de cães e gatos

Que ali ficaram sem cerimônia no espaço que havia para ficar

 

Você olhou nos meus olhos e me disse que era amor

Mas que amor não é energia

Amor não é força ou fraqueza

Amor não é presença ou distância

Amor não é perder ou ganhar

Amor é sempre mágica

 

Agora fica comigo

Nós nos beijamos na boca e o sonho acabou

Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário