Powered By Blogger

domingo, 12 de abril de 2020

A PIOR NOTÍCIA DO CENÁRIO GRAVÍSSIMO A CAMINHO DO BRASIL


A PIOR NOTÍCIA DO CENÁRIO GRAVÍSSIMO A CAMINHO DO BRASIL

Aos brasileiros que estão se achando os heróis da resistência bolsonarista ao isolamento, talvez seja bom contar certas coisas.

Já virou notícia no exterior que estamos a caminho de uma gigantesca calamidade, que talvez seja muito maior que a americana e que se deve a dois fatores: a conduta flagrantemente irresponsável do presidente e ao afrouxamento e flexibilização do isolamento social por uma parte considerável de brasileiros.

Ontem recebi diversas mensagens em que amigos e amigas que moram na Itália, na Alemanha e nos EUA e também outros países, me perguntaram como é que eu estava.

Sim, esses mesmos três países já pediram desde quarta-feira, também através de seus consulados e embaixadas para os seus cidadãos caírem fora do Brasil, o mais rapidamente possível.

Me perguntaram, como eu estava aguentando ou suportando a situação no Brasil e se eu não tinha medo do que poderia acontecer aqui caso o isolamento passe a cada dia a ser mais rompido e boicotado pela população que acredita em Cloroquina e que julga estar fazendo grandes coisa seguindo os exemplos do presidente. Eu disse que não estava suportando e que não estava gostando nada dessa situação.

Eu disse que estava isolado e me cuidando, mas que estava muito mais preocupado com minhas filhas, minha irmã, minha mãe e meus colegas, meus alunos e alunas, meus muitos amigos e conhecidos. E estou muito preocupado mesmo. E disse também que me sentia muito inseguro em relação a minha saúde ou possibilidade de sobrevida, em caso de contrair o vírus.

Eu, porém, não temo a morte. Não entenda isso comigo como coragem ou disposição para correr riscos. Essa morte que estamos, digamos assim, habituados, essa morte que vem repentina ou que vem demorada e com pouco ou muito sofrimento, nós não aceitamos, mas de cera forma já virou algo menos pior do que a outra forma mais torturada.

Mas eu falei algo mais para eles. Que eu temo a morte sofrida e na qual não podemos cuidar ou ser cuidados por quem amamos e quem nos ama.

E a Covid19 tem essa característica terrível. Você, a medida que a doença progride, fica isolado e sem nenhum contato com familiares ou amigos.

Chega um ponto crítico em que você é entubado e que você não pode falar mais. E muito raramente se escapa dessa etapa.

Então, se alguém acha que vai ter sorte ou que não vai dar nada, que é só uma gripezinha, a notícia é muito pior do que parece.

No Brasil, parece que o vírus ganhou uma certa mutação e variação que fez subir a um patamar semelhante dos EUA a letalidade daqueles que não eram considerados como pertencentes aos grupos de risco.

E isso faz com que estejam internados muitos jovens saudáveis por Covid19. O problema disso é o respirador. Porque não existem respiradores para todos.

E se o isolamento for rompido e se todo o esforço do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde que em São Leopoldo tem um Prefeito completamente comprometido com essas medidas para reduzir ao máximo a curva de contágio, provavelmente vamos viver o colapso do sistema de saúde em todos os lugares do país.

Isso vai causar dois tipos de óbitos por falta de leitos de enfermaria e UTIs. De um lado, os pacientes críticos do Covid19 não serão todos atendidos, mas de outro lado, todos os demais pacientes por outras doenças também não serão todos atendidos.

Se alguém acha que vai ter sorte e que vai ter um respirador, a outra notícia triste é que o respirador é o início do fim quase garantido.

Muito poucos escapam.

Então, eu me preocupo muito com meu país, com todos os estados do Brasil e com todas as cidades também.

Me preocupo com São Leopoldo e muito, porque apesar de todo o esforço da administração municipal e de muitos cidadãos e cidadãs, para reduzir o impacto da Pandemia na cidade, nessa última semana, o comportamento de uma parte considerável da população lotando ruas, lotando mercados, fazendo compra em lojas comerciais para comprar presentes de páscoa e fazendo aglomerações até mesmo em portas de banco, não me deixa com uma expectativa boa.

Além disso, tem vocês bolsonaristas que estão fazendo de tudo para boicotar o isolamento fazendo de conta que o que há por trás de fazer ou não o isolamento é somente de um lado uma questão política, ou que vão salvar a economia voltando ao trabalho, abrindo o comércio e etc.

A verdade é que, se fizerem isso e se o povo continuar se comportando assim, a ruptura do isolamento vai trazer simplesmente um segundo reforço de contágio, porque aqueles que possuem o vírus e estão assintomáticos - sem sintomas - vão simplesmente no comércio local, nas aglomerações públicas, nas portas de banco e nos mercados, contagiar todos aqueles que ainda não adquiriram o vírus e isso irá dobrar ou triplicar o número de casos e casos graves em menos de uma semana.

Então, acho bom segurarem essa onda de suicidas e que é muito arriscada para todos.

Acho muito bom manterem o isolamento ao máximo e o mais que puderem.

Será que conseguem entender isso?

#FiquemEmCasa

Daniel Adams Boeira, em 12 de abril de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário